Skip to content

Saúde Mental e Neurociência   |   Inovação na Saúde

Mindfulness para profissionais da saúde: conheça os benefícios!

Por Bruna Giroldo   | 

Que a mente humana perde o foco e se dispersa ao longo do dia você sabe — temos certeza de que você também passa por isso. Nesse contexto, o termo “mindfulness” tem ganhado espaço e despertado a curiosidade.

A prática, relacionada ao estado de atenção intencional e completa no momento presente, é uma ferramenta poderosa para aliviar o estresse do dia a dia do profissional de saúde e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Se você quer entender melhor a importância de manter a atenção plena em cada uma de nossas atividades diárias e quais são os benefícios atrelados à prática de mindfulness, continue sua leitura.

Acelere sua carreira com os cursos da Pós PUCPR Digital!

O que é Mindfulness?

Mindfulness, que pode ser traduzido do inglês como “atenção plena” ou “consciência plena”, é uma técnica associada à percepção e concentração no momento presente, sem julgamentos ou preocupações com o que acontece além desse recorte.

A prática tem origem em uma filosofia oriental milenar chamada de “vipassana”, da qual fazem parte os pilares sila, samadhi e pañña – moralidade, concentração e sabedoria. Ela é utilizada para reduzir situações de estresse e desgaste, minimizando também efeitos causados pela ansiedade.

Fazem parte da prática de mindfulness atividades como a meditação e a atenção intencional no momento presente, guiada por estímulos como a respiração, percepção corporal através dos cinco sentidos, cognição e emoção.

Saiba mais sobre o conceito de mindfulness e por que a prática se tornou tão importante no século 21.

Quais são os benefícios do mindfulness para profissionais da saúde?

Por terem uma rotina exigente e por serem submetidos a situações de alta pressão e responsabilidade, os profissionais de saúde buscam por esse tipo de técnica para aliviar as tensões e melhorar a qualidade de vida.

A prática de mindfulness tem se mostrado muito eficaz para a redução de estresses e, além disso, existem pesquisas e frentes de estudo na neurociência que entendem a prática como método de prevenção também para diversos problemas de saúde mental.

Profissionais qualificados e com conhecimentos mais aprofundados de mindfulness também são capazes de auxiliar os próprios pacientes.

Entre os principais benefícios da prática para os profissionais de saúde podemos citar:

  • Reduz o sofrimento mental causado pelas altas cargas emocionais;
  • Melhora o autoconhecimento, o foco e a concentração;
  • Ajuda a desenvolver inteligência emocional e empatia;
  • Possibilita atendimentos livres de julgamentos;
  • Melhora a produtividade e criatividade;
  • Minimiza efeitos causados pela ansiedade, como a insônia;
  • Auxilia na percepção dos limites do corpo e da mente;
  • Evita o burnout.

Como se especializar na área?

A prática do mindfulness pode ser extremamente relevante para a vida pessoal e profissional dentro da carreira de saúde.

Hoje existem cursos e grupos de prática voltados para os ensinamentos do mindfulness. Aqui mesmo, na Pós PUCPR Digital, é oferecido o curso Neurociência, Psicologia positiva e Mindfulness, voltado para os profissionais de saúde que querem aprofundar e aplicar os conhecimentos nessa área de atuação.

Inscreva-se na pós-graduação em Neurociência da Pós PUCPR Digital

Sobre o autor

Bruna Giroldo

Bruna Giroldo

Analista de marketing de conteúdo da Pós PUCPR Digital. Escritora e entusiasta da educação digital e do futuro do trabalho.

Assine nossa newsletter e fique por dentro do nosso conteúdo.