Negócios e Gestão

Os insights poderosos de João Branco, CMO do McDonald’s

"Você pode tentar fazer propaganda 'empurrando' um produto. Ou pode tentar mostrar o quanto você se importa com os consumidores oferecendo algo útil e importante para eles."

João Branco, CMO do McDonald’s, em coluna no UOL

Também conhecido como João Branco do Méqui, o CMO do McDonald’s se apresenta como “um marketeiro obcecado em satisfazer os consumidores, apaixonado por números e boas ideias” no LinkedIn.

Nós vemos esta frase na prática. Trabalhando no McDonald’s desde 2014, João Branco esteve à frente do time em ações como a adoção do nome Méqui nos restaurantes da rede, a campanha “Picanha das Galáxias” e a parceria com Spotify.

Mais recentemente, o McDonald’s marcou a Festa do Pijama do BBB 21. A ação integrada de marketing para promover a Méqui Box na casa mais vigiada do Brasil trouxe ótimos resultados nas redes sociais para a marca, além de oferecer um mimo aos clientes do delivery: um par de meias exclusivo do Méqui.

Ao longo da carreira, João Branco teve como foco a satisfação do consumidor, por ser o caminho mais eficiente de fidelização. No Méqui, o marketeiro aprendeu que "o resultado sempre vem quando o consumidor ama muito tudo isso".

Conheça a trajetória do CMO do McDonald’s e aprenda lições valiosas de marketing para aplicar no seu dia a dia.

Quem é João Branco, CMO do McDonald’s

Natural de São Paulo, João Branco tem mais de 20 anos de experiência na área de marketing, trabalhando com grandes marcas como Novartis, Procter & Gamble e Ferrero. Desde 2014 é CMO do McDonald's, onde lidera os times de Brand growth, Sales growth e Trade Marketing. A equipe já bateu todos os recordes de vendas da história do Big Mac. Em 2021, o executivo foi eleito um dos dez melhores CMO's do Brasil pela Forbes.

Tem graduação em Administração pela Universidade de São Paulo (USP) e dois MBAs, um em marketing pela ESPM e outro em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Também estudou em universidades internacionais, como a Wharton School, da Universidade da Pennsylvania, e a Kellogg School of Managemente, da Northwestern University.

Além de liderar o time de marketing do McDonald’s, João Branco é colunista no UOL Economia e no Meio & Mensagem. Em 2020, se tornou palestrante da TEDx Talks, ao falar sobre empatia.

A principal lição desta TEDx Talks com João Branco para quem trabalha com marketing é a importância de usar os óculos da compaixão e da empatia para entender as necessidades dos clientes e satisfazê-las.

Em outras palavras, é essencial tentar enxergar o mundo com os olhos dos outros para se conectar de verdade com as pessoas ao seu redor.

Mais um insight poderoso do CMO do McDonald’s é em relação à tecnologia e a satisfação do consumidor. Este foi o tema da fala de João Branco no CMO Summit de 2021. Em resumo, ele fala como as novas tecnologias permitiram oferecer ao cliente a melhor oferta na hora certa, por meio do big data.

Aprenda lições de marketing diretamente com o CMO do McDonald’s

Reparou no quanto você aprendeu com esta leitura? E você pode ter ainda mais aulas sobre marketing e tecnologia com João Branco, CMO do McDonald’s. Ele é um dos professores da pós-graduação online Big Data e Marketing Intelligence da Pós PUCPR Digital.

Todas as aulas são em primeira pessoa e 100% online, com uma metodologia exclusiva que permite você interagir ao vivo com o professor.

Inscreva-se na pós-graduação em Big Data da Pós PUCPR Digital