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Perguntas Frequentes

Confira o que geralmente nos perguntam sobre a PUCPR Digital e tire todas as suas dúvidas.



Como funciona a metodologia das disciplinas?

Uma nova disciplina inicia a cada 21 dias, composta por conteúdos em vídeo gravados, livros e ferramentas para fixação do conhecimento, além de dois momentos síncronos (lives ao vivo) para interação entre estudantes e professor, sendo elas:

  • Live de Estudo de Caso: 19h às 20h30
  • Live de Fechamento: 19h às 20h30

A disciplina é composta pelo Professor Referência, responsável pelas aulas gravadas e disponibilizadas na sua Plataforma, e pelo Professor PUCPR, que ministrará as duas lives e responderá o fórum.

Cada disciplina possui três fases: 

Fase 1 - Interação (período no menu da disciplina): 21 dias para interação no “Fale com o Professor”, onde o professor irá responder as questões e dúvidas em primeira pessoa. 

Fase 2 - Ação: realização do questionário disponível a partir do dia que inicia a disciplina com o prazo informado no item “Hora do Teste”.

Fase 3 - Consulta: todos os conteúdos da disciplina ficam disponíveis para consulta durante todo o curso.

Como funcionam os cursos da Pós PUCPR Digital?

A Pós PUCPR Digital oferece diversos cursos dentro de 8 grandes áreas: Arquitetura e Urbanismo, Comunicação, Direito, Energia, Escola da Terra, Negócios, Saúde e Tecnologia, com conteúdos atualizados constantemente e os melhores professores do mercado. Todas as aulas são 100% online e a sua frequência é espontânea, mas nossa estrutura é pensada para que você tenha uma experiência de humanos para humanos. Uma nova disciplina inicia a cada 21 dias, composta por conteúdos em vídeo gravados, livros e ferramentas para fixação do conhecimento, além de dois momentos síncronos (lives ao vivo) para interação entre estudantes e professor. A disciplina é composta pelo Professor Referência, responsável pelas aulas gravadas e disponibilizadas na sua Plataforma, e pelo Professor PUCPR, que ministrará as duas lives e responderá o fórum. Para mais detalhes sobre a metodologia e as ementas, acesse o guia do curso, disponível na página de cada curso em nosso site.

Como faço para enviar a minha documentação?

O Envio da Documentação obrigatória é feito através do seu portal de serviços. Entre na sua plataforma de estudos com seu login e senha, em seguida, no menu lateral, clique em "Vida Acadêmica" e em seguida clique em "Documentos de Matrícula". Os documentos a serem enviados são o RG ou a CNH e o diploma da graduação com data de colação de grau anterior à data de matrícula, e deverão ser enviados pelo estudante de forma digital no prazo de até 120 dias após a realização da matrícula, conforme contrato.

Como funciona a avaliação final do curso?

O que conta para obtenção da sua nota são os testes que você vai responder em cada disciplina e a realização do Projeto de Aplicação, ao final do seu curso. A entrega do projeto é imprescindível para obtenção da certificação de Especialista do curso.

É legal destacar que a nota para aprovação final é 7, sendo que os questionários possuem peso 30% e o Projeto de Aplicação é responsável por 70% da sua nota final do curso.
Então, se você não for bem em uma disciplina, basta continuar se dedicando nas  demais e conseguir atingir a média no projeto final.

Como faço minha inscrição/matrícula?

Por meio do site (ou com auxílio do nosso contact center), na página do curso escolhido. Insira seus dados de cadastro, confirme o formato de pagamento de sua escolha e pronto! Você receberá um e-mail de confirmação com os seus dados de acesso à Plataforma de Estudos.

