
Pessoas, Gestão e Comportamento
Desenvolva competências para conduzir gestão por competências, liderar times e promover uma cultura alinhada ao futuro do trabalho.
15 disciplinas de 20h
Certificado em 12 meses
Interações ao vivo
100% online
Sobre o curso
Para quem é?
• Profissionais que lidam ou desejam lidar com pessoas em contexto organizacional, aplicando práticas eficazes para gerenciar relacionamentos e comportamentos no ambiente de trabalho.
• Profissionais que visam adotar uma abordagem inovadora, utilizando métodos novos e criativos para resolver problemas e otimizar processos organizacionais.
• Profissionais que buscam conteúdos relevantes para se manterem informados sobre as últimas tendências e informações importantes no campo da gestão e do desenvolvimento de pessoas.
Resultados esperados
• Compreenda a complexidade do ser humano, reconhecendo e respeitando a diversidade de comportamentos e considerando emoções individuais.
• Atue de maneira estratégica, tomando decisões com base em planejamento e objetivos, alinhando ações às metas da organização e da área de pessoas.
• Seja flexível e eficiente na tomada de decisões, mantendo altos padrões de integridade, ética e responsabilidade para melhorar as interações humanas.


O que está incluso
• Certificado PUCPR reconhecido e compartilhável
• Conteúdo atualizado e em evolução constante
• Estudos de caso e prática aplicada
• Suporte acadêmico e tutoria próxima


Ferramentas que você vai aprender
Baixe o programa completo
- Carga horária
- Como funcionam as aulas e atividades avaliativas
- Como é a experiência da Pós PUCPR Digital
- Ementa disciplina a disciplina
- Condições comerciais e opções de pagamento
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Baixar guia do cursoMetodologia
Conheça a metodologia que colocará sua carreira em outro patamar.
Certificado em 12 meses
Aulas com professores renomados
Online com momentos ao vivo
Desenvolvimento 360° de habilidades
Digital sim, humana também
Muito além da sala de aula
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Metodologia Inovadora
Evolua no aspecto técnico, comportamental e adicione repertório de forma ampla. Tudo em uma pós-graduação.
Professores do curso
Aprenda com quem já está criando o futuro.

James Hunter
- Consultor-chefe da J. D. Associados.
- Autor dos best-sellers"O Monge e o Executivo" (1998), "Como se tornar um Líder Servidor" (2011) e "De Volta ao Mosteiro" (2014).
- Seus livros foram traduzidos para centenas de idiomas e mais de 5,5 milhões de cópias foram vendidas ao redor do mundo.
- Tem mais de 20 anos de experiência em consultoria sobre liderança e equipes de alto desempenho
- Já atendeu organizações como American Express, Johnson & Johnson, Nestlé e Procter & Gamble. Também foi consultor do FBI, da Agência de Inteligência de Defesa e de todos os quatro ramos das Forças Armadas dos Estados Unidos.

Jeff Sutherland
- CEO da Scrum Inc.
- Presidente da Scrum Foundation.
- Consultor Sênior e Agile Coach da OpenView Venture Partners.
- Autor dos livros "Scrum: a arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo" (2014) e " A Scrum Book: the spirit of the game" (2019).
- Um dos signatários do Manifesto Ágil de 2001.
- Vice-presidente e CTO de 11 empresas de software ao longo da carreira.

Maria Sirois
- Referência internacional em Psicologia Positiva, com mais de 20 anos de experiência.
- Autora dos livros " Felicidade após a perda" e " A arte da resiliência".
- Instrutora do Wholebeing Institute e do Kripalu Center.
- Palestrante do TEDx Talk(2013).
- Consultora em hospitais e instituições de saúde.
- Palestrante inspiracional

Tayyab Rashid
- Referência internacional em Psicologia Positiva.
- Autor do livro " Positive Psychoterapy", em parceria com Martin Seligman.
- Palestrante do TEDx Talk.
- Ganhador do Outstanding Practitioner Award da International Positive Psychology Association(2017) e do Chancellor Award da Universidade de Toronto (2018).
- Mentor de profissionais da saúde mental de diferentes instituições, como Harvard, Princeton e Universidade de Paris.
- Pós-doutorado em Psicologia Positva na Universidade da Pensilvânia(2005).
- Ph.D. em Psicologia Clínica pela Fairleigh Dickinson University(2004).

Clóvis de Barros Filho
- Doutor pela Escola de Comunicações e Artes da USP.
- Autor de mais de 30 livros, como “A vida que vale a pena ser vivida”, “Ética e vergonha na cara!” e “A felicidade é inútil”.
- Pesquisador e Consultor em Ética da UNESCO.
- Há dez anos atua como alestrante e consultor de grandes empresas.
- Doutor em Ciências da Comunicação pela USP.
- Mestre em Ciência Política pela Université Sorbonne Nouvelle de Paris(1990).
- Especialista em Direito Constitucional (1988) e em Sociologia do Direito (1989) pela Université Panthéon-Assas de Paris.
- Bacharel em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero de São Paulo (1985) e em Direito pela USP (1986).

