Skip to content

Saúde Mental e Neurociência

Transtornos de saúde mental: como identificar as principais causas?

Por Bruna Giroldo   | 

Os transtornos de saúde mental podem acontecer com qualquer pessoa, em qualquer fase da vida. São considerados doenças, mas seus sintomas são mais silenciosos do que se costuma observar em problemas físicos. Eles acontecem no âmbito psicológico e, em estágios mais avançados, podem se manifestar fisicamente.

O transtorno mental é caracterizado por uma disfunção nas atividades cerebrais. Isso pode afetar o indivíduo de diversas maneiras. Alguns exemplos são: alterações no humor, sono, raciocínio, comportamento e até nas relações interpessoais.

Saiba qual é a definição de saúde mental pela Organização Mundial da Saúde (OMS). 

Acelere sua carreira com os cursos da Pós PUCPR Digital!

Quais são os principais tipos de transtornos de saúde mental?

Existem diversos distúrbios psicológicos registrados na literatura. Alguns, por atingirem um maior número de pessoas, são mais conhecidos do que outros. A seguir, você confere os 5 transtornos mentais mais comuns:

  1. Depressão: segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), essa é a principal causa de incapacidade em todo o mundo. Ao todo, 300 milhões de pessoas sofrem com a doença. A tristeza profunda é a sua maior característica;
  2. Ansiedade: é a segunda doença psicológica mais comum. Seus principais sintomas são nervosismo, medo e preocupação acima do normal;
  3. Transtorno bipolar: o paciente bipolar passa por fases de euforia e depressão;
  4. Esquizofrenia: é uma doença grave, cujos sintomas incluem alucinações e delírios;
  5. Demência: causa deterioração da função cognitiva e, geralmente, é uma doença crônica. Seus principais sintomas são: perda de memória, desorientação e falta de controle emocional.

Quais são as causas mais comuns?

A ciência ainda não chegou a uma conclusão definitiva sobre o que causa os transtornos de saúde mental. No entanto, alguns avanços já apontam relações entre fatores genéticos e o aparecimentos dos distúrbios psicológicos. Alguns estudos também citam o desequilíbrio químico no cérebro.

Além disso, outros fatores podem contribuir com o desenvolvimento dessas doenças, como traumas, luto, abuso de drogas, situações de estresse extremo e baixa qualidade de vida.

Como é feito o diagnóstico de um transtorno mental?

Diagnosticar transtornos de saúde mental não é uma tarefa simples. Isso acontece porque nem todas as pessoas reagem da mesma forma aos mesmos estímulos e porque muitas doenças têm sintomas parecidos.

Por conta dessa complexidade, é muito importante que o diagnóstico seja feito por um médico psiquiatra, que é um profissional treinado para identificar e tratar as doenças mentais. Para isso, ele irá observar os comportamentos do paciente e poderá solicitar alguns exames.

Quando o médico deve ser procurado?

A ajuda profissional deve ser buscada sempre que o paciente ou uma pessoa próxima identificar alguns dos seguintes sintomas:

  1. Alterações no humor;
  2. Mudanças nos padrões de sono;
  3. Perda de interesse por atividades que antes eram prazerosas;
  4. Irritabilidade;
  5. Mudanças no apetite;
  6. Dificuldade de concentração;
  7. Problemas nas relações interpessoais, entre outros.

Apesar de existirem tabus em relação às doenças mentais, esses transtornos são cada vez mais comuns e atingem uma grande parcela da população. O autoconhecimento e a observação sobre os próprios sentimentos e comportamentos pode ajudar esses distúrbios a serem diagnosticados precocemente, o que aumenta as chances de sucesso no tratamento.

O curso Saúde Mental e Desenvolvimento Humano da Pós PUCPR Digital traz conteúdos atualizados sobre o planejamento de intervenções de prevenção e promoção da saúde mental em diversos contextos, com uma metodologia moderna e exclusiva. Uma excelente oportunidade de acelerar a sua carreira e a sua vida.

Inscreva-se na pós-graduação em Saúde Mental da Pós PUCPR Digital

Sobre o autor

Bruna Giroldo

Bruna Giroldo

Analista de marketing de conteúdo da Pós PUCPR Digital. Escritora e entusiasta da educação digital e do futuro do trabalho.

Assine nossa newsletter e fique por dentro do nosso conteúdo.