Como funcionam as avaliações por disciplina?
As disciplinas são avaliadas exclusivamente através da realização de um questionário com prazo definido na seção chamada "Hora do Teste".  As questões são objetivas e o questionário pode ser respondido até 2 vezes. A Plataforma irá considerar a maior nota independente da ordem em que forem realizados.
Existem materiais de apoio?
Cada curso conta com diversas ferramentas auxiliares para as práticas propostas, assim como estudos de caso preparados pelo time PUCPR Digital.
Quais as formas de pagamento?
Consulte descontos e demais condições de pagamento na página do seu curso de interesse. 
É possível iniciar minha Pós-graduação PUCPR Digital cursando o último semestre da faculdade?
Não. Para ingressar é preciso ter concluído a graduação e colado grau. Caso tenha colado grau recentemente e ainda não tenha recebido seu diploma, pode ser apresentado um atestado de conclusão de curso emitido pela universidade para fins de matrícula e, posteriormente, você apresentará o documento oficial para fins de certificação. Os estudantes que ainda não concluíram a graduação e não colaram grau não podem realizar a matrícula na Pós, mas podem manifestar seu interesse e aguardar pelo início de novas turmas.
Como faço para ter acesso aos meus boletos?

O acesso aos boletos é feito através do seu Portal Financeiro. Entre na sua Plataforma de Estudos com seu login e senha, em seguida, no menu lateral, clique "Financeiro" e depois em “Pagamentos”. Na tela, você verá todos os boletos disponíveis, escolher a forma desejada e então efetuar o pagamento. A compensação de pagamento do boleto leva até 48 horas para efetivação no sistema.

Como funciona o Diário de Bordo?
O diário de bordo é um repositório de conteúdo preparado pelo professor que irá auxiliar na construção de um caderno de anotações sobre a disciplina.  Sendo assim, possui perguntas e materiais complementares sobre os conteúdos vistos.  Você poderá responder às questões da forma que achar melhor: no seu tradicional caderno de anotações ou de forma digital, em qualquer formato, seja em Word, Bloco de Notas, Evernote etc. Não é necessária entrega do Diário de Notas, ele não compõe a sua nota final. Mas é importante respondê-lo e fazer suas anotações, isso te ajudará na produção do seu Projeto de Aplicação ao final da sua Pós.
Quais são os canais de contato com os professores?
Os alunos terão acesso aos professores pela plataforma de estudos através do campo "Fale com o Professor" além dos encontros síncronos (lives ao vivo) que ocorrem periodicamente. 
Qual é a duração e carga horária do curso?
Os cursos compreendem 360 horas de conteúdo, sendo 300 horas de aulas e 60 horas para o projeto final. 
Como funciona o acesso aos cursos?

Seu acesso será feito por meio da nossa plataforma de ensino exclusiva. Ela concentrará todos os materiais e recursos das aulas. Você poderá acessar no link “Área do Aluno" disponível em nosso site, digitando os dados recebidos por e-mail após a realização da inscrição e confirmação de pagamento. 

Posso iniciar minha Pós-graduação PUCPR Digital tendo graduação em qualquer área?
Sim. O Art. 1º, § 3º, da Resolução CNE/CES n°. 1, de 08 de junho de 2007, prevê que candidatos diplomados em quaisquer cursos de graduação ou demais cursos superiores que atendem às exigências das instituições de ensino possam ingressar em cursos de pós-graduação lato sensu.
Após o pagamento, qual o prazo para liberar meu acesso às aulas?
Você receberá por e-mail (cadastrado no ato da matricula) os seus dados de acesso à Plataforma de estudos em até 48 hrs para pagamentos efetuados via boleto e 2 hrs para pagamento efetuado via cartão de crédito.
Posso alterar o responsável financeiro do meu plano de pagamento?
Sim. Para alterar o responsável financeiro o estudante deve preencher e enviar o documento provido pela IES via secretaria virtual (Anexar documentos de troca para CNPJ e de pessoa física). Após a alteração, os boletos e notas fiscais são emitidos em nome do novo responsável.  
Notas fiscais emitidas  e boletos pagos antes da troca de responsável permanecem com o nome e dados do estudante fornecidos no ato da matrícula.
  
Como é o certificado dos cursos da Pós PUCPR Digital?
Você receberá uma certificação Lato Sensu reconhecida pelo MEC, com o título de especialista pela PUCPR. Ao final do curso e após a avaliação das notas e aprovação na pós, o seu certificado será emitido de forma digital de acordo com um prazo pré-estipulado.
Quais são os canais de atendimento ao estudante?

Caso você precise esclarecer dúvidas gerais sobre o curso, metodologia, recursos tecnológicos ou questões administrativas, entre em contato com a Patrícia da Pós PUCPR Digital - Especialista de relacionamento através do WhatsApp. 

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