21/12/2020 12:29:52

Descubra as 3 profissões em alta no pós-pandemia

O coronavírus acelerou tendências e trouxe à cena profissionais que se destacaram no universo digital. Descubra 3 profissões em alta no pós-pandemia.

Você sabe quais as profissões em alta no momento? O mundo não será o mesmo após a pandemia do coronavírus (Covid-19). No início de 2020, ninguém imaginava as mudanças drásticas na sociedade que iriam ocorrer ao longo do ano. Elas foram de medidas sanitárias a processos do dia a dia e todas as pessoas, de alguma forma, foram impactadas.

O mercado de trabalho foi um dos grandes setores afetados pela crise global. Algumas empresas precisaram se reinventar, mas não necessariamente de forma negativa. A pandemia ensinou muitas lições e direcionou os refletores para determinadas profissões, que se tornaram essenciais.

Neste artigo, comentaremos as profissões em alta no pós-pandemia. Descubra quais são os profissionais mais cobiçados pelas empresas após a digitalização em seus processos internos para seguirem funcionando. Confira!

Como a pandemia afetou o mercado de trabalho?

O mundo online é um dos grandes destaques da pandemia. Algumas projeções apontavam mais oportunidades de trabalho para profissionais de tecnologia e marketing em um futuro próximo. Porém, com tudo o que aconteceu, essa tendência foi acelerada.

Segundo a projeção feita pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), em até cinco anos o mercado vai ter uma alta demanda por profissionais com conhecimentos para atuar nas profissões relacionadas a uma internet ultrarrápida. Com o mundo online mais presente nas empresas, o mercado está de olho em quem está apto a ocupar essas vagas.

O isolamento social obrigou muitas negócios a se reinventarem para sobreviver na crise. De empresas grandes à comércios de bairro, os gestores se viram obrigados a utilizar soluções digitais, modernizando processos e estruturas para se adequarem aos novos hábitos dos clientes.

O trabalho remoto, medida para conter a disseminação do vírus, tornou-se uma tendência no mercado mundial pós-pandemia. Algumas empresas já sinalizaram que vão manter pelo menos parte dos funcionários à distância ou em modelo híbrido.

Quais profissões em alta no momento?

Arquiteto de Software

Arquitetura de software é a área da TI responsável pelas estratégias de desenvolvimento de um projeto de um sistema. O arquiteto de software é o profissional que vai garantir o alinhamento entre o planejamento e as ações, buscando sempre entender como os resultados e a performance da empresa podem ser otimizados com o novo sistema.

Especialista em Cloud Computing

O profissional é responsável por analisar indicadores do ambiente computacional. Avalia se os recursos estão sendo otimizados e se a estrutura está evoluindo de acordo com o esperado. O objetivo é garantir aos clientes o pleno funcionamento das soluções em nuvem, principalmente no que se relaciona a segurança e desempenho.

Analista de Dados

A função primordial de um analista de dados é coletar dados, interpretá-los e elaborar estratégias para desenvolver o negócio, otimizando os resultados da empresa. É quem transforma números em ações inteligentes. As empresas já perceberam a importância de atuar no mercado orientada por dados, o que faz com que esta seja uma das principais carreiras em alta.

Como atuar nessas profissões?

O novo comportamento das empresas exige maior especialização dos profissionais para ocuparem as vagas. Então, o caminho mais assertivo para se candidatar é estudar.

A era da transformação digital está apenas começando. Estamos no momento oportuno para quem quer se desenvolver e aperfeiçoar, de olho nas áreas com alta demanda. Como dissemos, certamente a procura por esses profissionais vai aumentar e quanto antes você iniciar a preparação, mais chances de destaque no mercado de trabalho.

Quer mudar de carreira? Consegue se imaginar tendo destaque em alguma dessas profissões em alta? Crises também trazem oportunidades, basta saber enxergá-las. A pandemia vai passar, e onde você pretende estar quando isto acontecer?

Então, planeje-se e comece já a sua caminhada. Um percurso a seguir é o da pós-graduação, que já se tornou um pré-requisito para recrutadores.

Confira o Guia Definitivo da Pós-Graduação Online e descubra como escolher o melhor curso para sua carreira!

Gostou do artigo? Agora que já sabe as profissões em alta, leia também “Como se adaptar à transformação digital no mercado de trabalho?” e complemente as suas informações sobre o tema.

✉️ Se quiser receber diretamente no seu e-mail mais conteúdo sobre carreira e mercado de trabalho, inscreva-se na News da Pós.

sobre o autor

Bruna Giroldo

Analista de marketing de conteúdo da Pós PUCPR Digital. Escritora e entusiasta da educação digital e do futuro do trabalho.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Próximo conteúdo

As 21 carreiras do futuro mais promissoras

O coronavírus acelerou tendências e trouxe à cena profissionais que se destacaram no universo digital. Descubra 3 profissões em alta no pós-pandemia.

Tempo de leitura

2 min