Carreira

Como desenvolver soft skills em 7 dicas práticas

Se você fosse o recrutador de uma empresa, qual seria o seu critério de desempate entre dois candidatos que têm currículos muito parecidos? As soft skills seriam a solução.

Elas já se tornaram a principal preocupação para profissionais de RH em empresas de pequeno, médio e grande porte. Em levantamento realizado pelo LinkedIn em 2019, 92% dos recrutadores disseram que as soft skills são tão importantes quanto as hard skills.

Ainda, 89% dos entrevistados destacaram que a falta de habilidades comportamentais são o principal motivo de contratações malsucedidas em organizações.

Reparou como as soft skills podem determinar o futuro de um profissional? Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, aprimorar as habilidades comportamentais se tornou um pré-requisito.

>>> Conheça as soft skills mais procuradas pelas empresas.

Confira neste artigo 7 dicas práticas de como desenvolver soft skills para continuar relevante na sua área de atuação. Algumas delas você pode adotar ainda hoje.

7. Busque autoconhecimento

Você saberia dizer quais são as soft skills que você precisa desenvolver? E quais habilidades comportamentais você mais domina? O primeiro passo para desenvolver soft skills é conhecer a si mesmo.

Reserve alguns minutos à noite para refletir sobre tudo o que aconteceu no seu dia, o que você sentiu em determinados momentos e quais foram suas reações aos acontecimentos. Se necessário, verbalize as sensações. Esta prática o ajudará a reconhecer e controlar as próprias emoções, soft skill indispensável para momentos de pressão.

Nestes momentos de reflexão, defina para si mesmo quais são seus objetivos profissionais. Onde você quer chegar na carreira? O que você sempre quis fazer na sua profissão?

As respostas a estas perguntas ajudarão a definir em quais soft skills concentrar seus esforços. Se você quer ocupar um cargo de gestão, por exemplo, é preciso focar na liderança.

Caso sinta a necessidade de uma orientação profissional para conhecer melhor a si mesmo, procure programas de mentoria ou coaching. A terapia também é um caminho.

6. Alinhe expectativas sobre seu cargo

Independentemente do cargo que você ocupa dentro de uma empresa, é preciso alinhar com seu gestor quais são as expectativas em relação à função que você exerce e à sua trajetória na organização.

Quais resultados você precisa entregar para a empresa? Existe um plano de carreira? Há algo que você precisa melhorar?

Esclarecer o que o colaborador espera da empresa, e vice-versa, abre portas para o desenvolvimento contínuo de soft skills no meio corporativo. Assim você se sentirá mais confortável para propor novas ideias e participar de novos projetos.

5. Invista na cultura do feedback

Feedbacks frequentes sobre o desempenho da equipe e dos gestores são uma forma de praticar a comunicação assertiva. São nestes encontros que você irá descobrir também quais soft skills precisam ser aprimoradas, já que seus colegas de trabalho comentaram seu desempenho, em especial no âmbito da colaboração.

Caso a empresa em que você trabalha não tenha a cultura do feedback, faça está sugestão para o RH. Você já estará treinando mais uma soft skills, a da proatividade.

4. Exercite a escuta

Parte do processo de desenvolvimento das soft skills envolve ouvir os outros e refletir sobre o que eles falaram. Mostre que você está realmente interessado no que seus colegas de trabalho têm a dizer.

E você não precisa reagir de imediato ao que o outro falou. Não tem problema admitir que você não sabe a resposta e precisa de um tempo para pensar. A escuta permite uma comunicação mais eficiente entre os interlocutores.

3. Arrisque-se em novos projetos

Esta é uma forma de desenvolver as soft skills na prática. Envolver-se em novos projetos dentro da empresa permite que você conviva com outras pessoas e coloque seu conhecimento à prova.

Você também pode tomar à frente de um projeto para praticar suas habilidades de liderança, além de trabalhar a comunicação e a colaboração.

2. Tenha disciplina e paciência

Desenvolver soft skills não é algo que acontece da noite para o dia. Assim como a prática de atividade física, é algo que precisa ser incluído na rotina. É necessário treino e estudo.

1. Não pare de estudar

Falando em estudos, é importante lembrar que o desenvolvimento de soft skills é contínuo, mas que pode ser aprimorado com cursos e aulas voltadas às habilidades comportamentais.

Um profissional que quer se destacar no mercado de trabalho precisa adotar a mentalidade do lifelong learning, o “aprender a aprender”, um dos pré-requisitos para continuar relevante no futuro do trabalho.

Por isso as especializações em Pessoas, Gestão e Comportamento e Arquitetura de Software, Ciência de Dados e Cybersecurity da Pós PUCPR Digital contam com um módulo dedicado ao desenvolvimento das soft skills.

Ao final do curso, os profissionais estarão mais bem preparados para ocupar cargos estratégicos e de liderança dentro das organizações.