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PROFESSORES DO CURSO


Aprenda com quem já está criando o futuro.

O que você vai desenvolver


Veja o programa completo com todas as disciplinas do curso:

Saúde mental e desenvolvimento humano

  • Ética: Inteligência Moral na Era Digital


    Clóvis de Barros Filho

    Veja quais são os principais desafios éticos da era das terceiras e quartas revoluções e da cultura da pós-verdade que o profissional do futuro irá se defrontar, para que sua tomada de decisão se realize mediante o fator intrinsecamente humano da inteligência moral.

    Professor Convidado
    Clóvis de Barros Filho

    Filósofo, consultor e escritor best-seller. Autor de livros como “A vida que vale a pena ser vivida”

  • Vulnerabilidades psicológicas na infância e juventude do séc. XXI


    Débora Fava

    Aprenda sobre o desenvolvimento infanto-juvenil e seus momentos críticos, nos quais podem ser geradas fragilidades ou potencialidades para a saúde mental. Observe a construção de apoio ao enfrentamento das condições que podem ser causa de adoecimento psíquico e conheça o processo de saúde-adoecimento mental em crianças e adolescentes.

    Professor Destaque
    Débora Fava

    Doutora em Psicologia pela Unisinos e professora de pós-graduação em Terapia Cognitiva na infância e adolescência

  • Desconectado de si mesmo: A automatização dos processos e o esgotamento emocional no trabalho


    Mariana Holanda 

    Identificação do trabalho como atividade geradora de sentido e de adoecimento psíquico, considerando os diversos processos envolvidos, como: gestão, organização, natureza da atividade e outros aspectos. Veja como esses elementos relacionam a saúde mental com as condições de trabalho, de empregabilidade e de desemprego. Capacite-se para propor novos modelos de organização do trabalho, com vistas à promoção de saúde mental.

    Professor Destaque
    Mariana Holanda 

    Psicóloga e diretora de Saúde Mental, Diversidade e Inclusão da Ambev

  • A captura da subjetividade em objeto pelo mundo digital



    Considere de perto a problematização sobre a construção da subjetividade mediante as relações virtuais. Oportunidade de analisar os impactos do mundo digital sobre as configurações intersubjetivas. Observe as potencialidades e os prejuízos que as redes sociais podem gerar à saúde mental e quais as principais características desse cenário que muda a cada dia.

  • A questão de gênero no século XXI: A subversão da liberdade ou a manutenção da ordem


    Regina Navarro Lins

    Você poderá analisar as configurações de construção identitária, considerando as diversidades de gênero. Saiba como diferenciar os desdobramentos da questão de gênero para a saúde mental, por meio das determinações históricas e culturais sobre o considerado saudável ou não. Veja como analisar a produção de sofrimento psíquico atrelado às violências impostas sobre a subjetividade em sociedade patriarcal.

    Professor Destaque
    Regina Navarro Lins

    Psicanalista, autora do best-seller "A Cama na Varanda" e especialista do programa Amor&Sexo

  • Inovações tecnológicas como estratégias para saúde mental na educação


    Adriana Fóz

    Saiba a fundo quais são os efeitos positivos e prejudiciais à saúde mental pelo uso de tecnologias do mundo digital em espaços educacionais formais e não formais. Aprenda a construir a mediação no processo de aprendizagem por meio da cibercultura e desenvolva estratégias para utilizar em projetos de inovações tecnológicas para promover saúde mental na educação.

    Professora Destaque
    Adriana Fóz

    Neuropsicóloga referência em Educação Socioemocional, Reabilitação Cognitiva e Neurociência Educacional

  • As promessas do mundo ao alcance de sua mão: A ilusão da felicidade e a ânsia por estar bem


    Gilson Lannini

    Saiba como analisar as interações mediadas virtualmente e a geração de ansiedade. Observe o processo de auxílio para distinguir o sofrimento psíquico produzido pelo uso exacerbado das interações em redes sociais. Veja como identificar os prejuízos à saúde mental na construção identitária pautada pela mídia virtual e redes digitais.

