05/03/2021 16:24:58

Como equilibrar vida pessoal e profissional em um mundo cada vez mais acelerado?

Equilibrar a vida pessoal e profissional é desafiador, mas colocar em prática estas dicas simples faz toda a diferença. Descubra quais são elas.

A rotina corrida de trabalho e a quantidade grande de obrigações fazem com que algumas pessoas acabem priorizando a vida profissional em detrimento da vida pessoal.

A princípio, isso pode até trazer resultados animadores, principalmente no âmbito financeiro. Mas, a longo prazo, a falta de equilíbrio causa danos físicos e psicológicos.

O ideal é conseguir conciliar o trabalho com os cuidados com a saúde mental e o tempo dedicado à família e a outros relacionamentos.

Se você quer saber como equilibrar vida pessoal e profissional e ter uma rotina mais tranquila, continue lendo para conferir dicas simples que podem ser colocadas em prática hoje mesmo!

Planeje momentos de descanso

O primeiro passo para quem deseja equilibrar vida pessoal e profissional é incluir o tempo que será dedicado às atividades pessoais no seu planejamento semanal. Na hora de planejar tudo o que será feito nos próximos dias, muita gente considera apenas os compromissos profissionais e acaba não sobrando tempo para se dedicar a outras coisas.

Mas a sua vida pessoal merece mais do que o tempo que sobra, não é verdade? Por isso, valorize os momentos que você passa consigo, fazendo coisas que gosta e convivendo com pessoas queridas. Coloque esse tempo no seu cronograma!

Esta dica é ainda mais valiosa durante o home office imposto pela pandemia. Saiba como cuidar da saúde mental na pandemia neste artigo.

Aproveite os finais de semana

Os finais de semana são dias de descanso mental. Evite marcar compromissos de trabalho para o sábado e domingo e acumular tarefas profissionais para serem cumpridas nesse tempo.

Se for inevitável ou em casos de imprevisto, estipule uma quantidade máxima de horas para dedicar a esses afazeres — e cumpra o que foi combinado.

Dedique-se a atividades prazerosas no seu tempo livre

Divirta-se! Aproveite o seu tempo livre para fazer coisas que realmente gosta. Você pode ler, maratonar uma série, conviver com pessoas que gosta, fazer uma viagem curta ou simplesmente ficar em casa sem fazer nada. O que importa é relaxar e se dedicar a coisas que lhe dão prazer.

Sim, é possível se divertir e ter prazer no trabalho, mas neste tópico, nós estamos falando exclusivamente sobre lazer, certo?

Cultive hábitos saudáveis

Se você quer mesmo saber como equilibrar vida pessoal e profissional, precisa estar sempre de olho na sua saúde. O cuidado com o corpo é tão importante quanto os cuidados com a mente.

No seu dia a dia, não deixe de levantar algumas vezes para fazer alongamento, caminhe, beba água, faça exercícios físicos e se alimente bem. Fazer exames periodicamente também é muito importante para garantir que qualquer doença seja detectada precocemente!

Reserve um tempo para estar com quem você ama

Cuidar dos relacionamentos é fundamental, sejam eles familiares, de amizade ou afetivos. Mesmo na correria da rotina, não deixe de estar presente na vida das pessoas que você ama. Um simples gesto, como enviar uma mensagem perguntando se está tudo bem ou dividindo alguma situação ajuda a manter fortes esses vínculos.

Nos momentos de folga, dedique um tempo a estar com essas pessoas!

É normal que a rotina cheia de trabalho traga satisfação profissional e financeira, além da sensação de produtividade. Mas, com o tempo, isso pode ser prejudicial à saúde do corpo e da mente caso a vida pessoal não esteja contemplada no dia a dia da pessoa.

Por isso, é importante que você saiba como equilibrar vida pessoal e profissional, evitando se dedicar demais a uma área e deixando outras questões de lado.

Que tal compartilhar este post nas suas redes sociais e ajudar seus amigos a entenderem a importância de conciliar esses pilares?

sobre o autor

Olívia Baldissera

Analista de conteúdo da Pós PUCPR Digital. Jornalista e historiadora apaixonada pelo estudo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Próximo conteúdo

3 dicas práticas para aumentar a produtividade no home office

Equilibrar a vida pessoal e profissional é desafiador, mas colocar em prática estas dicas simples faz toda a diferença. Descubra quais são elas.

Tempo de leitura

2 min