Skip to content

Tecnologia   |   Carreira   |   Negócios e Gestão

Gamificação e mercado de trabalho: qual a relação entre os termos?

Por Bruna Giroldo   | 

Há muito tempo a gamificação não diz respeito apenas ao mundo da tecnologia e dos videogames. Pode até parecer, pelo nome, mas a verdade é que a gamificação é uma dinâmica cada vez mais presente nos ambientes de trabalho e de aprendizado.

O que é gamificação, afinal?

A gamificação (ou gamification, em inglês) é o termo utilizado para falar da lógica e dos mecanismos presentes nos jogos, principalmente com o uso de novas tecnologias, para estimular o aprendizado, motivar comportamentos e fornecer a sensação de recompensa.

Em qualquer tipo de jogo existe um objetivo a ser cumprido e obstáculos que levam o protagonista em busca da realização. A psicologia por trás dos jogos revela algo muito profundo: a conquista e a superação movem o ser humano.

Isso significa que todos nós podemos nos beneficiar da gamificação e esse tipo de mecânica funciona em muitos aspectos da vida. Por esse motivo a gamificação tem ganho destaque no mercado de trabalho nos últimos anos.

Aprofunde-se no conceito de gamificação e entenda por que esta estratégia é essencial para engajar colaboradores.

Como a gamificação se aplica ao mercado de trabalho?

Lembre-se: a gamificação está relacionada ao incentivo e ao engajamento.

Logo, ela é utilizada pelas empresas para criar ambientes estimulantes, criar motivação e despertar a produtividade. Dessa forma, a empresa se beneficia com colaboradores mais motivados e os profissionais se beneficiam ao receber estímulo para os processos do dia a dia.

Podemos citar alguns exemplos da aplicação da gamificação nesse contexto, como em processos seletivos, incentivo ao trabalho em equipe, geração de competitividade de forma saudável e justa, em treinamentos corporativos para qualificar os funcionários, na criação de planos de carreira e na transformação de processos mais densos em algo divertido e cativante.

Quais são os benefícios da gamificação para os profissionais?

Além de ser muito interessante para as empresas, a gamificação é um poderoso mecanismo para os profissionais que buscam qualificação e crescimento.

Ela estimula algumas das características mais buscadas hoje no mercado e que são citadas como os atributos esperados do profissional do futuro. Confira alguns dos principais benefícios que a gamificação pode trazer para o seu desenvolvimento:

  1. Transforma obstáculos e desafios em pontos de superação;
  2. Gera sentimentos de motivação, conquista e confiança;
  3. Facilita o aprendizado e a retenção de conteúdo;
  4. Oferece os mesmos recursos para todos e, assim, estimula a competição saudável no ambiente de trabalho;
  5. Aumenta a criatividade na resolução de problemas;
  6. Possibilita a mensuração do desempenho;
  7. Facilita a transmissão de conhecimento entre os colaboradores;
  8. Entrega feedbacks praticamente em tempo real, o que traz um estímulo constante de melhorias.

Portanto, a gamificação possibilita não apenas a qualificação de novas habilidades, mas também a utilização desse conhecimento para se destacar no mercado de trabalho. O profissional que faz uso de gamificação tem mais facilidade no aprendizado e pode usar isso ao seu favor na hora de projetar e impulsionar a sua carreira.

Aqui na Pós PUCPR Digital nós oferecemos uma solução para quem quer se aprofundar no tema, com o curso Gamificação, Engajamento e Marketing Digital.

Você aprenderá técnicas de game design, aliadas à psicologia, para desenvolver estratégias vencedoras de inspiração, engajamento, mudança de comportamento e fidelização.

Alavanque sua carreira com os cursos da Pós PUCPR Digital

Sobre o autor

Bruna Giroldo

Bruna Giroldo

Analista de marketing de conteúdo da Pós PUCPR Digital. Escritora e entusiasta da educação digital e do futuro do trabalho.

Assine nossa newsletter e fique por dentro do nosso conteúdo.

x