30/12/2020 14:26:34

Como manter a saúde mental na pandemia? Descubra já!

O isolamento social afeta as pessoas de diversas formas. Porém, com alguns cuidados, é possível preservar a saúde mental na pandemia. Confira!

A pandemia do novo coronavírus impactou a vida das pessoas de diversas formas. Crise financeira, diminuição de renda ou desemprego, isolamento social, preocupação com pessoas queridas e o medo de se contaminar com a nova doença são algumas das coisas que passaram a fazer parte da rotina e ameaçar a saúde mental durante a pandemia.

Em tempos de crise, cada indivíduo responde de uma forma. As reações podem ser leves e passageiras, mas também podem ser extremas e duradouras. Quando perduram, os sentimentos negativos podem contribuir com o adoecimento mental.

É por isso que, independentemente da sua situação nesta pandemia, é importante se atentar à saúde mental e tomar alguns cuidados para preservá-la. Neste artigo, você vai conferir algumas dicas!

Como a saúde mental pode ser afetada em momentos de crise e por que isso acontece?

Épocas de crise podem afetar a saúde mental das pessoas. Isso acontece porque, nesses momentos, os indivíduos estão lidando com situações desconhecidas e, algumas vezes, imprevisíveis. Estresse, ansiedade e tristeza são sensações comuns durante esses períodos.

Quando a crise envolve uma doença, como é o caso da COVID-19, existe ainda o medo de se contaminar com um vírus ainda pouco conhecido e sofrer consequências a longo prazo que ainda não foram totalmente esclarecidas pela ciência.

A preocupação com pessoas queridas e com a população em geral não pode deixar de ser citada, assim como a solidão causada pelo isolamento social — medida mais eficiente para combater a proliferação do vírus.

O que fazer para manter a saúde mental durante a pandemia?

Tristeza, solidão, excesso de preocupação e estresse podem contribuir com o desenvolvimento de doenças mentais como a depressão e ansiedade. Para evitar que isso aconteça, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou um documento com algumas orientações que ajudam a preservar a saúde mental durante a pandemia. Confira algumas dicas!

Conheça o conceito de Saúde Mental da OMS e os principais tratamentos terapêuticos indicados para transtornos mentais. 

Apoiar outras pessoas

A Covid-19 pode atingir qualquer um. Ter empatia e compaixão com os outros é bom para todos — lembre-se de que cada pessoa tem uma história e uma família e merece ser ajudado e apoiado.

Tomar cuidado com o consumo excessivo de notícias

A grande quantidade de notícias sobre o mesmo assunto, principalmente quando são ruins, pode causa ansiedade e estresse. Para diminuir esses efeitos, você pode optar por consumir esse tipo de conteúdo apenas uma vez ao dia ou em dias alternados.

Além disso, é importante buscar informações em veículos com credibilidade — assim, você evita se preocupar com rumores e notícias falsas.

Manter a comunicação

Mesmo cumprindo o distanciamento social, é importante manter o contato com familiares, amigos e outras pessoas queridas. Em tempos de pandemia, isso pode ser feito com o auxílio da tecnologia.

Nesses momentos, evite falar apenas sobre a doença. Conversar sobre outros assuntos vai ajudar você a preservar sua saúde mental durante a pandemia!

Buscar novas formas de passar o tempo

Em tempos como esses, manter a mente ocupada é muito importante. Aproveite que a regra é ficar em casa e tire do papel aquele projeto de aprender uma nova habilidade, se aperfeiçoar em um jogo ou se dedicar a um hobby.

Fazer exercícios

Cuidar do corpo também é uma forma de cuidar da mente. Mesmo em casa, não deixe de fazer atividades físicas e se alongar. Se não sentir segurança para fazer isso sozinho, pode participar de aulas virtuais, que se tornaram ainda mais comuns na pandemia.

Saber como manter a saúde mental é um grande passo para evitar o adoecimento. Colocando em prática essas dicas, você vai conseguir enfrentar essa fase difícil com mais tranquilidade.

E não se esqueça de cuidar também da sua saúde física, evitando aglomerações, usando máscara e reforçando a higiene das mãos.

Agora que você já sabe como cuidar da sua saúde mental durante a pandemia, descubra algumas outras causas dos transtornos psiquiátricos!

sobre o autor

Bruna Giroldo

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Próximo conteúdo

Transtornos de saúde mental: como identificar as principais causas?

O isolamento social afeta as pessoas de diversas formas. Porém, com alguns cuidados, é possível preservar a saúde mental na pandemia. Confira!

Tempo de leitura

2 min