Inscreva-se
imagem
PUCPR Logo
Economia comportamental, dados e novas tecnologias
Tecnologia Bagde de Desconto

Economia comportamental, dados e novas tecnologias

Descubra como o comportamento humano, a análise de dados e as novas tecnologias podem potencializar a tomada de decisões. Entenda e aplique os princípios que influenciam escolhas individuais e coletivas, aprendendo a analisar os efeitos dos vieses psicológicos e a estruturar pesquisas que identificam as influências sobre decisões estratégicas. Prepare-se para se destacar no mercado como um líder inovador e estratégico, pronto para enfrentar os desafios do futuro.
Tire suas dúvidas
Conecte-se ao futuro com a Pós PUCPR Digital
As temáticas mais relevantes do século 21

As temáticas mais relevantes do século 21

Questões de contexto real e estratégia metacognitiva. Conteúdo completo, prático e revisado regularmente
Certificado com selo de excelência PUCPR

Certificado com selo de excelência PUCPR

Invista seu tempo com propósito. Escolha pela tradição e credibilidade de quem tem mais de 60 anos aprendendo e ensinando.
Aulas com profissionais renomados

Aulas com profissionais renomados

Acesso direto às mentes mais brilhantes do Brasil e do mundo de onde você estiver, no tempo que você tiver.
100% online com momentos ao vivo

100% online com momentos ao vivo

Vá além das tradicionais videoaulas gravadas em sala. Fale com seu professor, interaja com seus pares e crie oportunidades de vida.

Sobre o curso

- Analise os efeitos dos vieses psicológicos sobre a escolha individual.

- Estruture pesquisas para identificar influências na tomada de decisão.

- Compreenda como dados e novas tecnologias impactam as decisões econômicas.

- Aplique conhecimentos de economia comportamental para melhorar estratégias de negócios.

- Desenvolva habilidades para interpretar e utilizar dados na formulação de políticas e estratégias empresariais.
- Profissionais de Finanças

- Gestores de Pessoas

- Especialistas em Marketing

- Líderes Empresariais

- Gestores de Políticas Públicas

- Profissionais interessados em comportamento do consumidor


As estrelas com quem você vai aprender 


Conhecimento acadêmico e bagagem prática. Tudo isso junto, nas suas aulas, no seu curso.

Tiago Cavalcanti Tabajara

Tiago Cavalcanti Tabajara

Conheça
Flávia Ávila

Flávia Ávila

Conheça
Clóvis de Barros Filho

Clóvis de Barros Filho

Conheça
Roberto Celestino

Roberto Celestino

Conheça
Marcelo Leite

Marcelo Leite

Conheça
Tayyab Rashid

Tayyab Rashid

Conheça
Alexandre Dinkelmann

Alexandre Dinkelmann

Conheça
Gabriela Mosmann

Gabriela Mosmann

Conheça
Newton Linchen

Newton Linchen

Conheça
Carlos Eduardo Lessa Brandão

Carlos Eduardo Lessa Brandão

Conheça
Fabricio Lira

Fabricio Lira

Conheça
Tiago Barra

Tiago Barra

Conheça
Rodrigo Augusto de Godoi

Rodrigo Augusto de Godoi

Conheça
Yuval Noah Harari

Yuval Noah Harari

Conheça

O que você vai desenvolver

Veja o programa com todas as disciplinas do curso:

Big Data e Estratégia de Dados: o Enriquecimento de Bases Como Estratégia Competitiva
Esta disciplina aborda a importância do uso dos dados para compreensão e previsão de comportamentos organizacionais. Serão discutidos o conceito de Big Data, as possíveis formas de coleta de dados e o enriquecimento de bases por meio de exemplos do uso estratégico em ambientes corporativos.
Tiago Barra
Antecipando Comportamentos com Modelos Preditivos
Essa disciplina é destinada a apresentar como os modelos preditivos são elaborados e a importância de aplicá-los nas organizações para a antecipação de cenários. Nela, os estudantes irão identificar os principais modelos utilizados para fazer previsão de comportamentos utilizando análise multivariada de dados. Ao final, serão capazes de avaliar os principais modelos preditivos para antecipação de comportamentos. 
Rodrigo Augusto de Godoi
Machine Learning
Esta disciplina apresenta de forma simples e clara como o machine learning pode ser utilizado nos negócios, focando na comunicação e no relacionamento com os usuários/consumidores. Os estudantes analisarão a capacidade dos computadores de aprender de acordo com as respostas esperadas, através de associações de diferentes dados, como imagens e números, para entender mudanças nos comportamentos de clientes e consumidores. Ao final, serão capazes de diferenciar as formas de aprendizado dos computadores, buscando uma melhor interação e monitoramento de mudanças de padrões de comportamentos.
Roberto Celestino
Inteligência Artificial
Esta disciplina visa desmistificar o conceito de Inteligência Artificial (IA) e explorar sua aplicação prática no mercado. Os estudantes irão aprofundar-se nos principais conceitos e funcionalidades da IA, com foco particular em sua utilização para a otimização de relacionamentos e captura de dados. Por meio de exemplos concretos de estratégias de marketing impulsionadas por IA, os alunos aprenderão como implementar eficazmente essa tecnologia. Ao concluir o curso, estarão capacitados para recomendar estratégias avançadas de uso de IA em diversos contextos empresariais.
Fabricio Lira
Psicologia Positiva: Inteligência Emocional e Autoconsciência
Reconheça os fenômenos positivos da existência humana, embasados cientificamente, que potencializam a capacidade de viver de maneira virtuosa e maximizar experiências felizes em seu cotidiano.
Caroline de Moraes
Neurociência Aplicada a Negócios
Explore as bases neurocientíficas que explicam o comportamento de consumo. Aprofunde conhecimentos como marcadores somáticos e neurônios-espelho, analisando estratégias de estímulo ao consumo, como mensagens subliminares ou estímulos sensoriais. Ao final, avalie seu nível de exposição a estímulos ao consumo e potencialize sua atividade profissional ligada às vendas.
Tiago Cavalcanti Tabajara
Felicidade e Bem-Estar
Explore a questão fundamental do que é a felicidade, o quanto ela realmente importa e quais são as práticas que podem influenciá-la ou prejudicar a busca por ela. Faça uma jornada através da Psicologia, Neurociências e constructos associados diretamente ao bem-estar e a percepção da felicidade, sendo, ao final do curso capaz de definir o que constitui uma vida boa e feliz para ele, bem como estará munido de ferramental para buscar isto.
Tayyab Rashid
Fundamentos de Ciência de Dados e Big Data
Nesta disciplina, os alunos aprenderão de maneira simples e clara como a ciência de dados e o big data podem ser utilizados de forma positiva nos negócios. Serão apresentados exemplos práticos da aplicação da tecnologia, permitindo melhor compreensão sobre o uso dessas ferramentas.
Marcelo Leite
Quem Quer ser um Milionário? Planejamento Financeiro e Finanças Comportamentais
Os alunos serão orientados sobre questões de planejamento financeiro, como a quantia a ser poupada para a aposentadoria e a composição do portfólio de investimentos para atingir essa meta. Serão discutidas estratégias para manter-se fiel a esse objetivo de longo prazo, levando em consideração o perfil do investidor.
Gabriela Mosmann
Robô-trade, Inteligência Artificial e Investimentos
Nesta disciplina, será discutido como a inteligência artificial está revolucionando o mundo dos investimentos. Será apresentado como o machine learning pode ser adotado em estratégias de investimento, aproveitando essa crescente tendência.
Newton Linchen
Open-banking, Fintechs e os Próximos Unicórnios
Os alunos serão introduzidos ao cenário de inovação em finanças, com foco nas fintechs. Serão discutidas as tendências imediatas para os serviços financeiros e os direcionamentos futuros desse setor.
Alexandre Dinkelmann
Identificação de Riscos e Diretrizes
Nesta disciplina, os estudantes identificarão riscos por meio da aplicação sistemática de técnicas e ferramentas, compreendendo o que pode acontecer, como, quando e por quê. Serão abordadas as diretrizes que auxiliam nas etapas do risk assessment, identificando os métodos mais apropriados para o tratamento dos riscos, suas consequências e probabilidades.
Carlos Eduardo Lessa Brandão
Economia Comportamental
Esta disciplina oferece uma análise aprofundada dos fundamentos teóricos da economia comportamental, abordando uma ampla gama de vieses cognitivos, tomada de decisões sob incerteza e psicologia econômica. Explora como esses conceitos podem ser aplicados em diferentes contextos, tornando-a valiosa para estudantes de várias formações, permitindo-lhes compreender melhor como as pessoas tomam decisões e como esses princípios podem ser aplicados em diferentes campos de estudo e profissões.
Flávia Ávila
Ética: Inteligência Moral na Era Digital
Explore os principais desafios éticos trazidos pelas terceiras e quartas revoluções industriais e pela cultura da pós-verdade. Esta disciplina foca em como os profissionais do futuro podem enfrentar esses desafios utilizando a inteligência moral para a tomada de decisões. Os alunos irão aprender a navegar em cenários complexos onde a ética se torna fundamental para liderar com integridade e responsabilidade.
Clóvis de Barros Filho
Admirável Futuro Novo
Esta disciplina oferece uma reflexão profunda sobre os desafios globais enfrentados pela humanidade no século XXI, explorando os avanços da inteligência artificial e as inovações da biotecnologia. Os estudantes analisarão os obstáculos políticos e educacionais que podem dificultar a superação desses desafios, baseando-se no pensamento de Harari. Ao final do curso, os participantes desenvolverão uma compreensão multidisciplinar, abrangendo Negócios, Direito, Educação, Tecnologia e Saúde, sobre as estratégias para enfrentar e superar os desafios globais discutidos.
Yuval Noah Harari
Explore a experiência Pós PUCPR Digital
Guia do Curso

