

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit
Acompanhe
Usar inteligência artificial para aumentar a produtividade deixou de ser tendência para se tornar necessidade. Mais do que dominar ferramentas, o desafio agora é aprender a pensar com IA — e usá-la de forma ética, criativa e estratégica.
É com esse propósito que nasce a Escola de IA da Pós PUCPR Digital, um programa inovador de pós-graduação voltado à aplicação prática da IA em diferentes áreas de atuação profissional.
A Escola de IA é uma iniciativa da PUCPR que reúne a excelência acadêmica da universidade e a experiência de líderes de big techs globais.
Com uma metodologia exclusiva, os cursos foram pensados para acelerar a adoção da IA no mercado, mesmo para quem não é da área de tecnologia ou não sabe programar. Os cursos oferecem aulas práticas, além de capacitar profissionais a compreender o funcionamento da inteligência artificial.
“Não estamos criando apenas um curso, mas uma escola voltada a ensinar como aplicar IA em diferentes estruturas e profissões. É um projeto com propósito claro: aprender a pensar com IA, e não apenas usá-la”, explica Aguilar Selhorst, um dos coordenadores do programa.
A coordenadora Carla Freitas Silveira Netto reitera esse diferencial da Escola de IA: “Nós formamos profissionais que compreendem o porquê de usar IA, e não apenas o como. Buscamos preparar líderes, gestores e equipes para aplicar a inteligência artificial com ética e propósito”.
A Escola de IA da Pós PUCPR Digital oferece cinco cursos de especialização reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC):
Com o selo de qualidade da PUCPR, uma das universidades mais inovadoras do país, a Escola de IA se diferencia por unir conteúdo prático, curadoria de ponta e atualização contínua.
Os estudantes têm acesso a:
Esses diferenciais possibilitam aproveitar ao máximo os benefícios da IA na atuação profissional, sem perder a visão crítica ao utilizar as ferramentas.
“A IA permite automatizar o que é repetitivo e liberar tempo para o que é essencial: criar. É uma parceira no processo criativo, não uma ameaça”, afirma Selhorst, reforçando o caráter humano e estratégico da tecnologia.
“Mais do que acompanhar o hype, é preciso entender o impacto da IA e saber aplicá-la de forma sustentável. O futuro do trabalho será híbrido, de humanos e agentes de IA atuando em sinergia”, complementa Carla.
Além de professores da instituição a Escola de IA conta com nomes internacionais que atuam em big techs. Entre eles estão:
Mais do que dominar ferramentas, o primeiro passo é mudar a mentalidade. Tanto para líderes quanto para profissionais de marketing, RH ou experiência do cliente, incorporar a inteligência artificial ao trabalho exige curiosidade, empatia e propósito.
Aguilar Selhorst acredita que a transformação começa pela experimentação e pela coragem de errar: “Comece pequeno, mas comece. Teste, explore, erre e aprenda rápido. A IA é copiloto e o piloto é você.”.
Já Carla Silveira Netto defende que o uso consciente da IA passa por compreender o que está por trás das interfaces que encantam o mercado: “Busque compreender como a IA funciona por trás da interface. Vá além do uso superficial e aprenda a incorporar a IA de forma estratégica e ética no seu dia a dia de trabalho.”.
Para ela, o profissional do futuro é aquele que entende os limites e as potencialidades da tecnologia. “Quando você entende o que há por trás da ferramenta, deixa de ser apenas um usuário e passa a ser criador de soluções com IA”, conclui.
As matrículas para os cursos da Escola de IA da Pós PUCPR Digital já estão abertas. Profissionais de todas as áreas podem se inscrever para desenvolver competências em inteligência artificial aplicadas à sua realidade de mercado.
A Escola de IA é um programa de pós-graduação da Pós PUCPR Digital criado para acelerar a adoção da inteligência artificial no mercado. Reúne cursos práticos, professores de big techs globais e metodologia exclusiva para desenvolver competências em IA aplicadas a diferentes áreas profissionais.
Os cursos da Escola de IA foram pensados para profissionais de qualquer área — mesmo quem não é da tecnologia nem sabe programar. O objetivo é ensinar como aplicar a IA na prática para gerar eficiência, inovação e resultados nos negócios.
A Escola de IA reúne cinco especializações reconhecidas pelo MEC:
A Escola de IA oferece microcertificações por módulo, acesso à comunidade por até três anos e atualização contínua do conteúdo por 24 meses após a conclusão da pós. Os cursos trazem aplicações reais de mercado e professores das principais big techs do mundo, como Google, Microsoft, Amazon e Nvidia.
Entre os docentes estão nomes como Neil Hoyne (Google), Peter Norvig (Google), Rafael Arroyo (Amazon Brasil), Ralf Buechsenschuss (Microsoft), Andrei Golfeto (Nvidia), Frederik Pferdt (Google) e Nathalia Andrijic (Google).
A Escola de IA vai além do “como usar IA”. Ela ensina o por que, para que e por quem aplicar a tecnologia — sempre com foco ético, estratégico e sustentável. A proposta é formar profissionais críticos, que pensam com IA e não apenas a utilizam.
Os cursos combinam fundamentos teóricos, prática intensiva com IA generativa, ferramentas aplicadas e estudos de caso reais.
As matrículas estão abertas no site posdigital.pucpr.br. Basta preencher o formulário e iniciar sua jornada para se tornar um profissional preparado para o presente e o futuro com inteligência artificial.
*Este conteúdo foi feito com o apoio de IA.
Por Redação
Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!
Assine a News da Pós para ficar por dentro das novidades
Receba conteúdos sobre:
Formulário enviado com sucesso!

