Pós PUCPR Digital leva conhecimento com propósito ao VIII Congresso Internacional de Felicidade

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Olivia Baldissera • 11 de novembro de 2025

Acompanhe

    [BLOG] Dynamic Author

    A Pós PUCPR Digital marcou presença no VIII Congresso Internacional de Felicidade, nos dias 8 e 9 de novembro em Curitiba. O evento reuniu referências nacionais e internacionais nas áreas de ciência, arte, filosofia, psicologia e desenvolvimento humano, promovendo uma imersão em torno do tema da felicidade e de práticas para uma vida mais significativa. 

    Durante o congresso, o público pôde conhecer de perto alguns cursos que dialogam diretamente com as temáticas do congresso: 

    Além disso, visitantes puderam registrar o momento em um totem fotográfico e levar uma lembrança do evento.

    Mas, afinal, o que é felicidade? 

    A felicidade foi o eixo central das reflexões do congresso. Segundo Gustavo Arns, professor da Pós PUCPR Digital e idealizador do evento, a felicidade é “um estado da mente que pode ser cultivado”. Ele explica que, à luz da neurociência, é possível treiná-la: “A ciência adora a palavra construção, porque ao falar em construir assumimos a nossa autorresponsabilidade. Felicidade é um estado mental treinável”. 

    Essa visão afasta a ideia da felicidade como algo a ser alcançado externamente, aproximando-a de uma prática diária de escolhas, percepções e hábitos emocionais. 

    “Felicidade exige valentia. É mais fácil reclamar, desistir. Mas precisamos ser corajosos para enxergar motivos para agradecer e assumir a responsabilidade pela vida que merecemos”, reforçou Arns. 

    Felicidade como aprendizado: o olhar da Pós PUCPR Digital 

    Os cursos da Pós PUCPR Digital convidam o estudante a refletir sobre a felicidade a partir de uma base científica e humanista. 

    Para Gustavo Arns, as formações têm impacto direto na vida pessoal e profissional dos participantes. “Eu venho escutando centenas de alunos que relatam o quanto o conteúdo das pós-graduações é transformador e tem apoiado suas práticas e transições de carreira. Se você busca conhecimento e autoconhecimento, este é o momento certo para adquirir esse aprendizado”, aconselhou. 

    Essa transformação foi vivenciada por muitas alunas que participaram do congresso e compartilharam suas experiências com os cursos. 

    Silvana Mendonça Pereira, aluna do curso Neurociência Aplicada: Produtividade e Performance Humana, destacou o quanto o aprendizado ampliou sua visão humanizada. 

    “O curso abriu muito a minha mente, por estudar com pessoas de outras áreas e mostrar uma parte tão humanizada das novas disciplinas. Foi tão rico que me estimulou a vir ao Congresso Internacional de Felicidade”, contou. 

    Nadine Gavski fez o curso Neurociência, Psicologia Positiva e Mindfulness e ressaltou o impacto do conteúdo no propósito de vida: “Essa formação trouxe uma ressignificação de sentido e de propósito, tanto para minha vida pessoal como para o meu trabalho”. 

    A bióloga e professora Raquel Balestra já fez duas especializações da Pós PUCPR Digital e reforçou a qualidade da estrutura e do corpo docente. “Uma das coisas que mais me encantam nos cursos da Pós PUCPR Digital é o profissionalismo, da parte visual ao material das aulas. Os professores foram fantásticos e mudaram minha vida”, elogiou. 

    Conheça cursos para que unem conhecimento e propósito 

    A participação da Pós PUCPR Digital no VIII Congresso Internacional de Felicidade reafirma seu compromisso com uma formação que integra ciência, propósito e bem-estar. 

    Nossos cursos são voltados a quem busca compreender as bases científicas da mente humana e, assim, desenvolver competências para viver (e promover) uma vida com mais sentido. 

    Perguntas frequentes sobre felicidade 

    O que é felicidade?

    Para Gustavo Arns, felicidade é um estado mental treinável, resultado de escolhas conscientes, hábitos e percepções que fortalecem o bem-estar emocional e a autorresponsabilidade. 

    Felicidade é ausência de sofrimento?

    Não. Felicidade não significa eliminar momentos ruins, mas desenvolver recursos internos para enfrentá-los com equilíbrio e gratidão. 

    O que a ciência da felicidade estuda?

    A ciência da felicidade é uma área multidisciplinar que investiga fatores que promovem bem-estar, propósito, emoções positivas e relações saudáveis. 

    Como a educação pode contribuir para a felicidade?

    A educação amplia a consciência e estimula o autoconhecimento, ajudando as pessoas a desenvolverem competências socioemocionais e a construírem vidas mais significativas. 

    Quais cursos da Pós PUCPR Digital abordam a felicidade?

    Por Redação

    Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

    A purple and pink poster that says curadoria de conteudo exclusivos sobre saúde mental

     

    Assine a  News  da Pós para ficar por dentro das  novidades


    Receba conteúdos sobre:


    • tendências de mercado
    • formas de escalar sua carreira
    • cursos para se manter competitivo.


    Quero receber

    Conteúdo Relacionado

    Um anúncio de um livro intitulado entrevista motivacional