Yuval Noah Harari
- Professor da Universidade Hebraica de Jerusalém. Suas ideias mudaram a forma de enxergamos a história e o futuro, tornando-o uma das figuras mais emblemáticas do século 21;
- Autor dos best-sellers " Sapiens: Uma Breve História da Humanidade", " Homo Deus: Uma Breve História do Amanhã" e " 21 Lições para o Século 21";
- Cofundador da Sapienship, organização multidisciplinar que busca debater e encontrar soluções para os maiores problemas da atualidade.

Daniela do Lago
- Coach executiva e de desenvolvimento de carreira.
- Tem f ormação internacional em coaching e especialização em liderança pelo Integrated Coaching Institute (ICI), em curso credenciado pelo International Coach Federation (ICF).
- Vencedora do prêmio “ Líder Empreendedor 2010 ” fornecido pelo Congresso de Recursos Humanos FONATE.
- Autora dos livros "Despertar profissional" (2014), "UP – 50 dicas para decolar na sua carreira" (2016), " Feedback – Receita eficaz em 10 passos" (2018) e " Daily shots – 365 inspirações para começar bem o dia no trabalho" (2019).
- Professora de cursos de MBA desde 2007.
- Colunista fixa da Revista Gestão RH e Revista Gestão & Negócios.
- Colaboradora de portais de notícias e rádios, como UOL, Folha de S. Paulo e Rádio Transamérica.
- Mestre em Administração com foco em Comportamento Organizacional pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).
- MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Joel Dutra
- Professor Livre Docente da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo/FEA-USP, onde ministra cursos de graduação e pós-graduação.
- Coordenador do Programa de Estudos em Gestão de Pessoas - PROGEP/FIA e do MBA/RH.
- Diretor-instituidor da Growth Consultoria Desenvolvimento de Pessoas & Organizações.
- Consultor das principais empresas do país em assuntos relacionados à Gestão Estratégica de Pessoas.
- Autor de 19 livros sobre gestão de pessoas, carreira e liderança.
- Doutor pela FEA-USP e mestre pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Paulo Machado
- É autor do livro “O Verdadeiro Sucesso”.
- Tem uma grande vivência internacional: morou no Canadá e na Itália, viajou por quase 30 países e fala fluentemente 5 idiomas.
- Trabalhou por muitos anos na Organização Mundial da Família (entidade filiada às Nações Unidas), onde alcançou o cargo de Chief Communications Officer.
- É formado em Jornalismo pela PUCPR.
- Pós-graduado em Comunicação Empresarial (PUCPR) e Letras (UFPR), além de uma certificação da Universidade de Cambridge (FCE).
- MBA em Marketing (Universidade Positivo).
- Durante os 3 anos em que morou na Itália, trabalhou diretamente com Clarence Seedorf (um dos maiores jogadores do futebol mundial), desenvolvendo toda a estratégia de marketing do jogador e auxiliando em seus negócios.

Liliane Rocha
- Fundadora e CEO da Gestão Kairós – Consultoria de Sustentabilidade e Diversidade.
- Influenciadora Business com 20 anos de carreira executiva em grandes empresas nacionais e multinacionais.
- Conselheira Deliberativa do Instituto Tomie Ohtake, Conselheira Consultiva do Pacto de Promoção da Equidade Racial. Integrante do Comitê de Diversidade da AMBEV.
- Atuou no Conselho do Futuro do IBGC (2022), Impacto - CEOs Legacy Fundação Dom Cabral (2018-2022).
- Docente na Pós-Graduação da PUCPR e Mestre em Políticas Públicas e MBA Executivo em Gestão da Sustentabilidade pela FGV.
- Especialista em Gestão Responsável para Sustentabilidade pela Fundação Dom Cabral e Relações Públicas pela Cásper Líbero.
- Reconhecida como WOMEN TO WATCH 2024 pela Meio e Mensagem, ADWEEK 15 PIONEERS IN AD 2024, LinkedIn Top Voice do ORGULHO e VOZES30 em 2023, 50 Mulheres de Impacto América Latina pela Bloomberg Línea em 2022, e por 4 vezes como uma das 101 Lideranças Globais e mais Proeminentes de Diversidade e Inclusão pelo World HRD Congress (2019, 2020, 2022 e 2023), Prêmio Excelência Mulher CIESP 2019, Liderança Negra pelo Intercept 2018.
- Colunista da Época Negócios e da VOGUE e Autora do livro “Como ser uma liderança inclusiva”, e Detentora Oficial no Brasil do termo e conceito Diversitywashing – Lavagem da Diversidade – desde 2016, devidamente registrado no Instituto Nacional de Propriedade Industria.

