Skip to content

Inovação na Saúde

O futuro da saúde é agora!

Por Bruna Giroldo   | 

O mundo mudou! Acelerou, se reinventou e vai evoluir cada vez mais. Com a saúde não é diferente. Já é impossível falar nessa área tão importante e sensível às mudanças sem tocar nas infinitas possibilidades de ferramentas e metodologias que a revolução tecnológica nos proporcionou.

O que você vai fazer para não ficar de fora dessa transformação digital?

É hora de olhar além, perceber os sinais, se atentar às tendências muito antes que elas aconteçam. Para ajudar com essa questão, resolvemos puxar esse papo e trazer uma série de conteúdos completamente gratuitos nos quais vamos abordar conceitos tecnológicos atuais e que já são aplicados na área. Quer um exemplo? Olha só!

Na websérie HEALTH TECH - SAÚDE 4.0 É AGORA, apresentamos algumas ferramentas tecnológicas, inovadoras, para melhoria da sua carreira, negócio ou instituição de saúde.

 

A primeira delas é o Lean que, além de uma ferramenta, é uma filosofia. Uma forma de transformar operações através das pessoas e evitar desperdícios.

O conceito surgiu dentro da Toyota, uma das maiores empresas do mundo, e lá eles conseguiram transformar a produção de carros de uma forma inédita na história da humanidade.

O Lean é aplicado em todas as formas e etapas de produção de bens ou serviços. Pode ser aplicado, inclusive, na área de saúde.

Também não podemos nos esquecer dos conceitos de Data Driven Healthcare que são cuidados dirigidos, direcionados através de dados.

Hoje, qualquer coisa que você faça na internet é monitorado por algoritmos e softwares que definem quem você é.

Quem nunca procurou por algo na internet e alguns minutos depois foi bombardeado por propagandas desse produto ou serviço no seu Facebook ou no seu Instagram? A área de saúde não vai ficar de fora dessa. 

Uma das maiores empresas do mundo está comprando hospitais e clínicas em todos os Estados Unidos. Essa empresa se chama Amazon.

A Amazon consegue através de dados da internet, dados do Google, saber quais os sites que você acessa, o que você escolhe comprar, quais são os blogs que você mais gosta e, por meio disso, oferece para você oportunidades melhores. Na área de saúde vai acontecer a mesma coisa.

Você conhece o seu negócio? Você sabe quem são seus pacientes?

A maior parte das pessoas vai falar “Sim, meus pacientes são de Classe A, B ou C.” ou “Meus pacientes são mais da área de Ortopedia ou são da área de Cancerologia”. No entanto, esses são os dados que todos conseguem ter.

Agora, você sabe o que seus pacientes gostam de comer? Qual a porcentagem dos pacientes que você tem no hospital e que moram na região? Você sabe a porcentagem de pacientes que chegam ao seu hospital por meio de aplicativos?

É esse tipo de dado, de informação, que o Data Driven Healthcare nos oferece.

Você vai poder saber mais detalhes a respeito dos seus pacientes. Por que eles escolhem você e não outro profissional? Quais são as afinidades que seus pacientes têm com a sua instituição, clínica ou consultório. Nós vamos saber tudo o que está relacionado ao seu paciente e tudo o que ele realmente quer e precisa.

O Lean e o Data Driven Healthcare são ferramentas que podem melhorar a operação da sua instituição, do seu hospital, da sua carreira profissional ou de qualquer área de negócio dentro da área de saúde — mas não são as únicas.

Existem diversas ferramentas que podem ajudar a eficiência operacional, a eficiência do negócio e trazer mais resultados para sua instituição.

A websérie HEALTH TECH - SAÚDE 4.0 É AGORA traz, em 4 episódios inéditos, conceitos como: Data Driven Healthcare, Inteligência Artificial, Neurociência até Human Skills com renomados especialistas e professores da área.

Descubra como trazer o "futuro" para o hoje na saúde com o que há de mais inovador no assunto. Assista a todos os episódios da websérie agora!

Sobre o autor

Bruna Giroldo

Bruna Giroldo

Analista de marketing de conteúdo da Pós PUCPR Digital. Escritora e entusiasta da educação digital e do futuro do trabalho.

Assine nossa newsletter e fique por dentro do nosso conteúdo.