26/04/2021 07:00:00

Ética: aprenda com Clóvis de Barros Filho o que todo profissional do futuro precisa saber

Um profissional do futuro precisa saber o que é ética. Aprenda o verdadeiro significado da palavra com Clóvis de Barros Filho!

"A melhor maneira de preparar o futuro é viver adequada e potentemente o presente"

Clóvis de Barros Filho, Professor Doutor e livre-docente pela ECA-USP

As novas tecnologias mudaram o mundo, inclusive o mercado de trabalho. Hoje, profissionais de todas as áreas de atuação precisam conhecer não só dispositivos e softwares novos, mas também condutas até então inéditas.

O que isso quer dizer? Que o mundo cobrará atitudes que você nunca adotou antes, necessárias para o convívio nesta nova sociedade cada vez mais tecnológica. Sim, você precisa se adaptar. E quem irá ajudá-lo neste processo é Clóvis de Barros Filho, professor doutor da ECA-USP que há mais de 30 anos estuda Ética.

Neste artigo, você conhecerá a trajetória de Clóvis de Barros Filho e o que é ética. Conhecer o verdadeiro sentido do termo ajudara você a tomar as decisões certas em um mundo cada vez mais acelerado.

Quem é Clóvis de Barros Filho

Com mais de trinta anos de experiência na docência, Clóvis de Barros Filho é jornalista e professor livre-docente na área de Ética da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). É Mestre em Science Politique pela Universite de Paris III (Sorbonne-Nouvelle) e Doutor em Ciências da Comunicação pela USP.

Também já lecionou nos cursos de Jornalismo e Relações Públicas das universidades Casper Líbero, UniSanta e ESPM. Em 2005, Clóvis de Barros Filho fundou o Espaço Ética, instituição que oferece aulas e cursos também sobre Comportamento Organizacional.

Escreveu mais de 15 livros, entre eles "A vida que vale a pena ser vivida" (2010) e "Ética e vergonha na cara" (2014). É pesquisador em Ética da UNESCO e atua há mais de dez anos como palestrante e consultor de grandes empresas.

O que é ética e por que é tão importante para as profissões do futuro

A ética tem se tornado progressivamente relevante na sociedade contemporânea. A palavra entrou com força no dialeto das empresas e grandes organizações, na mídia, na política e no trabalho das autoridades públicas.

Ela é absolutamente central para se viver em sociedade. Sua importância é reconhecida por todos, mas poucas pessoas sabem, de fato, o sentido do termo. Defini-lo como um guia para o que é certo ou errado, permitido ou proibido, não é o suficiente para sua compreensão plena.

A ética é um conhecimento a serviço da vida e da convivência, que lida com pessoas reais, não com um ser humano genérico. Ela vai muito além de respeitar normas estabelecidas. A ética é uma disposição da inteligência coletiva, uma luta de toda a sociedade para alcançar a convivência mais justa.

Em outras palavras, a ética é:

  1. A inteligência compartilhada a serviço do aperfeiçoamento da convivência;
  2. Um hábito de respeito pela presença e pela vida do outro;
  3. Uma definição dos limites da felicidade possível ao conviver com outras pessoas.

Geralmente, a palavra "ética" vem acompanhada da palavra "dilema". Para explicar esta relação, Clóvis de Barros usa a metáfora do cobertor curto: quando você cobre o calcanhar em um dia frio, acaba descobrindo a orelha. Mas aquecê-la também é importante! O que fazer agora?

A orelha e o calcanhar simbolizam os nossos valores e representam este dilema. Mas podem surgir trilemas, tetralemas, pentalemas... Por isso que entender o significado de "ética" é imprescindível para tomar decisões no dia a dia. Ela é um saber prático, não teórico.

Agora que você sabe mais sobre ética, como se adaptar?

Deu para perceber que a ética já se tornou um pré-requisito para as profissões do futuro, não é? E você pode aprender ainda mais com Clóvis de Barros Filho! Ele é professor de ética nos seis cursos da Pós PUCPR Digital:

  • Big Data e Marketing Intelligence
  • Saúde 4.0: Gestão, Tecnologia e Inovação
  • Gamificação, Engajamento e Marketing Digital
  • Saúde Mental e Desenvolvimento Humano
  • Arquitetura de Software, Ciência de Dados e Cybersecurity
  • Neurociência, Psicologia Positiva e Mindfulness

Todas as aulas são em primeira pessoa e 100% online, com uma metodologia exclusiva que permite você interagir ao vivo com o professor.

Faça sua matrícula agora mesmo

sobre o autor

Olívia Baldissera

Analista de conteúdo da Pós PUCPR Digital. Jornalista e historiadora apaixonada pelo estudo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Próximo conteúdo

O futuro da saúde é agora!

Um profissional do futuro precisa saber o que é ética. Aprenda o verdadeiro significado da palavra com Clóvis de Barros Filho!

Tempo de leitura

2 min