Daniel Pretti
- Gestor de times globais e híbridos em Tecnologia e Vendas.
- MBA em Gestão de Tecnologia pela FGV.
- Head de Engenharia para Clientes (Customer Engineering) na Google Cloud.
- Mais de 26 anos de experiência como consultor, gerente de Projetos, Vendas & Soluções, e gestor de times de Tecnologia e Engenharia.
- Atuação em projetos em múltiplos setores, incluindo varejo, bens de consumo, serviços, finanças e petróleo e gás.
- Experiência como Gestor de Tecnologia em Times Globais na Unilever.
- Atuou em Soluções e Vendas na Amazon Web Services e na Microsoft.

Carlos Ogliari
- Presidente do Conselho de Administração da CEO Restoration(EUA).
- Vice-Presidente de RH & Assuntos Corporativos do Grupo Volvo América Latina entre 2016 e 2021.
- Diretor global de RH do Grupo Marcopolo entre 2015 e 2016.
- Presidente do Conselho Deliberativo da Vikingprev Sociedade de Previdência Privada entre 2017 e 2021.
- Vice-Presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) entre 2017 e 2021.
- Presidente da Associação das Entidades Paranaenses de Autogestão em Saúde (ASSEPAS).
- Membro do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial – Federação das Indústrias do Estado do Paraná.
- Consultor C-Level.
- Professor em cursos de pós-graduação.
- Mestre em Gestão Empresarial pela FGV EBAPE.

JJ Sutherland
- Coautor do livro best-seller “ Scrum: the art of doing twice the work in half the time ” (2014).
- Autor do livro “ The Scrum Fieldbook: a master class on accelerating performance, getting results, and defining the future ” (2019).
- Já trabalhou com empresas da Fortune 100 em setores como Lançamento Espacial, Pesquisa e Desenvolvimento, Manufatura, TI Global e Mídia.
- Já trabalhou extensivamente com a Marinha Real e com unidades da Marinha dos EUA.
- Foi um jornalista premiado da National Public Radio antes da Scrum Inc.

José Carlos Zanelli
• Diretor do Instituto Zanelli – Saúde e Produtividade.
• Assessor de gestão humana em dezenas de organizações públicas e privadas.
• Consultor ad hoc de revistas e eventos científicos.
• Professor e pesquisador nos cursos de graduação e pós-graduação em Psicologia, Administração e Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) por 30 anos.
• Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Administração da IMED entre 2013 e 2017.
• Fundador e editor da Revista Psicologia, Organizações e Trabalho.
• Pós-doutorado pelo Instituto Português de Oncologia do Porto (2014).
• Pós-doutorado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) (2007).
• Foi pesquisador visitante na Universidade da República da Uruguai em 2007.
• Pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (USP) (1998).
• Esteve na Universidade do Missouri (EUA) pela Fulbright Scholar Program (1990-1991).

Mariana Holanda
- Ex-Diretora de Saúde Mental, Diversidade & Inclusão e Bem-Estar, Zona América do Sul, da Ambev.
- Responsável pela coordenação de ações de promoção de bem-estar entre os mais de 30 mil colaboradores da Ambev.
- Graduada em Psicologia pela PUC-Rio.

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ConheçaO que você vai desenvolver
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Desconectado de Si Mesmo: a Automatização dos Processos e o Esgotamento Emocional no Trabalho

Soft Skills para Negociação e Tomada de Decisão

Positividade e Resiliência Humana: Anticorpos da Mente

Comunicação Estratégica para Gestão de Pessoas

Mentoring e Coaching Executivo

Processos de Gestão de Pessoas

Gestão por Competências

Felicidade e Bem-Estar

Gestão da Diversidade e das Diferenças no Trabalho

Pessoas e Gestão Ágil de Negócios

Novos Tempos, Novas Lideranças

Gestão de Equipes Remotas

Gestão e Comportamento Humano

Ética: Inteligência Moral na Era Digital

Admirável Futuro Novo



Habilidades que você terá
• Gestão por competências e processos de RH
• Comunicação interna estratégica e gestão de conflitos
• Cultura ágil aplicada à gestão de pessoas
E muito mais!


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- Duração: 12 meses
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Veja as temáticas estratégicas que compõem o curso e a contribuição de cada uma para a sua formação.
Liderança e Gestão de Pessoas
26.6%
Desenvolvimento Socioemocional
26.6%
Comunicação e Cultura Organizacional
13.3%
Diversidade e Inclusão
6.6%
Mudança e Estratégia Organizacional
13.3%
Ética e Futuro
13.3%
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