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Carreira

3 dicas práticas para aumentar a produtividade no home office

Por Olívia Baldissera   | 

O que você achou de trabalhar de casa no último ano? Saiba que você faz parte dos 7,3 milhões de brasileiros que estão em home office atualmente, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que monitora o trabalho remoto no país durante a pandemia de COVID-19.

E as empresas têm planos de manter parte da semana de trabalho assim: segundo levantamento da Open Mind, startup que funciona como um clube de relacionamento para executivos, 85% dos empresários entrevistados pretendem adotar o modelo híbrido ao longo de 2021. Ou seja, em alguns dias os colaboradores trabalham de casa, em outros, do escritório.

Sim, o trabalho remoto veio para ficar, o que não o torna menos desafiador. Se manter produtivo em home office pode ser difícil em alguns dias, mas com estas três dicas práticas você poderá fortalecer seu foco ainda hoje!

1. Mantenha uma rotina de trabalho em casa

A que horas você costumava entrar quando trabalhava presencialmente? No home office, é importante seguir a mesma rotina de expediente para que seu corpo entenda que está em um momento de trabalho, e não de descanso.

Há, sim, uma maior flexibilidade de horários e economia de tempo com deslocamento, mas é importante lembrar que você ainda precisará lidar com as tarefas domésticas, como levar os filhos à escola, ir ao mercado ou preparar refeições.

Caso o seu gestor não tenha feito esta definição, estabeleça para si mesmo o horário em que você começará a trabalhar e o tempo que precisa para entrar no “modo home office” depois de acordar. Depois, internalize estas regras:

Faça pausas ao longo do dia

É comum no trabalho remoto nos concentrarmos em uma atividade e não percebermos o tempo passar, às vezes nos esquecendo até de almoçar. Estabeleça para si mesmo pausas de 10 a 15 minutos ao longo do dia e levante-se, caminhe pela casa ou faça um lanche. Sua produtividade e sua saúde irão agradecer.

Saiba quando encerrar o expediente

Não extrapole na jornada de trabalho em casa. O cansaço irá se acumular ao longo da semana e sua produtividade irá cair. Uma dica é agendar um compromisso para o horário em que você deve encerrar o expediente, como uma aula na academia, um curso online ou assistir à uma série.

Nunca trabalhe de pijama

Ao trabalhar de pijama, inconscientemente você associará o home office a momentos de relaxamento e descanso. Não significa que você terá que usar gravata ou um scarpin em casa, mas vista-se de uma forma que não pareça desleixada quando participar de calls com a equipe.

Inclua na rotina reuniões com a equipe

O trabalho em home office pode ser bastante solitário, por isso é importante incluir na agenda uma reunião com toda equipe por videoconferência, pelo menos uma vez por semana. É neste momento em que as expectativas serão alinhadas, as metas serão definidas e, principalmente, ideias serão compartilhadas.

O ser humano é social e o trabalho colaborativo é fonte de motivação, por isso o home office é ainda mais desafiador para a produtividade. Além das reuniões de equipe, mostre-se disponível aos colegas e sempre peça ajuda quando precisar.

➡ SAIBA MAIS: Futuro do trabalho: as profissões que deixarão de existir (e as que irão surgir)

2. Escolha um único espaço de casa para o home office

Nada de trabalhar na cama com o notebook no colo. Separe um ambiente da sua casa e transforme-o no seu escritório, onde você deverá trabalhar todos os dias nos horários estabelecidos, como explicamos acima.

Ter um espaço específico para o home office ajuda a seu corpo a entender qual é o ambiente de trabalho e qual é o de descanso. Organize este cômodo com estas dicas em mente:

Trabalhe em um ambiente silencioso e sem distrações

O local em que você trabalha deve ter o mínimo de distrações possível, o que incluí televisão, sons da rua, barulho de obra e atividades da família. Converse com seu marido ou esposa e seus filhos sobre seus horários de trabalho e peça para eles não entrarem no cômodo que você escolheu neste período. Assim você evita interrupções e consegue manter o foco em uma atividade por mais tempo.

Mantenha a mesa limpa

Não deixe a papelada acumular sobre a mesa, pois a desordem visual prejudica a atenção. Tenha à mão somente o necessário: o notebook, caneta, bloco de papel e uma garrafa d’água.

Lembre-se da ergonomia

Se bater aquela dor nas costas no final do dia, está aceso o sinal de alerta. Estar em home office envolve se preocupar também com ergonomia, ou seja, a relação entre o espaço de trabalho e sua saúde física. Na prática, é preciso ficar atento à sua postura e à cadeira, à mesa e ao notebook.

Todas as orientações estão na Norma Regulamentadora 17 (NR-17) da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

  • Cadeira: além de confortável, a cadeira deve permitir que você mantenha os joelhos dobrados em 90 graus e os pés totalmente apoiados no chão. O móvel também precisa oferecer apoio para suas costas e seus antebraços.
  • Mesa: a altura ideal para uma mesa de trabalho varia entre homens e mulheres. Para elas, a mesa deve ter 65 cm. Para eles, a altura deve ser de 70 cm.
  • Notebook: para trabalhar com conforto visual, seu notebook deve estar distante dos seus olhos entre 45 cm e 70 cm. Para saber a altura certa, deixe o topo do monitor alinhado horizontalmente com seus olhos. Evite inclinar a cabeça para baixo ao digitar.

3. Realize uma tarefa de cada vez

O segredo da produtividade no home office está na definição de prioridades para realizar uma tarefa de cada vez. É preciso separar os momentos de resolver questões familiares e do trabalho, além de definir o que é urgente do que pode ser feito em outra hora. Assim você evita cair no mito da capacidade multitarefa.

Evite ser multitarefas

Realizar várias coisas ao mesmo tempo é um mito: seu cérebro apenas muda o foco de uma tarefa para outra, o que acaba sendo mais cansativo do que a atividade em si. Ainda, tentar ser multitarefas é mais um fator de estresse que prejudica sua saúde mental.

Deixe as expectativas claras

Assim como você, seus colegas estão preocupados em manter a produtividade no home office. Por isso é importante deixar claro para eles, em especial se você for o gestor, o que é esperado deles e vice-versa. Assim se evita ruídos na comunicação e o ambiente trabalho, mesmo que remoto, se torna mais tranquilo e produtivo.


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Sobre o autor

Olívia Baldissera

Olívia Baldissera

Jornalista e historiadora. É analista de conteúdo da Pós PUCPR Digital.

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