    Professor Destaque
    Gilson Lannini

    Psicanalista, editor e professor da UFMG. Idealizador da coleção "Obras Incompletas de Sigmund Freud"

  • Práticas integrativas complementares em saúde mental na atenção primária em saúde



    Descubra quais são as principais práticas integrativas complementares em saúde mental. Saiba como categorizar a saúde na integralidade da atenção, por meio do conhecimento de técnicas terapêuticas não tradicionais e de perspectivas holísticas para promoção de saúde.

  • A emergência do cuidado mediante crises em saúde coletiva


    Deivisson Vianna

    Analise a vulnerabilidade psicológica gerada por condições de migração e movimento de refugiados, enfrentamento de enfermidades epidêmicas, desastres ambientais ou tragédias. Identifique os processos de enlutamento por perdas de vida, patrimoniais e culturais. Desenvolva ações que minimizem os prejuízos à saúde mental de vítimas diretas ou indiretas de situações que afetam coletividades.

    Professor Destaque
    Deivisson Vianna

    Psiquiatra, doutor em Saúde Coletiva pela Unicamp e professor da UFPR

  • A Humanização no Atendimento: O Uso das Tecnologias Leves em Saúde


    Renato Caminha

    Descubra quais são as principais estratégias de prevenção e promoção de saúde como tecnologias de orientação em sistemas de saúde eficientes. Saiba como identificar as tecnologias leves em saúde mental e desenvolver dispositivos de humanização no cuidado em saúde mental.

    Professor Destaque
    Renato Caminha

    Psicólogo, professor e membro fundador da Sociedade Brasileira de Terapias Cognitivas (SBTC)

  • Impactos das mudanças no séc. XXI para o idoso


    Mirian Goldenberg

    Compreenda os fatores protetivos e de risco à saúde mental do idoso. Veja como categorizar a multidimensionalidade do desenvolvimento do idoso na promoção do envelhecimento ativo e saudável. Aprofunde-se no planejamento de intervenções com vistas à manutenção de projetos de vida, de atividades e de interações sociais.

    Professor Destaque
    Mirian Goldenberg

    Antropóloga, professora da UFRJ e autora de 17 livros

  • As determinações histórico-culturais para a gestão social do sofrimento psíquico


    Vladimir Safatle

    EMENTA: Os estudantes nesta disciplina analisam os processos de produção social sobre o sofrimento psíquico. Nela eles identificam as determinações sociais que produzem desigualdades, com restrições à gestão da vida e limites ao desenvolvimento sustentável de todas as formas de vida. Ao final, desenvolvem estratégias de promoção de saúde comprometidas socialmente com a transformação social.

    TEMAS DE ESTUDO: Determinações culturais, políticas e econômicas para o estabelecimento do normal e patológico na sociedade. Processos de exclusão e intolerância mediante a pluralidade de crenças, cor, gênero, condições econômicas, acesso educacional, entre outros marcadores sociais. A urgência para se traduzir a humanidade enquanto garantia de dignidade para todes. Compromisso ético e político da produção da ciência e formação profissional para a transformação social.

    RESULTADOS DE APRENDIZAGEM (RA) DA DISCIPLINA: Desenvolver estratégias de promoção de reflexão e gestão social do sofrimento psíquico, com vistas à transformação social.

    Professor Destaque
    Vladimir Safatle

    Filósofo, professor da USP e autor de 24 livros, como “O Circuito dos Afetos”

  • No lugar dos emoticons, a conexão humana, o afeto e as interações sociais z


    Pedrinho Arcides Guareschi

    Você sabe como identificar a produção das emoções na sociedade em rede? Veja como categorizar as repercussões para a saúde mental das relações sociais no mundo virtual. Ao mesmo tempo, saiba identificar o lugar da afetividade nas interações grupais como mediação à construção da subjetividade.

    Professor Convidado
    Pedrinho Arcides Guareschi

    Professor da UFRGS e conferencista internacional

  • A vida sem filtros e edições: os determinantes socias sobre o adoecimento psíquico



    Veja como analisar a determinação social que incide sobre o processo saúde-doença mental. Saiba identificar os condicionantes e determinantes sociais da saúde mental e tomar decisões sobre o encaminhamento a redes de atenção em saúde, reconhecendo a intersecção com outros setores e políticas públicas.

  • Algoritmos de inteligência artificial em prol das estratégias em serviços de saúde mental


    Robson Capasso

    Conheça os processos de avaliação das potencialidades da interação humano-tecnologias da inteligência artificial aplicados à atenção em saúde mental. Compreenda a análise de recursos da inteligência artificial em serviços de saúde e saiba como propor o uso de novas tecnologias para a prevenção e promoção em saúde mental.

    Professor Destaque
    Robson Capasso

    Conselheiro e professor da Escola de Medicina da Universidade de Stanford. Entusiasta da tecnologia do sono

  • Prevenção e promoção à saúde e novas tecnologias


    Félix Rigoli

    Compreenda e analise a otimização dos processos de prevenção a doenças agudas e crônicas por meio da digitalização de informações em instituições públicas e privadas. Veja como identificar o acesso à informação e o uso de tecnologias de comunicação como ferramentas de transformação do modelo curativo para o preventivo.

    Professor Convidado
    Félix Rigoli

    Médico, pesquisador e consultor da Organização Pan-Americana de Saúde. Ex-diretor do Ministério da Saúde do Uruguai

  • Cérebro a nosso favor: Neurociência aplicada à saúde mental


    Suzana Herculano-Houzel

    Conheça o processo da neurociência aplicada à aprendizagem e ao gerenciamento das emoções, identificando a potencialização da saúde por meio de processos neuropsicológicos. Saiba como desenvolver ações de promoção de habilidades em prol da saúde mental.

    Professor Destaque
    Suzana Herculano-Houzel

    Neurocientista e professora da Universidade Vanderbilt

  • O "eu" ameaçado: Cuidados de si em tempos de hiperconectividade


    Paula Sibilia

    Observe os modos de viver marcados pela hiperconectividade, identificando as alterações das relações entre autoconhecimento e autocuidado. Saiba como avaliar os efeitos concernentes à imagem, à privacidade, à saúde e ao bem-estar mediante a compreensão das diferentes dimensões do "eu" nas redes sociais.

    Professor Convidado
    Paula Sibilia

    Escritora, pesquisadora e professora da Universidade Federal Fluminense (UFF)

  • Por novas linguagens para expressão de saúde: A arte e a criativiade


    Patch Adams

    Analise como a saúde mental pode se beneficiar de várias vias de expressões, identificando linguagens da arte que permitem a ressignificação sobre o sofrimento psíquico, incentivando a assunção da autoria sobre a reprodução. Veja como promover o desenvolvimento da criatividade como via de subjetivação e estímulo ao protagonismo e à cidadania.

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    Patch Adams

    Médico, escritor e referência mundial em palhaçoterapia. Inspirou o filme “Patch Adams: O Amor é Contagioso”

  • O sentido da vida: A crise sobre sua manutenção


    Táki Athanássios Cordás

    Compreenda as relações de vulnerabilidade e crise no decorrer do desenvolvimento humano para compreensão dos fatores de proteção à saúde mental. Veja como diferenciar o sentido da vida e o risco sobre a sua manutenção como dinâmica de um processo multideterminado e saiba planejar ações de prevenção ao suicídio.

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    Táki Athanássios Cordás

    Professor do Departamento de Psiquiatria da USP, escritor e palestrante

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PERGUNTAS QUE NOS FAZEM


  • Como faço minha inscrição/matrícula? Ver Mais Ver Menos

    Por meio do site (ou com auxílio do nosso contact center), na página do curso escolhido. Insira seus dados de cadastro, confirme o formato de pagamento de sua escolha e pronto! Você receberá um e-mail de confirmação e o contato de nossa community manager logo em seguida.
  • Existem materiais de apoio? Ver Mais Ver Menos

    Cada curso conta com uma média de 20 ferramentas auxiliares para as práticas propostas, assim como estudos de caso preparados pelo time PUCPR Digital.
  • Quais as formas de pagamento? Tem desconto?

    Você poderá pagar via boleto ou em até 24x no cartão. Para pagamentos à vista, o desconto é de 20%. Em compras parceladas, o desconto é progressivo de acordo com o número de parcelas. Todos os valores podem ser conferidos na página de cada curso.
  • Qual é a duração e carga horária do curso?

    Os cursos compreendem 360 horas de conteúdo, sendo 300 horas de aulas e 60 horas para o projeto final. Cada disciplina ficará disponível para acesso durante um período de 3 meses.
  • Após o pagamento, qual o prazo para liberar meu acesso às aulas?

    Seu acesso será liberado em até 10 dias úteis. Nossa community manager entrará em contato após a confirmação do seu pagamento e te guiará em relação aos passos seguintes, não se preocupe!
  • Como funciona o acesso aos cursos?

    Seu acesso será feito por meio da nossa plataforma de ensino exclusiva. Ela concentrará todos os materiais e recursos das aulas. Você poderá acessar no link “faça seu login” disponível em nosso site, digitando os dados criados no momento da inscrição. Quaisquer dúvidas poderão ser solucionadas junto à community manager do seu curso.
  • Como funcionam as avaliações por disciplina?

    Existe uma sessão na plataforma chamada "interrogatório" para cada uma das 20 disciplinas que compõem seu curso. Serão questões objetivas, sendo três baseadas em contexto real e duas em estratégias metacognitivas.
  • Como é o certificado dos cursos Pós PUCPR Digital?

    Ao final do curso e após a avaliação do seu trabalho de conclusão, você poderá solicitar o seu certificado dentro da própria plataforma de estudos. Em até 120 dias úteis você receberá uma certificação Lato Sensu pela PUCPR, reconhecida pelo MEC.
  • Posso iniciar minha Pós-graduação PUCPR Digital tendo graduação em qualquer área?

    Sim. O art. 1º, § 3º, da Resolução CNE/CES n°. 1, de 8 de junho de 2007, prevê que candidatos diplomados em quaisquer cursos de graduação ou demais cursos superiores que atendem às exigências das instituições de ensino possam ingressar em cursos de pós-graduação lato sensu.
  • Como funcionam os cursos da Pós PUCPR Digital?

    A Pós PUCPR Digital oferece 6 cursos dentro de 2 grandes áreas: Saúde e Negócios, com temáticas voltadas à tecnologia, conteúdos atualizados constantemente e os melhores professores do mercado. Todas as aulas serão 100% online, mas nossa estrutura é pensada para que você tenha uma experiência de humanos para humanos. Você poderá contar com as nossas community managers em cada etapa do curso escolhido, além de ter acesso facilitado aos professores. Para mais detalhes sobre metodologia e ementas, acesse o guia do curso, disponível na página de cada curso em nosso site.
  • Quais são os canais de contato com os professores?

    Os alunos terão acesso aos professores via plataforma de estudos, você receberá o link assim que fizer a matrícula. Cada curso possui um coordenador preparado para atendê-lo. Na dúvida, consulte a community manager do seu curso.
  • Como funciona o trabalho de conclusão/avaliação final do curso?

    O trabalho de conclusão final do curso será um projeto de aplicação com duração total de 60 horas, distribuídos da seguinte forma:
    Semana 1 – apresentação do desafio e o detalhamento das etapas com indicações de referências;
    Semana 2 – autoanálise do diário de bordo (anotações de aprendizagem) e concepção do projeto;
    Semana 3 – autoavaliação (com protocolo de correção);
    Semana 4 – primeira entrega;
    Semana 5 – primeiro feedback coletivo do professor;
    Semana 6 – nova autoavaliação;
    Semana 7 – segunda entrega;
    Semana 8 – segundo feedback coletivo do professor;
    Semana 9 – entrega final;
    Semana 10 – feedback individual do professor.
  • É possível iniciar minha Pós-graduação PUCPR Digital cursando o último semestre da faculdade?

    Não, para iniciar é preciso comprovar a graduação. Caso tenha colado grau recentemente e ainda não tenha recebido seu diploma, a comprovação pode ser feita mediante atestado de conclusão de curso emitido pela universidade até que se apresente o documento oficial. Estudantes que ainda não concluíram a graduação não podem realizar a matrícula, mas podem manifestar interesse e aguardar o início de novas turmas.

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