Acompanhe
Quem sonha em ser PMO , uma das profissões em alta nos próximos anos, precisa dominar conceitos fundamentais para a área. Os mais importantes são o conceito de produto e de projeto.
Você saberia dizer a diferença entre eles?
Confira um resumo dos conceitos de produto e projeto que vai te ajudar a responder à pergunta.
Aqui vamos falar do conceito de produto para as Ciências Sociais Aplicadas e para as Ciências Jurídicas.
Nas Ciências Sociais Aplicadas, mais especificamente para o marketing, um produto é algo que pode ser oferecido para aquisição, utilização ou consumo a um mercado. Ele deve satisfazer a um desejo ou necessidade de consumidores ou de organizações, o que envolve um processo de melhorias constantes.
Um produto pode ser:
Essa definição clássica é de Philip Kotler, compartilhada no livro “Administração de Marketing” (2000). Kotler também elaborou uma classificação para os diferentes produtos disponíveis no mercado:
O conceito de produto de Kotler é inspirado no de Jerome McCarthy, criador dos 4 P’s do marketing. No livro “Basic Marketing” (1960), McCarthy definiu um produto como:
“O produto total é mais do que o objeto físico, no que se refere às características funcionais e estéticas. Inclui acessórios, instalações, instruções sobre uso, embalagem, talvez um nome que tenha relação com algumas necessidades psicológicas, e a certeza de que estarão disponíveis os serviços de assistência técnica indispensáveis para que as necessidades do consumidor mantenham-se satisfeitas após a compra.”
Nessa perspectiva, todo produto tem 4 níveis constitutivos:
Philip Kotler e Jerome McCarthy. Wikimedia Commons CC BY-SA 3.0
E nas Ciências Jurídicas?
O conceito de produto é bem mais conciso. De acordo com o Artigo 3º do Código de Defesa do Consumidor (CDC) :
§ 1° Produto é qualquer bem, móvel ou imóvel, material ou imaterial.
§ 2° Serviço é qualquer atividade fornecida no mercado de consumo, mediante remuneração, inclusive as de natureza bancária, financeira, de crédito e securitária, salvo as decorrentes das relações de caráter trabalhista.
De acordo com o Project Management Body of Knowledge (PMBOK®) , guia elaborado pelo Project Management Institute (PMI), um projeto é:
“Um esforço temporário para alcançar um objetivo específico. Todo projeto é planejado, executado e controlado por pessoas, geralmente com recursos limitados e um escopo bem definido.”
Um projeto representa um componente crítico da estratégia de negócios de uma organização. Com data para começar e para terminar, é realizado em todos os níveis de uma empresa ou fora de suas fronteiras, como em joint ventures.
Geralmente, é constituído por 4 dimensões básicas :
A partir dos conceitos que vimos até aqui, podemos resumir a diferença entre produto e projeto nos seguintes pontos:
O conhecimento teórico e prático é a chave para se destacar na área. O primeiro passo para conquistá-lo é fazer um curso de gestão de projetos , que vai te preparar para obter os principais certificados para atuar como PMO, como os emitidos pelo PMI.
Aprenda com quem é referência no assunto no curso Gestão de Projetos, Jornada do Cliente e Metodologias Ágeis da Pós PUCPR Digital.
O fundador da PMO Global Alliance e cofundador do PMI Rio de Janeiro, Américo Pinto, é professor convidado da disciplina “Project Management Office”. Em aulas 100% online, ele vai falar sobre como implementar a área em uma organização para melhorar os resultados dos projetos.
Além do módulo com o professor convidado Américo Pinto, você vai aprender:
Se ficar com alguma dúvida, é só clicar no botão do WhatsApp do lado direito da sua tela. A equipe da Pós PUCPR Digital está a postos para te ajudar.
Esperamos que este resumo sobre os conceitos de produto e projeto tenha sido útil para você. Acompanhe o Blog da Pós PUCPR Digital para mais conteúdo sobre gestão e negócios.
Por okleina
Gostou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo ou compartilhe com seus amigos!
Assine a News da Pós para ficar por dentro das novidades
Receba conteúdos sobre:
Formulário enviado com sucesso!