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Quem já teve que esperar na linha para falar com um atendente no SAC de qualquer empresa sabe que existe um jeito mais rápido de resolver seus problemas. E se, quando finalmente é atendido, a pessoa do outro lado for antipática, então, a experiência se torna pior ainda.
A qualidade do atendimento, em qualquer etapa do funil de vendas, é crucial para atrair novos clientes – e manter os já conquistados.
O Consumer Index Report 2020 da Aspect mostra que 40% dos consumidores deixaram de adquirir produtos e serviços de pelo menos uma empresa no ano passado devido à baixa qualidade do atendimento.
Como garantir uma boa experiência ao consumidor em todas as etapas da jornada de compra?
A solução: machine learning.
Neste artigo, você entenderá o que significa machine learning e os benefícios da implantação no atendimento ao cliente, além de conhecer cases de sucesso do uso da tecnologia.
Em português, machine learning significa "aprendizado de máquina". O termo se refere à capacidade dos computadores de aprender de forma autônoma, a partir da interação com o usuário.
A tecnologia de Inteligência Artificial (IA) permite que os computadores tomem decisões e interpretem dados de maneira automática, a partir de algoritmos. Não é necessário programá-los para executarem ações específicas.
Um algoritmo é uma sequência finita de ações e regras que visam a solucionar um problema. Cada um deles aciona um diferente tipo de operação ao entrar em contato com os dados que o computador recebe. O resultado de todas as operações é o que possibilita o aprendizado da máquina.
Dessa forma, as máquinas aperfeiçoam as tarefas executadas, por meio de processamento de dados como imagens e números. Por isso o machine learning depende do Big Data para ser efetivo.
O Big Data é a junção e análise estratégica de um grande volume de dados. Neste artigo, você pode se aprofundar sobre o conceito e entender como o Big Data funciona.
O computador pode aprender de diferentes maneiras, dependendo dos dados que recebe. Conheça os diferentes tipos de machine learning:
O nome “machine learning” foi usado pela primeira vez pelo cientista da computação Arthur Lee Samuel, na década de 1950. Ele desenvolveu o software Game of Checkers, considerado a primeira demonstração da capacidade da IA.
O trabalho de Samuel ganhou uma grande contribuição do matemático Alan Turing, que testou o potencial de aprendizado das máquinas a partir do contato com a linguagem humana.
Outro marco da história do machine learning é o software ELIZA, desenvolvido por Joseph Weizenbaum em 1966, no MIT. O sistema simulava diálogos com um psicólogo.
O aprendizado de máquina oferece insights valiosos para garantir a melhor experiência de relacionamento aos consumidores.
Quando eles procuram o contact center, a principal preocupação deles é a eficácia do atendimento, seguida pela acurácia na resolução do problema e, por fim, a segurança, segundo o Consumer Index Report 2020 da Aspect.
A implantação do machine learning no relacionamento com o cliente traz 6 benefícios principais:
Se você assiste a filmes da Netflix ou é impactado por anúncios no Instagram, saiba que você está em contato com o machine learning.
Mas o uso da inteligência de máquina vai muito além! Confira 8 exemplos:
Por okleina
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