26/03/2021 11:00:00

Como cuidar da saúde mental? Dicas para aplicar em si e nos outros

Você sabe como cuidar da saúde mental e ter empatia com quem o cerca? Descubra neste artigo como melhorar sua qualidade de vida (e ajudar os outros).

Se tem um assunto que ganhou destaque no ano de 2020 foi o de “saúde mental”. A preocupação com uma vida mais equilibrada e com a manutenção da saúde não apenas do corpo, mas também da mente, nunca esteve tão em alta. Afinal, cuidar do corpo como uma unidade é fundamental no mundo em que vivemos hoje, com estímulos a todo tempo, sobrecarga, estresse, ansiedade e dinâmicas sociais que mudam tão rapidamente.

E você, sabe como cuidar da saúde mental e tem empatia com aqueles que te cercam? No post de hoje vamos falar mais sobre esse tema e dar dicas para melhorar a qualidade de vida. Continue sua leitura!

Por que é importante cuidar da saúde mental?

Falar sobre saúde mental é falar sobre cuidados básicos com o nosso ser. Ela está relacionada com todo o funcionamento do nosso corpo e uma saúde mental desequilibrada costuma inclusive trazer sintomas físicos. E muitas vezes acaba por ficar em segundo plano, abrindo lugar para problemas como ansiedade ou depressão.

Saiba o que é saúde mental de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).  

Mas se afastar do problema no dia a dia não é fácil. Por esse motivo, é importante tomar alguns cuidados para evitar sobrecarga e questões mais sérias e complicadas relacionadas à saúde mental.

Dicas para cuidar da sua saúde mental

Preste atenção ao que você sente! O mesmo vale para as pessoas que te cercam e que você quer com carinho. Por isso, siga nossas dicas:

1. Cuide do seu sono

A falta e o excesso de sono são prejudiciais à saúde e podem causar desequilíbrios. Portanto, entenda o tempo de sono ideal para o seu corpo e adapte a sua rotina a ele. Sempre que possível, reserve o começo da noite para atividades mais tranquilas de realizar e comece a preparar o seu corpo e a sua mente para o momento de descanso que está chegando.

2. Faça exercícios físicos

Exercitar-se diariamente, nem que seja uma caminhada leve por 30 minutos, ajuda a manter a oxigenação ideal para o cérebro e produz hormônios importantes para nossa saúde mental e sensação de bem-estar, como a endorfina.

3. Tome cuidado com as redes sociais

A gente só mostra nas redes sociais o que quer, certo? Mas muitas vezes esquecemos que quem está do outro lado também faz o mesmo. A comparação e expectativa de ter uma vida como a de influenciadores digitais é muito injusta. Tente lembrar-se que o que aparece por ali sempre é uma edição do que os outros querem mostrar e controle o uso das redes para não exagerar.

4. Conte com o auxílio profissional

Todas as dicas que trouxemos aqui estão muito relacionadas com ações para evitar problemas mais sérios e manter a saúde mental equilibrada. Mas, algumas questões mais sérias como ansiedade, pânico e depressão precisam contar com a avaliação e acompanhamento de um profissional. Está tudo bem em pedir ajuda.

Inclusive, as profissões de psicólogo, psicoterapeuta e psicanalista são algumas das que estão com mais crescimento e que são consideradas como necessárias para nossa sociedade no presente e futuro.

Lembre-se: cuidar da saúde mental também significa diminuir os níveis de cobrança e sobrecarga. Então, faça o que te faz bem e siga os conselhos dentro da sua realidade.

Por aí, qual é o primeiro passo que você irá dar para uma vida com mais equilíbrio e qualidade de saúde mental? Compartilhe com a gente aqui nos comentários!

sobre o autor

Bruna Giroldo

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