08/03/2021 12:29:49

5 frases de Amyr Klink que todo profissional do futuro precisa ler

Amyr Klink têm muito a ensinar sobre habilidades essenciais para se adaptar ao futuro do trabalho. Confira!

Navegador. Escritor. Palestrante. Empreendedor. Não faltam adjetivos para Amyr Klink, o primeiro homem a cruzar o Oceano Atlântico em um barco a remo.

Sua trajetória inspira profissionais das mais diversas áreas, o que o tornou um palestrante requisitado em grandes empresas, corporações e instituições de ensino dentro e fora do Brasil.

Em trinta anos, já proferiu mais de 2,5 mil palestras sobre temas importantíssimos para a atualidade: criatividade, empreendedorismo, inovação, liderança, resiliência e trabalho em equipe.

Amyr Klink se tornou um especialista nestes assuntos nas expedições que fez para a Antártica, na década de 1990. As lições que aprendeu nas viagens foram compartilhadas em 6 livros: "Cem dias entre Céu e Mar" (1985), "Paratii entre dois pólos" (1992), "As Janelas do Paratii" (1993), "Mar Sem Fim" (2000), "Linha D’Água" (2006) e "Não há tempo a perder" (2016), disponíveis em seis idiomas.

Confira neste artigo 5 frases e Amyr Klink que são verdadeiras lições para desenvolver as habilidades necessárias para o futuro do trabalho.

Quem é Amyr Klink

Amyr Khan Klink nasceu em 25 de setembro de 1955, em São Paulo. A paixão pela navegação começou na infância e se materializou na construção do barco I.A.T., em 1983. No ano seguinte, ele faria a primeira travessia solitária a remo do Atlântico Sul, jornada que durou cem dias.

A primeira viagem à Antártica aconteceu em 1986, continente que Amyr Klink visitaria mais 14 vezes. Em 1989 ele se lançou um desafio: passar sete meses e meio em uma invernagem. Não só apenas conseguiu, como aproveitou a expedição para navegar até o Polo Norte.

Em 1998, organiza uma circunavegação polar e dá à volta ao mundo, atravessando sozinho os oceanos Atlântico, Índico e Pacífico, no leme do barco Paratii. Cinco anos depois, Amyr Klink repete a expedição, desta vez acompanhado por cinco tripulantes.

Todas as experiências foram registradas em livros e documentários, que carregam aprendizados para a vida. Descubra a seguir quais são eles.

As frases de Amyr Klink que você precisa saber

"Sempre sonhei em fazer o que eu faço hoje, mas nunca achei que fosse dar certo. Aprendi isso navegando: quem sonha não pode dormir. Tem de fazer.”

Amyr Klink, palestra de encerramento do 4º Fórum Anual de Governança e Gestão da Fundação Dom Cabral.

"Um barco ensina você a ser eficaz em tudo. Até no espaço, que é acanhado. Você aprende a não desperdiçar nada e se virar com o que tem. Se torna, portanto, uma pessoa eficiente."

Amyr Klink, em palestra motivacional de 2019.

"Não gosto da cultura americana do sucesso. Cada sucesso tem um monte de fracasso. Eu fracassei muito durante bastante tempo, meus projetos demoravam para acontecer. No dia em que me deixaram colocar o barco na água na África para remar até o Brasil, entendi que essa era a parte mais fácil. Qualquer um no meu lugar, naquele instante, chegaria ao Brasil."

Trecho do livro "Não há tempo a perder" (2016).

"Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver.”

Trecho do livro “Mar Sem fim” (2000).

"Descobri como é bom chegar quando se tem paciência. E para se chegar, onde quer que seja, aprendi que não é preciso dominar a força, mas a razão. É preciso, antes de mais nada, querer."

Trecho do livro "Cem dias entre Céu e Mar" (1985).


Quais foram as principais lições que você tirou desta leitura? Amyr Klink tem muito mais a ensinar – e você pode tê-lo como professor.

O navegador faz parte do corpo docente da especialização em Neurociência, Psicologia Positiva e Mindfulness da Pós PUCPR Digital. O curso é voltado para profissionais que buscam o autodesenvolvimento e aprimorar as habilidades necessárias para o futuro do trabalho.

Todas as aulas são em primeira pessoa e 100% online, com uma metodologia exclusiva que permite você interagir ao vivo com o professor.

Quero fazer a pós em Neurociência, Psicologia Positiva e Mindfulness

sobre o autor

Olívia Baldissera

Analista de conteúdo da Pós PUCPR Digital. Jornalista e historiadora apaixonada pelo estudo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Próximo conteúdo

As lições valiosas de Roberto Prado para profissionais de TI

Amyr Klink têm muito a ensinar sobre habilidades essenciais para se adaptar ao futuro do trabalho. Confira!

Tempo de leitura

2 min