Acessar o feed

Ética: aprenda com Clóvis de Barros Filho o que todo profissional do futuro precisa saber

Image of Olívia Baldissera
Olívia Baldissera

Segundo Clóvis de Barros Filho, a ética é central para se viver em sociedade

"A melhor maneira de preparar o futuro é viver adequada e potentemente o presente"

Clóvis de Barros Filho, Professor Doutor e livre-docente pela ECA-USP

As novas tecnologias mudaram o mundo, inclusive o mercado de trabalho. Hoje, profissionais de todas as áreas de atuação precisam conhecer não só dispositivos e softwares novos, mas também condutas até então inéditas.

O que isso quer dizer? Que o mundo cobrará atitudes que você nunca adotou antes, necessárias para o convívio nesta nova sociedade cada vez mais tecnológica. Sim, você precisa se adaptar. E quem irá ajudá-lo neste processo é Clóvis de Barros Filho, professor doutor da ECA-USP que há mais de 30 anos estuda Ética.

Neste artigo, você conhecerá a trajetória de Clóvis de Barros Filho e o que é ética. Conhecer o verdadeiro sentido do termo ajudara você a tomar as decisões certas em um mundo cada vez mais acelerado.

Quem é Clóvis de Barros Filho

Com mais de trinta anos de experiência na docência, Clóvis de Barros Filho é jornalista e professor livre-docente na área de Ética da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). É Mestre em Science Politique pela Universite de Paris III (Sorbonne-Nouvelle) e Doutor em Ciências da Comunicação pela USP.

Também já lecionou nos cursos de Jornalismo e Relações Públicas das universidades Casper Líbero, UniSanta e ESPM. Em 2005, Clóvis de Barros Filho fundou o Espaço Ética, instituição que oferece aulas e cursos também sobre Comportamento Organizacional.

Escreveu mais de 15 livros, entre eles "A vida que vale a pena ser vivida" (2010) e "Ética e vergonha na cara" (2014). É pesquisador em Ética da UNESCO e atua há mais de dez anos como palestrante e consultor de grandes empresas.

O que é ética e por que é tão importante para as profissões do futuro

A ética tem se tornado progressivamente relevante na sociedade contemporânea. A palavra entrou com força no dialeto das empresas e grandes organizações, na mídia, na política e no trabalho das autoridades públicas.

Ela é absolutamente central para se viver em sociedade. Sua importância é reconhecida por todos, mas poucas pessoas sabem, de fato, o sentido do termo. Defini-lo como um guia para o que é certo ou errado, permitido ou proibido, não é o suficiente para sua compreensão plena.

A ética é um conhecimento a serviço da vida e da convivência, que lida com pessoas reais, não com um ser humano genérico. Ela vai muito além de respeitar normas estabelecidas. A ética é uma disposição da inteligência coletiva, uma luta de toda a sociedade para alcançar a convivência mais justa.

Em outras palavras, a ética é:

  • A inteligência compartilhada a serviço do aperfeiçoamento da convivência;
  • Um hábito de respeito pela presença e pela vida do outro;
  • Uma definição dos limites da felicidade possível ao conviver com outras pessoas.

Geralmente, a palavra "ética" vem acompanhada da palavra "dilema". Para explicar esta relação, Clóvis de Barros usa a metáfora do cobertor curto: quando você cobre o calcanhar em um dia frio, acaba descobrindo a orelha. Mas aquecê-la também é importante! O que fazer agora?

A orelha e o calcanhar simbolizam os nossos valores e representam este dilema. Mas podem surgir trilemas, tetralemas, pentalemas... Por isso que entender o significado de "ética" é imprescindível para tomar decisões no dia a dia. Ela é um saber prático, não teórico.

Agora que você sabe mais sobre ética, como se adaptar?

Deu para perceber que a ética já se tornou um pré-requisito para as profissões do futuro, não é? E você pode aprender ainda mais com Clóvis de Barros Filho! Ele é professor de ética nos seis cursos da Pós PUCPR Digital:

Todas as aulas são em primeira pessoa e 100% online, com uma metodologia exclusiva que permite você interagir ao vivo com o professor.

➡ Garanta sua vaga para as próximas turmas da Pós PUCPR Digital e prepare-se para o pós!


Relacionados

Festa do Pijama do McDonald's no BBB já é case de marketing

Image of Olívia Baldissera
Olívia Baldissera

A casa mais vigiada do Brasil entrou nos trending topics do Twitter mais uma vez no último sábado...

Ver mais

As lições valiosas de Roberto Prado para profissionais de TI

Image of Olívia Baldissera
Olívia Baldissera

A transformação digital como processo é uma das lições de Roberto Prado. Descubra outras neste...

Ver mais