09/06/2021 07:00:00

Romeo Busarello: 5 lições para ter uma carreira de sucesso no marketing

Aprenda com quem revolucionou o mercado. Confira 5 lições de Romeo Busarello, professor e VP da Tecnisa, para os profissionais de marketing.

“Marketing é uma área de verdades transitórias. Não existem verdades absolutas.”

Romeo Busarello, professor e VP de Marketing e Transformação Digital da Tecnisa

Ter mais de 35 anos de experiência de mercado fizeram com que Romeo Busarello percebesse que, ao contrário de outras áreas, o conhecimento não é cumulativo no marketing. Ele é efêmero, por isso é preciso estar sempre estudando e adquirindo novas habilidades.

O motivo? A transformação digital, que mudou completamente a maneira como as pessoas consomem e se relacionam, como as empresas operam e, especialmente, como os profissionais trabalham no dia a dia.

Além desta reflexão, você aprenderá mais 5 lições que Romeo Busarello tem a ensinar para todo profissional de marketing. Boa leitura.

Quem é Romeo Busarello

Romeo Deon Busarello atua na área do marketing há mais de 35 anos. Começou a carreira como analista na Artex, em Blumenau (SC), e na Dumont Relógios, em São Paulo. Nesta empresa, chegou ao cargo de gerente.

Exerceu a mesma função na Polaroid, onde começou a observar o início da transformação digital nas organizações. Mas foi na Tecnisa, nos anos 2000, que desenvolveu soluções inovadoras ainda nos primórdios da internet no Brasil.

Além das vendas online, Romeo Busarello foi responsável por liderar a equipe de marketing que realizou a primeira venda pelo Twitter feita por uma empresa no Brasil. A Tecnisa também foi a primeira a aceitar bitcoins e usar drones em experiências com o cliente.

As ideias inovadoras renderam premiações nacionais e internacionais, como as promovidas pelas consultorias AtKearney, McKinsey e Deloitte, além do Prêmio Consumidor Moderno.

Atualmente Romeo Busarello é vice-presidente de Marketing e Transformação da Tecnisa, porém, em paralelo à atuação no mercado, ele nunca parou de estudar nem de ensinar. Escreveu livros e artigos sobre marketing, inovação e ambientes digitais. Desde 1998, é professor em cursos de especialização em marketing, como os oferecidos pela ESPM e Insper.

Em 2008, começou a oferecer mentorias pela Endeavor, instituição sem fins lucrativos que fomenta o empreendedorismo de alto impacto. Nos últimos dez anos, Romeo Busarello proferiu mais de 400 palestras em seminários, congressos e empresas.

Os conselhos de Romeo Busarello para quem trabalha no marketing

Não seja monocarreirista

Invista em uma carreira paralela. Nunca dependa de uma única atividade, uma empresa e uma competência. Desenvolva outras habilidades, invista no networking e acompanhe as movimentações no mercado.

As metodologias ágeis vieram para ficar...

A Cultura Ágil e seus métodos deixaram de ser um modismo há bastante tempo. Hoje ela imprescindível para todas as empresas, porque a inteligência do grupo é mais eficiente do que a do mais inteligente da equipe.

A imagem de um gênio em silêncio, pensativo, para ter ideias inovadores não faz mais sentido para o mundo atual. A complexidade atual do mundo dos negócios só será resolvida com muita colaboração entre as equipes envolvidas.

... assim como as martechs

As martechs são startups de tecnologias que desenvolvem soluções para problemas de marketing. Romeo Busarello orienta que profissionais que trabalham com marketing digital tenham um conjunto de martechs plugadas ao negócio.

Se você é da área do marketing, precisa conhecer as principais startups deste segmento para se destacar na carreira. Para você ter uma ideia de como as martechs já são uma realidade, o Martech Report apontou que existem 727 iniciativas na área no Brasil. Algumas empresas que estão no relatório são InLoco Media, Etus, Social Miner, Opinion Box, RD Station e Pipefy.

Na transformação digital, o "digital" é a parte mais fácil. O difícil é a "transformação"

As novas tecnologias estão cada vez mais acessíveis, tanto em relação a investimentos quanto à usabilidade. Mas nem todas as pessoas estão preparadas para fazer a transição dos processos analógicos para os digitais.

Para Romeo Busarello, hoje há um descasamento entre as competências que os profissionais possuem e o que é exigido pelo mercado. Também há uma certa incompreensão sobre as mudanças cada vez mais rápidas que acontecem na sociedade.

Um exemplo é a importância do Big Data para a tomada de decisão entre os profissionais de marketing. Em artigos e palestras, o VP da Tecnisa menciona que os dados vieram para trazer insights, e não confirmar ideias pré-concebidas.

Saiba mais sobre a importância do Big Data para o marketing.

A preocupação não é mais com o concorrente, mas com o cliente

Tentar superar a concorrência a todo momento era um dos objetivos da velha economia. Hoje as empresas devem ser orientadas para os clientes, ou seja, serem customer centric.

Ter em mente com quais marcas competir não faz mais sentido porque a concorrência está bastante difusa nos dias atuais. Romeo Busarello cita como exemplo a Globo. Hoje, quem seria sua principal concorrente? O SBT, o YouTube, a Netflix ou os influenciadores que produzem conteúdo a todo instante?

Reparou o quanto nós aprendemos nestes poucos minutos de leitura? Você não pode perder a chance de compartilhar ainda mais conhecimento com Romeo Busarello.

Ele é um dos professores do curso Big Data e Marketing Intelligence da Pós PUCPR Digital. As aulas são em primeira pessoa e 100% online, ministradas por profissionais que são referência em suas áreas de atuação.

Além de Romeo Busarello, você terá como professores:

Faça sua matrícula agora mesmo e aprenda com Romeo Busarello, um dos profissionais que já estão construindo o futuro.

Quero fazer a pós em Big Data e Marketing Intelligence

sobre o autor

Olívia Baldissera

Jornalista, historiadora e analista de conteúdo da Pós PUCPR Digital.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Próximo conteúdo

As lições valiosas de Roberto Prado para profissionais de TI

Aprenda com quem revolucionou o mercado. Confira 5 lições de Romeo Busarello, professor e VP da Tecnisa, para os profissionais de marketing.

Tempo de leitura

3 min