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Perguntas Frequentes

Confira o que geralmente nos perguntam sobre a PUCPR Digital e tire todas as suas dúvidas.

Como funciona a metodologia das disciplinas?

Uma nova disciplina inicia a cada 21 dias, composta por conteúdos em vídeo gravados, livros e ferramentas para fixação do conhecimento, além de dois momentos síncronos (lives ao vivo) para interação entre estudantes e professor, sendo elas:

  • Live de Estudo de Caso: 19h às 20h40
  • Live de Fechamento: 19h às 19h50

A disciplina é composta pelo Professor Referência, responsável pelas aulas gravadas e disponibilizadas na sua Plataforma, e pelo Professor PUCPR, que ministrará as duas lives e responderá o fórum.

Cada disciplina possui três fases: 

Fase 1 - Interação (período no menu da disciplina): 21 dias para interação no “Fale com o Professor”, onde o professor irá responder as questões e dúvidas em primeira pessoa. 

Fase 2 - Ação: 90 dias a partir da entrada da disciplina na Plataforma para responder o questionário e a pesquisa de satisfação (sendo a pesquisa opcional). 

Fase 3 - Consulta: todos os conteúdos da disciplina ficam disponíveis para consulta durante todo o curso.

Como funcionam os cursos da Pós PUCPR Digital?

A Pós PUCPR Digital oferece 15 cursos dentro de 5 grandes áreas: Saúde, Direito, Comunicação, Tecnologia e Negócios, com conteúdos atualizados constantemente e os melhores professores do mercado. Todas as aulas são 100% online e a sua frequência é espontânea, mas nossa estrutura é pensada para que você tenha uma experiência de humanos para humanos. Uma nova disciplina inicia a cada 21 dias, composta por conteúdos em vídeo gravados, livros e ferramentas para fixação do conhecimento, além de dois momentos síncronos (lives ao vivo) para interação entre estudantes e professor. A disciplina é composta pelo Professor Referência, responsável pelas aulas gravadas e disponibilizadas na sua Plataforma, e pelo Professor PUCPR, que ministrará as duas lives e responderá o fórum.

Você poderá contar com as nossas Community Managers em cada etapa do curso escolhido, além de ter acesso facilitado aos professores PUCPR. Para mais detalhes sobre a metodologia e as ementas, acesse o guia do curso, disponível na página de cada curso em nosso site.

Como faço para enviar a minha documentação?

O Envio da Documentação obrigatória é feito através do seu portal de serviços. Entre na sua plataforma de estudos com seu login e senha, em seguida, no menu lateral, clique "Ferramentas", depois "portal de serviços" e em seguida clique em "Envio de Documentos", no menu lateral. Os documentos a serem enviados são o RG ou a CNH e o diploma da graduação com data de colação de grau anterior à data de matrícula, e deverão ser enviados pelo estudante de forma digital no prazo de até 180 dias após a realização da matrícula, conforme contrato.

Como funciona a avaliação final do curso?

O que conta para obtenção da sua nota é cada questionário que você vai responder ao final da disciplina e a realização do Projeto de Aplicação. Ao final da sua pós você irá realizar o Projeto de Aplicação. Trata-se de uma disciplina certificadora dos cursos da Pós PUCPR Digital que tem duração de 10 semanas (compondo 60 hrs da grade curricular) e tem o objetivo de relacionar as teorias estudadas no decorrer do curso com a prática profissional do estudante. Esta disciplina faz parte de sua matriz curricular e não há custo adicional se realizada dentro dos prazos estipulados para a sua turma. Para cursá-la, será necessário efetuar a matrícula através da área do estudante – “Secretaria/Financeiro”. O estudante será informado através de comunicações oficiais por e-mail quando estiver apto para realizar a matrícula, que deverá ocorrer a partir da penúltima disciplina. Ressaltando que a entrega do projeto é imprescindível para obtenção da certificação de Especialista do curso.

É legal destacar que a nota para aprovação final é 7, sendo que os questionários possuem peso 30% e o Projeto de Aplicação é responsável por 70% da sua nota final do curso.
Então, se você não for bem em uma disciplina, basta ir bem nas demais e conseguir atingir a média no projeto final.