Saiba mais no Guia do Curso 

  • Carga horária 
  • Como funcionam as aulas e atividades avaliativas 
  • Como é a experiência da Pós PUCPR Digital 
  • Ementa disciplina a disciplina 
  • Condições comerciais e opções de pagamento 
Baixe o guia do curso

Entenda o curso

Confira as principais informações da pós para fazer a sua escolha. 

Formação em 360h

300h de conteúdo divididas em 15 disciplinas + 60h destinadas ao Projeto de Aplicação.  

Conteúdo para enriquecer sua jornada

Aprofunde sua aprendizagem com artigos, vídeos e cases reais, além de uma exclusiva biblioteca virtual. 

Aprenda com grandes nomes

Aqui seus professores são mentes brilhantes em suas áreas, como Yuval Harari, autor do best-seller Sapiens. 

Momentos de interação

Toda a praticidade do online para equilibrar com sua rotina, somada à conexão e valor de aulas ao vivo com seus professores. 

Certificado PUCPR

Leve para seu currículo um selo que representa tradição e excelência de ensino. Uma das melhores universidades da América Latina. 

Acompanhamento próximo

Sempre que precisar, fale com nossa equipe para tirar dúvidas acadêmicas, de secretaria ou financeiro. 

Matricule-se

15% de desconto

Em 36x de R$ 370,46 , por:

R$ 314,89
ou à vista de R$ 13.336,44, por R$ 9.068,78
Fale com um consultor

Mais detalhes

Perguntas que nos fazem

Como faço minha inscrição/matrícula?

Por meio do site (ou com auxílio do nosso contact center), na página do curso escolhido. Insira seus dados de cadastro, confirme o formato de pagamento de sua escolha e pronto! Você receberá um e-mail de confirmação com os seus dados de acesso à Plataforma de Estudos.

Existem materiais de apoio?
Cada curso conta com diversas ferramentas auxiliares para as práticas propostas, assim como estudos de caso preparados pelo time PUCPR Digital.
Quais as formas de pagamento?
Consulte descontos e demais condições de pagamento na página do seu curso de interesse. 
Qual é a duração e carga horária do curso?
Os cursos compreendem 360 horas de conteúdo, sendo 300 horas de aulas e 60 horas para o projeto final. 

Cursos relacionados

X
Share by: