A diferença entre o conceito de produto e projeto

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27 de setembro de 2022

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    Quem sonha em ser PMO , uma das profissões em alta nos próximos anos, precisa dominar conceitos fundamentais para a área. Os mais importantes são o conceito de produto e de projeto.

    Você saberia dizer a diferença entre eles?

    Confira um resumo dos conceitos de produto e projeto que vai te ajudar a responder à pergunta.

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    O conceito de produto

    Aqui vamos falar do conceito de produto para as Ciências Sociais Aplicadas e para as Ciências Jurídicas.

    Nas Ciências Sociais Aplicadas, mais especificamente para o marketing, um produto é algo que pode ser oferecido para aquisição, utilização ou consumo a um mercado. Ele deve satisfazer a um desejo ou necessidade de consumidores ou de organizações, o que envolve um processo de melhorias constantes.

    Um produto pode ser:

    • Objetos físicos;
    • Serviços;
    • Pessoas;
    • Locais;
    • Organizações;
    • Ideias.

    Essa definição clássica é de Philip Kotler, compartilhada no livro “Administração de Marketing” (2000). Kotler também elaborou uma classificação para os diferentes produtos disponíveis no mercado:

    1. Bens de conveniência: comprados com frequência com o mínimo de esforço;
    2. Bens de compra: consumidor compara preço, modelo e qualidade antes de adquiri-los;
    3. Bens de especialidade: têm características singulares que os diferenciam da concorrência;
    4. Bens não procurados : desconhecidos pelo consumidor, que normalmente não pensa em adquiri-los.

    O conceito de produto de Kotler é inspirado no de Jerome McCarthy, criador dos 4 P’s do marketing. No livro “Basic Marketing” (1960), McCarthy definiu um produto como:

    “O produto total é mais do que o objeto físico, no que se refere às características funcionais e estéticas. Inclui acessórios, instalações, instruções sobre uso, embalagem, talvez um nome que tenha relação com algumas necessidades psicológicas, e a certeza de que estarão disponíveis os serviços de assistência técnica indispensáveis para que as necessidades do consumidor mantenham-se satisfeitas após a compra.”

    Nessa perspectiva, todo produto tem 4 níveis constitutivos:

    1. Nível básico: produto é visto pelo seu benefício mais óbvio, que é a sua funcionalidade. Não há distinção entre marcas e fabricantes;
    2. Nível tangível: produto atinge o consumidor produto atinge o consumidor por uma dimensão sensorial e de valores. Entram em cena a marca e o design;
    3. Nível ampliado: inclui todos os serviços adicionais que são oferecidos ao consumidor para que ele não adquira o produto concorrente. Alguns exemplos são entrega a domicílio, assistência técnica e créditos pós-venda;
    4. Nível potencial: abrange tudo o que pode ser feito pelos consumidores, mas que ainda não se concretizou. Envolve estratégias de aquisição e manutenção de clientes.

    E nas Ciências Jurídicas?

    O conceito de produto é bem mais conciso. De acordo com o Artigo 3º do Código de Defesa do Consumidor (CDC) :

    § 1° Produto é qualquer bem, móvel ou imóvel, material ou imaterial.

    § 2° Serviço é qualquer atividade fornecida no mercado de consumo, mediante remuneração, inclusive as de natureza bancária, financeira, de crédito e securitária, salvo as decorrentes das relações de caráter trabalhista.

    O conceito de projeto

    De acordo com o Project Management Body of Knowledge (PMBOK®) , guia elaborado pelo Project Management Institute (PMI), um projeto é:

    “Um esforço temporário para alcançar um objetivo específico. Todo projeto é planejado, executado e controlado por pessoas, geralmente com recursos limitados e um escopo bem definido.”

    Um projeto representa um componente crítico da estratégia de negócios de uma organização. Com data para começar e para terminar, é realizado em todos os níveis de uma empresa ou fora de suas fronteiras, como em joint ventures.

    Geralmente, é constituído por 4 dimensões básicas :

    1. Tamanho, geralmente medido em termos de valor;
    2. Grau de dificuldade técnica para alcançar o objetivo;
    3. Complexidade do relacionamento entre stakeholders;
    4. Grau de incerteza envolvida no trabalho.

    A diferença entre produto e projeto

    A partir dos conceitos que vimos até aqui, podemos resumir a diferença entre produto e projeto nos seguintes pontos:

    • Um projeto pode ter como objetivo a criação ou melhorias de um produto. Mas também pode ser executado em qualquer departamento de uma organização com os mais diferentes fins, como otimização de processos e treinamentos.
    • O projeto foca na entrega e no cumprimento de um cronograma. O produto foca no resultado, sem ter uma data definida para ser finalizado. Ele envolve um esforço contínuo, já que precisa ser constantemente atualizado para atender as demandas do mercado.

    Por Redação

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