Pós-graduação   |   Carreira

Conheça 5 benefícios da pós-graduação online para a sua carreira

Vivemos em um mundo cada vez mais competitivo e acelerado. Um ônus causado pelo bônus de termos a tecnologia como nossa aliada nas atividades inerentes ao nosso dia a dia pessoal e profissional.

Com tantas transformações acontecendo simultaneamente, em especial no mercado de trabalho e na educação, a capacidade de se adaptar passou a ser algo fundamental.

Entretanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas se tais mudanças são mesmo para elas e se podem ser incorporadas aos seus hábitos comportamentais e até mesmo aos seus estudos, especialmente quando o assunto é pós-graduação.

Para facilitar esse processo, selecionamos os 5 principais benefícios que a pós-graduação online oferece e como escolher a melhor instituição de ensino para os seus objetivos. Quer saber mais? Acompanhe.

Pós-graduação online ou presencial: o que os dados revelam?

Um dos principais fatores de decisão na hora de escolher uma pós-graduação é a modalidade na qual ela é ofertada. Online ou presencial, vamos falar sobre elas?

O ensino a distância já ganhou adeptos e fãs em todo o mundo. Flexibilidade é a palavra chave para esse modelo que cresce a cada dia.

Segundo o estudo realizado pela consultoria McKinsey, desde 2010, o número de matrículas feitas em cursos online de nível superior teve um crescimento de 20% ao ano. Os números são expressivos e prometem ser ainda maiores na próxima década.

Já o crescimento dos cursos presenciais, aos quais estamos mais habituados, se manteve estável com uma taxa de crescimento de 6% ao ano, segundo o mesmo documento. Mas o que isso representa de fato?

Além de uma mudança visível em relação ao comportamento dos alunos, a tendência pode ser explicada por alguns fatores como: alta demanda para vagas limitadas em certas regiões na modalidade presencial e ticket médio mensal mais acessível nos cursos EAD.

Quais são os principais benefícios da pós-graduação online?

Outros fatores que contam muitos pontos no momento de decisão, especialmente para os profissionais já atuantes no mercado de trabalho são: a flexibilidade de horário e localização ou, ainda, a oportunidade de interagir com estudantes de todo o mundo. Olha só:

1. Possibilidade de estudar quando e onde quiser

Na pós-graduação online o aluno pode estudar quando e onde quiser. Isso porque, basta um equipamento conectado à internet e disposição para se aperfeiçoar cada dia mais.

2. Maior variedade de escolha

Além disso é possível escolher entre uma maior variedade de cursos e instituições, pois a localidade da instituição já não é um impeditivo para estudar naquela universidade referência que você sempre sonhou.

3. Autonomia nos estudos

Outro benefício muito relevante é o acesso às disciplinas, materiais e comunidade de alunos a qualquer momento, durante o curso. As aulas ficam disponíveis 24 horas por dia, na plataforma do curso. Dessa forma, o aluno garante maior autonomia em seus estudos.

4. Oportunidade de ampliar o networking

Com alunos de diversas localizações, fica fácil conhecer novas pessoas, fazer muitas amizades e, principalmente, estabelecer contatos profissionais que podem ser importantes no futuro.

5. Interação com professores renomados

Você sabia que uma boa pós-graduação pode oferecer a oportunidade de aprender com professores renomados em suas áreas de atuação e reconhecidos mundialmente?

Sim, é verdade! Professores premiados, best-sellers e até mesmo personalidades que impactaram a nossa realidade de alguma forma, podem se tornar professores em aulas ou disciplinas da sua pós-graduação.

Já imaginou ter aulas com Robson Capasso, Maria Sirois e Suzana Herculano-Houzel? Nós imaginamos e fomos além, os convidamos para fazer parte de um time campeão de professores: o nosso.

O que analisar antes de se matricular em uma pós?

Obviamente, não é toda pós-graduação online que oferece tantos benefícios aos seus alunos. Por esse motivo, vale a pena pesquisar. Analise não apenas a capacidade de inovação da instituição de ensino ou o que ela promete, mas a sua tradição.

No geral, não existe certo ou errado na hora de escolher a sua pós, mas o que funciona melhor para o seu caso. Descubra no que você precisa prestar atenção antes de fazer a matrícula no Guia Definitivo da Pós-Graduação Online.

Muitas pessoas ainda têm dificuldade de se adaptar à tecnologia e podem preferir um curso presencial. Outras, já são tão conectadas que não cogitam mais a necessidade de estudar fora, quando podem se desenvolver do conforto de suas casas.

No entanto, já existem novas modalidades de ensino que vão além do high tech e valorizam também o high touch, como a Pós PUCPR Digital. Um novo formato de aulas online para que você tenha uma experiência muito mais próxima dos seus professores, colegas e da tecnologia.

Gostou da ideia? Então, você precisa conhecer a pós feita para o pós. Descubra como a Pós PUCPR Digital irá ajudá-lo a desenvolver sua carreira.