Skip to content

Saúde Mental e Neurociência

Conheça Carlos Gadia, neuropediatra e ativista da comunidade do autismo

Por Olívia Baldissera   | 

“As famílias sabem muito. E não somente sabem muito, mas querem ouvir e aprender. Elas são extremamente capazes de entender e de aprender e não somente isso, de ensinar.” 

Carlos Gadia, em entrevista de 2023 para o podcast Espectros – Autismo em Entrevista

Foi o engajamento das famílias de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) atendidas no consultório que inspirou o neuropediatra Carlos Gadia a se envolver na causa, como ele mesmo conta no podcast Espectros – Autismo em Entrevista, do Canal Autismo. 

Hoje o médico é uma das principais vozes da área da saúde a desmistificar o TEA em lives e entrevistas para os principais meios de comunicação do país, além de atuar em projetos sociais voltados às pessoas com autismo. Gadia também é professor convidado do curso TEA, TDAH e Inclusão: Saúde, Família e Sociedade da Pós PUCPR Digital.

Conheça a trajetória profissional e ativista de Carlos Gadia a seguir.

Nova call to action

Quem é o neuropediatra Carlos Gadia

Apesar de hoje ser uma referência internacional em TEA, a carreira médica de Carlos Gadia começou por um rumo diferente. Graduado em medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1980, Carlos Gadia foi para os Estados Unidos pensando em atender pacientes com epilepsia. 

Fez residência em neurologia pediátrica na University of Miami School of Medicine entre1982 e 1987, depois se especializou em epilepsia infantil e neurofisiologia clínica no Boston Children’s Hospital. 

À época, o autismo era considerado um assunto a ser estudado pela psicologia e não pela medicina. Mas a visão de Gadia sobre o transtorno mudou após trabalhar ao lado do pediatra Roberto Tuchman, considerado um dos maiores pesquisadores do TEA no mundo. 

Ele começou a atender crianças com diagnóstico de autismo em 2000, no Dan Marino Center do Nicklaus Children’s Hospital, um centro de referência para a avaliação e tratamento de autismo e outros transtornos de neurodesenvolvimento. 

Gadia sentiu-se inspirado pelas famílias que passavam pela clínica, que trocavam informações entre si e acabaram construindo uma comunidade para apoiar os filhos. A partir de então, o neuropediatra passou a compartilhar com a sociedade o conhecimento sobre o TEA que antes estava restrito ao meio médico. 

Carlos Gadia

Em 2010, participou da fundação da primeira ONG de autismo do Brasil, a Autismo e Realidade. A entidade foi criada por pais e profissionais da saúde para promover a conscientização sobre o TEA e a inserção das pessoas com autismo na sociedade.

Em 2016, se reuniu com mais seis sócios para fundar a Tismoo, primeira startup de medicina personalizada especializada em casos de autismo e doenças neurogenéticas. A empresa realiza mapeamentos genéticos e análise de literatura médica mundial sobre TEA e demais transtornos neurológicos, traduzindo-os a uma linguagem acessível para médicos e familiares.

Outra iniciativa que teve a participação de Carlos Gadia foi a organização do TEAbraço, em Ribeirão Preto (SP). O evento é o maior encontro do país para disseminar informações baseadas em evidências sobre o transtorno, reunindo profissionais da saúde e da educação e famílias de pessoas com autismo. 

Outros eventos grandes que contaram com Gadia como organizador e palestrante foram o Rio TEAma, em 2018, e o Bahia de todos os TEA, em 2020. 

Gadia também contribuiu para a criação de centros de apoio às pessoas com autismo em todo o país, como o ICO Project, um espaço esportivo especializado em crianças e adolescentes com TEA e TDAH.

Além do ativismo, Carlos Gadia atua como professor e ainda atende crianças com TEA nos Estados Unidos. Ele dá aulas na University of Miami Miller School of Medicine, na Florida International University e na Nova Southeastern University. Também é diretor associado do Dan Marino Center. Em mais de 20 anos de carreira, Gadia tratou 9,1 mil crianças com autismo

Aprenda com Carlos Gadia sobre TEA e inclusão

Carlos Gadia tem muito a ensinar não só para profissionais da saúde, mas para educadores e familiares de pessoas com autismo. 

Na pós-graduação em TEA, TDAH e Inclusão: Saúde, Família e Sociedade da Pós PUCPR Digital, Gadia fala sobre a evolução da compreensão acerca do diagnóstico do transtorno, incluindo aspectos históricos, mudanças de classificação, características atuais e modelos de avaliação e intervenção. As aulas são 100% online.

No curso, Carlos Gadia está acompanhado por outros grandes nomes, como: 

PUCPR_Pos-2403Lanç_TEA_TDAH_Pag_Curso-Guia_Mockup

Acesse o guia do curso  para detalhes sobre como funcionam as aulas e atividades avaliativas, ementas das disciplinas, carga horária e preços e condições de pagamento.

Deixe seus dados abaixo:

Sobre o autor

Olívia Baldissera

Olívia Baldissera

Jornalista e historiadora, é apaixonada por pesquisa, planejamento e conteúdo. Contribui para o blog da Pós PUCPR Digital desde 2021.

Assine nossa newsletter e fique por dentro do nosso conteúdo.