Você lembra quando começaram a sair reportagens sobre o Big Data nos principais jornais do Brasil? O conceito se disseminou nos anos 2000 e hoje representa números impressionantes quando falamos em geração de dados.
Só em 2018 foram criados 33 zetabytes (ZB) de novos dados no mundo, sendo cada zetabyte o equivalente a 1 trilhão de gigabytes. Até 2023, o volume de novas informações pode chegar a 103 ZB, segundo o relatório Using Data Intelligently: Unification and Pipelining Patterns in the Digital Economy, da IDC Infobrief.
A incomensurável quantidade de dados esconde informações valiosas para o sucesso de um negócio, independentemente do seu segmento. É nesta hora que o marketing intelligence entra em ação, ao coletar, analisar e tirar insights das informações sobre um setor específico.
Hoje o analista de inteligência de mercado é indispensável para o sucesso dos times de vendas, marketing, produto e relacionamento de uma empresa. Mas o que este profissional faz no dia a dia?
A seguir, você entenderá qual é o conceito de marketing intelligence, o que faz um analista de inteligência de mercado e o que você pode fazer para atuar na área.
O que é marketing intelligence ou inteligência de mercado?
Também chamado de inteligência de mercado, o marketing intelligence é uma abordagem baseada em coleta e análise de dados externos com o objetivo de desenvolver estratégias de negócio. Mais do que monitorar concorrentes, quem trabalha nesta área tenta entender o que acontece fora da porta da empresa para aumentar a competividade.
Os dados são transformados em inteligência para auxiliar a tomada de decisão dos gestores, resultando em melhores produtos e serviços, maior satisfação do cliente e descobertas de oportunidades no segmento de mercado.
O termo “marketing intelligence” foi usado pela primeira vez pelo pesquisador Hans Peter Luhn em 1958, no artigo A business intelligence system, publicado na IBM Journal of Research and Development.
O cientista da computação usou a expressão para se referir às novas tecnologias do período pós-guerra. O conceito de marketing intelligence como entendemos hoje se popularizou na década de 1980, referindo-se ao potencial dos dados de otimizar decisões estratégicas.
Com o Big Data, o marketing intelligence se tornou mais sofisticado, a partir da complexidade de informações disponíveis. Saiba mais sobre o Big Data e a importância da análise de dados para o marketing.
O que faz um analista de inteligência de mercado?
O analista de inteligência de mercado ou marketing intelligence é o responsável por extrair insights do grande volume de dados à disposição da empresa. Ele faz o mapeamento, segmentação e estudo do mercado para identificar riscos e oportunidades de negócio. A função inclui benchmarking e investigação do perfil dos clientes.
Para exercer esta função, o profissional precisa desenvolver soft skills como pensamento analítico, raciocínio lógico, autogerenciamento e comunicação assertiva. O trabalho que ele fará no dia a dia é:
- Monitorar as fontes de dados relevantes para o negócio;
- Coletar, organizar e analisar os dados;
- Antecipar tendências e mudanças no mercado;
- Identificar falhas e melhorias em processos e produtos;
- Organização de relatórios e dashboards para serem apresentados aos demais setores da empresa e aos tomadores de decisão.
A realização destas tarefas demanda do analista de inteligência de mercado o domínio de ferramentas de data analytics. Descubra a diferença entre este termo e os conceitos de Data Science e Big Data.
Qual o salário de um analista de inteligência de mercado?
O salário do analista de inteligência de mercado varia de acordo com o tamanho da companhia e com o nível de experiência do profissional.
Um analista de inteligência de mercado sênior pode ganhar até R$ 15 mil em organizações com faturamento acima de R$ 500 milhões. Em empresas com um faturamento menor, o salário chega a R$ 8,4 mil.
Já quem está no início da carreira do marketing intelligence tem uma média salarial de R$ 6,2 mil em empresas de grande porte. Os profissionais júniores que integram os times de pequenas e médias empresas recebem, em média, R$ 3,4 mil.
Os valores fazem parte do guia salarial da Robert Half, que fez um levantamento das profissões que estão em alta em 2021 no mercado de trabalho. O relatório da empresa de recrutamento também apontou que a demanda por especialistas em marketing intelligence é alta em startups e nos setores de educação, saúde, logística, varejo e alimentos e bebidas.
A formação para trabalhar com marketing intelligence
Não é exigida uma graduação específica para atuar como analista de inteligência de mercado. Geralmente, quem trabalha com marketing intelligence tem formação em Administração, Publicidade, Sociologia, Estatística, Marketing, entre outras.
Mas é necessário atender a dois pré-requisitos para crescer na carreira de marketing intelligence: ter um nível intermediário de inglês e uma pós-graduação no currículo.
Por não haver uma formação específica na área, é na especialização que o profissional irá aprofundar seus conhecimentos técnicos em Big Data, Digital Analytics, UX e modelos preditivos.
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