Skip to content

Carreira

O que faz um agente autônomo de investimentos, profissão em alta em 2024

Por Olívia Baldissera   | 

Mais de um terço dos brasileiros investem em produtos financeiros, de acordo com a Anbima. São dezenas de milhões de pessoas que querem fazer render o dinheiro que conquistaram com tanto esforço. 

É nesse momento que entram os agentes autônomos de investimentos, também chamados de assessores de investimentos, para oferecer orientações que ajudem a navegar pelo oceano de possibilidades do mercado financeiro. Saiba mais sobre o trabalho desse profissional a seguir: 

A função de um agente autônomo de investimentos 
Diferença entre assessor, consultor e agente autônomo de investimentos 
O que um agente autônomo de investimentos não pode fazer 
Quanto ganha um agente autônomo de investimentos 
O que é preciso para ser um agente autônomo de investimentos

Inscreva-se no curso Planejamento Financeiro, Investimentos Digitais e Tendências de Mercado da Pós PUCPR Digital

A função de um agente autônomo de investimentos 

O agente autônomo de investimentos (AAI) é responsável por apresentar as opções disponíveis no mercado financeiro aos investidores, ao fazer a ponte entre clientes e corretoras, mas sem estar vinculado a um fundo ou produto específico. Ele explica ao cliente como funcionam ativos como ações, renda fixa, fundos de investimento e muitos outros, sempre respeitando o perfil do investidor (conservador, moderado ou agressivo). Também faz o recebimento e execução de ordens e transmissão para os sistemas de negociação.

Para exercer essa função, ele deve ter um profundo conhecimento do mercado financeiro e dos riscos envolvidos em cada tipo de investimento. É comum AAI atuarem em corretoras ou como pessoas jurídicas. 

Outra função do agente autônomo de investimentos é a educação, ao ensinar os clientes sobre orçamento, economia básica e planejamento para metas de curto, médio e longo prazo. Ele também pode oferecer orientações para gerenciamento de dívidas, planejamento de aposentadoria e planejamento tributário. 

São mais de 23,3 mil profissionais credenciados para atuar como AAI no Brasil, segundo dados da Ancord, entidade autorizada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) a certificar os agentes para atuarem no mercado financeiro.

>>> Leia também: Como trabalhar no mercado financeiro: tudo o que você precisa saber para atuar na área

Diferença entre assessor, consultor e agente autônomo de investimentos 

Agente autônomo de investimentos é o nome formal do assessor de investimentos. No entanto, a Resolução CVM 178/23, que rege a atuação do AAI, passou a usar “assessor” para se referir às atribuições desse profissional.

Já o consultor e o agente autônomo de investimentos têm uma função semelhante: ajudar os clientes a tomarem decisões no mercado financeiro. No entanto, o AAI atua em um escritório de investimentos vinculado a uma corretora, enquanto o consultor pode trabalhar em uma consultoria de terceiros ou na própria empresa.

Outra diferença importante está na diversidade de produtos que podem oferecer aos investidores. Por geralmente estar vinculado a uma corretora, o AAI tem um limite de ativos para apresentar aos clientes. Já o consultor tem uma gama maior de produtos à disposição do cliente, pois pode trabalhar com mais de uma corretora. 

A forma de remuneração entre os profissionais também varia. O agente autônomo de investimentos recebe por comissão, enquanto o consultor cobra um valor fixo relacionado ao patrimônio do cliente. 

 

 

O que um agente autônomo de investimentos não pode fazer 

Agentes autônomos de investimentos não podem atuar em nome do cliente nem oferecer administração, consultoria e análise de valores mobiliários, de acordo com a Resolução CVM 178/23, que regulamenta a atividade. 

Até 2022, os agentes eram obrigados a manter uma relação de exclusividade com as corretoras de valores, ou seja, só podiam distribuir valores mobiliários de uma única corretora. Com a resolução da CVM de 2023, isso se tornou opcional. 

Quanto ganha um agente autônomo de investimentos 

A renda de um agente autônomo de investimentos varia bastante, pois o valor total da remuneração depende das transações de investimentos feitos para o cliente. De acordo com o Glassdoor, a média salarial é de R$ 22.000,00.

Se pensarmos em um ano de trabalho, o salário médio de um AAI pode variar entre 0,6% e 1,5% da quantia total captada por ele ao gerir os investimentos dos clientes.

No caso de agentes sem vínculo empregatício, a remuneração é influenciada pelo acordo firmado entre a corretora e o agente, a capacidade do profissional de captar novos clientes e a receita gerada pelos produtos contratados pelos clientes. 

>>> Leia também: Saiba por que fazer um MBA em finanças pode alavancar sua carreira

O que é preciso para ser um agente autônomo de investimentos 

Para ser um agente autônomo de investimentos, é preciso ser aprovado na prova da Ancord, composta por 80 questões sobre economia e mercado financeiro. Não é exigida uma formação específica, basta ter o Ensino Médio completo para se credenciar. No entanto, dos candidatos que fizeram a prova e obtiveram autorização para atuar como AAI, pelo menos 90% têm uma graduação no currículo.

Além da certificação, é preciso buscar qualificação constante para acompanhar as tendências do mercado e atender as demandas dos investidores. Na Pós PUCPR Digital, você encontra especializações e cursos livres que vão te ajudar a se destacar no mercado financeiro. Confira: 

Pós-graduação 

>>> Economia Comportamental, Dados e Novas Tecnologias

>>> Planejamento Financeiro, Investimentos Digitais e Tendências de Mercado

Cursos livres

>>> Análise técnica: descobrindo tendências nos gráficos financeiros, com Eduardo Becker

>>> Criptoativos: investimento e especulação, com Andrew Urquhart

>>> Derivativos: como e quando usar, com Jerson Zanlorenzi

>>> Gestão financeira digital: o que há de novo? Com Flaviano Ventorim

>>> Investimentos ESG: a nova tendência do mercado, com Marina Cançado

>>> Investindo em startups, com Maria Rita Spina Bueno

>>> Mercado acionário: é possível enriquecer com ações no Brasil? Com Luiz Barsi Neto

>>> O mercado brasileiro de renda fixa, com Marília Fontes

>>> Robô-trade, inteligência artificial e investimentos, com Newton Linchen

>>> Sistema Financeiro: do Banco Central ao Open Banking, com Gustavo Loyola

>>> Vale a pena investir em fundos? Com Felipe Pontes

>>> Valuation: como atribuir o valor de uma empresa usando o fluxo de caixa descontado? Com Alexandre Póvoa

Acelere sua carreira com os cursos da Pós PUCPR Digital!

Sobre o autor

Olívia Baldissera

Olívia Baldissera

Jornalista e historiadora. É analista de conteúdo da Pós PUCPR Digital.

Assine nossa newsletter e fique por dentro do nosso conteúdo.