Pós-graduação   |   Carreira

O que é pós-graduação e por que você deveria fazer uma?

Pós-graduação, de forma bem resumida, se refere aos cursos que complementam o conhecimento adquirido durante a graduação a fim de qualificar o profissional para o meio acadêmico ou para o mercado de trabalho. De Lato Sensu a Stricto Sensu, vamos falar sobre eles?

Ter uma pós-graduação é o sonho de muitos profissionais. Contudo, poucas pessoas realmente sabem o que o termo significa, quais são as modalidades em que uma pós pode ser feita e, o principal, porque apostar nessa ideia para se diferenciar no mercado de trabalho.

Na verdade, já faz um bom tempo que ter um diploma de graduação já não é mais garantia de empregabilidade e isso já era mesmo de se esperar.

Fatores como o aumento expressivo da população economicamente ativa com facilidade de acesso ao ensino superior, contribuíram diretamente para que a concorrência na hora de pleitear aquela vaga dos sonhos também aumentasse.

Mas será que existe uma forma de se destacar no mercado de trabalho, ter acesso às melhores vagas e aumentar consideravelmente a remuneração no final do mês? Sim, ela existe e estamos falando da pós-graduação.

Gostou e quer saber tudo sobre o assunto? Então, as próximas linhas foram feitas especialmente para você. Acompanhe!

O que é pós-graduação? Vamos exemplificar!

Os cursos de pós-graduação são destinados a qualquer pessoa que tenha um diploma de graduação e queira ampliar os seus conhecimentos a respeito de certas temáticas ou adquirir certos privilégios — lecionar em universidades é um bom exemplo.

Sendo assim, profissionais pós-graduados podem, de acordo com a modalidade cursada, ter maior qualificação profissional tanto para o meio acadêmico, quanto para o mercado de trabalho.

Mas como saber qual o objetivo de cada curso e como eles podem de fato impulsionar a sua carreira? A resposta é bem simples: conhecendo as diferentes modalidades nas quais a pós é ofertada.

Quais são os tipos de pós-graduação existentes?

Antes de qualquer coisa, vale ressaltar e exemplificar que os cursos de pós-graduação podem ser classificados como: Lato Sensu e Stricto Sensu.

Pós-graduação Lato Sensu

Lato Sensu significa “sentido amplo” e está relacionado ao conhecimento que pode ser aplicado ao dia a dia do profissional. O foco, nesse caso, é na aprendizagem e prática direcionadas ao mercado de trabalho.

Exemplos de pós-graduação nessa modalidade: especialização ou MBA (Master Business Administration).

As principais características dos cursos Lato Sensu são a sua menor duração e a aplicação prática de um conhecimento específico.

Pós-graduação Stricto Sensu

Já o termo Stricto Sensu, tem como significado “sentido restrito” e aborda conhecimentos profundos e exploratórios direcionados à capacitação para a contribuição científica e/ou acadêmica.

Exemplos de pós-graduação nessa modalidade: mestrado e doutorado.

As principais características dos cursos Stricto Sensu são em relação à sua duração, de dois a dois anos e meio para o mestrado e de quatro anos para o doutorado, além de algumas exigências para o ingresso do candidato, como avaliação de currículo e apresentação de projeto de pesquisa.

Descubra como funciona o TCC nos dois tipos de pós no Guia Definitivo da Pós-Graduação Online.

Por que apostar em uma pós-graduação pode ser uma boa opção?

Agora que já temos as principais informações sobre o que é pós-graduação e quais são as suas modalidades, vamos entender quando cursar uma pós pode ser realmente uma boa escolha. Olha só!

De modo geral, só pelo fato de se especializar em uma ou mais áreas de atuação além, é claro, de ter um currículo de dar inveja já seriam excelentes motivos para investir em uma pós, não é mesmo?

No entanto, os benefícios de continuar os estudos vão muito além e se você pensa em conquistar alguns dos objetivos listados abaixo, pode ser que o momento de começar a sua pós-graduação já chegou. Vamos à lista? Aí vai:

• Atualizar os conhecimentos adquiridos na graduação;
  • Ter a oportunidade de mudar de carreira;
  • Dar aulas em universidades (quando for o caso);
  • Ampliar o seu networking;
  • Concorrer a cargos melhores;
  • Aumentar a remuneração e muito mais!

Viu quanta coisa legal uma boa pós-graduação oferece para a sua carreira? No entanto é necessário escolher um curso que realmente complemente o seu conhecimento e que esteja alinhado aos seus objetivos profissionais.

Além disso, uma novidade incrível e que já ganhou adeptos em todo o mundo é a opção de cursar uma pós-graduação online.