

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit
Acompanhe
-- Fatima de Kwant, em publicação de 2023 no Instagram.
Esse é apenas um de vários conselhos de Fatima de Kwant compartilhados nas redes sociais para apoiar famílias de crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A jornalista carioca radicada na Holanda é uma das principais vozes da comunidade do autismo e é professora convidada do curso
TEA, TDAH e Inclusão: Saúde, Família e Sociedade
da
Pós PUCPR Digital .
De Kwant se tornou uma ativista dos direitos dos autistas nos anos 2000, após o filho, Edinho, ser diagnosticado com TEA nível 3 de suporte (à época, chamado de “autismo severo”). Para auxiliar no desenvolvimento do filho, a jornalista fez uma pausa na carreira para se especializar no assunto.
Em 2005, ela fez o primeiro curso sobre o espectro do autismo, nos Estados Unidos. Depois estudou os temas “Autismo & Comunicação”, “Autismo sob a perspectiva do Desenvolvimento” e “Autismo & Sexualidade”, na Bélgica e na Holanda.
Hoje, é referência na divulgação de informações sobre o transtorno. Ela fundou o "Autismo em Tradução", uma plataforma de comunicação e educação dedicada a disseminar informações sobre o TEA e a apoiar famílias e profissionais que lidam com o autismo.
Também mantém o projeto
Autimates , que tem como objetivo a disseminação de conhecimento sobre o espectro autista pelo mundo.
Paralelamente, é administradora da
Comunidade Pró-Autismo , grupo criado pelo apresentador Marcos Mion para troca de informações entre familiares sobre os direitos das pessoas com TEA.
Seu trabalho pela comunidade do autismo foi reconhecido com um convite para ser Embaixadora Cordão de Girassol, projeto iniciado em 2016 no Reino Unido para conscientizar a sociedade sobre deficiências, condições ou doenças crônicas que não são imediatamente óbvias.
É possível acompanhar o conteúdo sobre TEA produzido por Fatima de Kwant no
Instagram e no
YouTube .
Em 2016, Fatima de Kwant publicou o livro “Autisme, een Geschenk” (“Autismo, um Presente”, em tradução do holandês) para compartilhar sua história e a do filho Edinho com pais, professores e profissionais da saúde que lidam com o TEA.
O livro começa com o nascimento de Edinho, em 1996, que seria diagnosticado com autismo nível 3 de suporte em 2000. Os médicos acreditavam que ele teria que passar o resto da vida internado em uma clínica.
Mas com o apoio da família e de uma equipe multidisciplinar, Edinho contrariou as estatísticas e, em 2011, recebeu o diagnóstico de autismo nível 1 de suporte, com uma inteligência acima da média. Hoje ele faz faculdade, trabalha em um escritório de contabilidade, dirige o próprio carro e viaja sozinho.
O livro foi escrito originalmente em holandês para que o próprio Edinho, que nasceu e cresceu na Holanda, pudesse lê-lo antes de ser publicado. Após o lançamento, a obra foi premiada e passou a fazer parte da coleção da Biblioteca Nacional dos Países Baixos.
Em 2022, o livro ganhou uma tradução para o português, com o nome “Caminhos do Espectro” (Lisbon International Press).
A história de Edinho e o trabalho de Fatima de Kwant são inspiradores, não é mesmo?
E você pode aprender ainda mais com ela no curso
TEA, TDAH e Inclusão: Saúde, Família e Sociedade
da
Pós PUCPR Digital . Fatima de Kwant é uma das professoras convidadas para falar sobre o processo de aceitação da neurodivergência e reformulação do filho idealizado. As aulas são 100% online.
No curso, Fatima de Kant está acompanhada por outros grandes nomes, como:
Por Olivia Kleina
Gostou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo ou compartilhe com seus amigos!
Assine a News da Pós para ficar por dentro das novidades
Receba conteúdos sobre:
Formulário enviado com sucesso!