Como faço minha inscrição/matrícula?
Por meio do site (ou com auxílio do nosso contact center), na página do curso escolhido. Insira seus dados de cadastro, confirme o formato de pagamento de sua escolha e pronto! Você receberá um e-mail de confirmação com os seus dados de acesso à Plataforma de Estudos e poderá entrar em contato com a Community Manager do seu curso.
Como é o certificado dos cursos da Pós PUCPR Digital?
Ao final do curso e após a avaliação das notas e aprovação na pós, o seu certificado será emitido e enviado ao endereço cadastrado em até 90 dias úteis. Você receberá uma certificação Lato Sensu reconhecida pelo MEC, com o título de especialista pela PUCPR.
Como funcionam as avaliações por disciplina?
As disciplinas são avaliadas exclusivamente através da realização de um questionário. Para isso, existe uma seção chamada "Hora do Teste" para cada uma das 15 disciplinas, disponível por 90 dias após o lançamento do conteúdo. As questões são objetivas e o questionário pode ser respondido até 2 vezes. A Plataforma irá considerar a maior nota independente da ordem em que forem realizados.
Como faço para emitir minha NF?
As notas ficais são disponibilizadas todo dia 30 do mês, após pagamento do boleto referente. Caso precise da sua NF antes disso, o estudante deverá solicitar a disponibilização da nota via requerimento (dentro da secretaria virtual) até o dia 14 do mês referente, assim a nota fica disponível até o dia 15 do mês. Os requerimentos solicitados após o dia 14 e as notas dos estudantes que não solicitaram através de requerimento, são disponibilizadas normalmente no dia 30 de cada mês.   
A Nota Fiscal será emitida com o Valor Bruto do serviço que a IES prestou ao estudante. Descontos recebidos por negociação comercial não constam na nota fiscal. Para comprovação de valores pagos, temos a Declaração de Valores Pagos e Declaração de Adimplência, que podem ser solicitadas via requerimento geral, na secretaria virtual. 
Como proceder sobre cancelamento da matrícula?
Atente-se à cláusula contratual do seu contrato (enviado por e-mail no ato da matrícula) e acione a Community Manager do seu curso para mais informações.
Existem materiais de apoio?
Cada curso conta com uma média de 20 ferramentas auxiliares para as práticas propostas, assim como estudos de caso preparados pelo time PUCPR Digital. Além disso, você conta com 3 bibliotecas virtuais para acesso aos livros indicados pelos professores e consulta de todo o acervo disponível.
É possível iniciar minha Pós-graduação PUCPR Digital cursando o último semestre da faculdade?
Não. Para ingressar é preciso ter concluído a graduação e colado grau. Caso tenha colado grau recentemente e ainda não tenha recebido seu diploma, pode ser apresentado um atestado de conclusão de curso emitido pela universidade para fins de matrícula e, posteriormente, você apresentará o documento oficial para fins de certificação. Os estudantes que ainda não concluíram a graduação e não colarão grau não podem realizar a matrícula na Pós, mas podem manifestar seu interesse e aguardar pelo início de novas turmas.
Como faço para ter acesso aos meus boletos?
O Acesso aos boletos é feito através do seu portal de serviços. Entre na sua Plataforma de Estudos com seu login e senha, em seguida, no menu lateral, clique "Ferramentas", depois portal de serviços, em seguida clique em  “Financeiro” no menu lateral e depois em “Boletos”. Na tela, você verá todos os boletos disponíveis para pagamento, basta clicar em “boleto” na frente da cobrança e fazer o download do documento no seu computador/celular, e então efetuar o pagamento. A compensação de pagamento do boleto leva até 72 horas para efetivação no sistema.
Como funciona o Diário de Bordo?
O diário de bordo é um repositório de conteúdo preparado pelo professor que irá auxiliar na construção de um caderno de anotações sobre a disciplina.  Sendo assim, possui perguntas e materiais complementares sobre os conteúdos vistos.  Você poderá responder às questões da forma que achar melhor: no seu tradicional caderno de anotações ou de forma digital, em qualquer formato, seja em Word, Bloco de Notas, Evernote etc. Não é necessária entrega do Diário de Notas, ele não compõe a sua nota final. Mas é importante respondê-lo e fazer suas anotações, isso te ajudará na produção do seu Projeto de Aplicação ao final da sua Pós.
Quais são os canais de contato com os professores?
Os alunos terão acesso aos professores pela plataforma de estudos através do campo "Fale com o Professor" além dos encontros síncronos (lives ao vivo) que ocorrem periodicamente. 
Qual é a duração e carga horária do curso?
Os cursos compreendem 360 horas de conteúdo, sendo 300 horas de aulas e 60 horas para o projeto final. O aluno terá até 21 dias para interagir com as aulas/momentos síncronos e 90 dias para realizar o teste (questionário) da disciplina. O conteúdo poderá ser consultado ao longo de todo o curso.
Como funciona o acesso aos cursos?
Seu acesso será feito por meio da nossa plataforma de ensino exclusiva. Ela concentrará todos os materiais e recursos das aulas. Você poderá acessar no link “Área do Aluno" disponível em nosso site, digitando os dados recebidos por e-mail após a realização da inscrição e confirmação de pagamento. Quaisquer dúvidas poderão ser solucionadas junto à Community Manager do seu curso.
Posso iniciar minha Pós-graduação PUCPR Digital tendo graduação em qualquer área?
Sim. O Art. 1º, § 3º, da Resolução CNE/CES n°. 1, de 08 de junho de 2007, prevê que candidatos diplomados em quaisquer cursos de graduação ou demais cursos superiores que atendem às exigências das instituições de ensino possam ingressar em cursos de pós-graduação lato sensu.
Posso alterar o responsável financeiro do meu plano de pagamento?
Sim. Para alterar o responsável financeiro o estudante deve preencher e enviar o documento provido pela IES via secretaria virtual (Anexar documentos de troca para CNPJ e de pessoa física). Após a alteração, os boletos e notas fiscais são emitidos em nome do novo responsável.  
Notas fiscais emitidas  e boletos pagos antes da troca de responsável permanecem com o nome e dados do estudante fornecidos no ato da matrícula.
  
Quais as formas de pagamento?
Você poderá parcelar a sua pós em até 24 parcelas. O pagamento pode ser efetuado via boleto bancário ou cartão de crédito (não temos recorrência para pagamentos via cartão, sendo necessário pagamento mensal manualmente via portal de serviços). Em compras parceladas, o desconto é progressivo de acordo com o número de parcelas. Todos os valores podem ser conferidos na página de cada curso. Para pagamentos à vista, consulta de descontos e demais condições de parcelamento, consulte nosso site.
Após o pagamento, qual o prazo para liberar meu acesso às aulas?
Você receberá por e-mail (cadastrado no ato da matricula) os seus dados de acesso à Plataforma de estudos em até 48 hrs para pagamentos efetuados via boleto e 2 hrs para pagamento efetuado via cartão de crédito.
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