Pós-graduação

Curso de Big Data vale a pena? Veja 5 motivos que provam que sim!

Já se perguntou se um curso de Big Data vale a pena? Se ainda tem dúvidas sobre essa questão, saiba que a resposta é sim! Afinal, a análise de dados têm se tornado uma atividade essencial às empresas, que precisam de profissionais capacitados para gerar valor e aprimorar os processos.

Basicamente, a análise de dados permite que as instituições façam um diagnóstico sobre questões vitais ao funcionamento do negócio, como: atendimento e prestação de serviço, alcance de metas, recrutamento e seleção, finanças, marketing e tantos outros cenários.

Mesmo que pareça desafiadora, a carreira de Big Data ganha cada vez mais força no mercado de trabalho, especialmente porque vai ao encontro das urgências tecnológicas que as empresas precisam suportar.

Preparamos este conteúdo para você entenda um pouco mais sobre o curso de Big Data e seus benefícios. Continue a leitura!

Inscreva-se na pós-graduação em Big Data da Pós PUCPR Digital

Mas então, como é o curso de Big Data?

O curso permite que o profissional entenda a diferença entre conceitos como Big Data, Data Science e Data Analytics, além das aplicações da análise de dados a partir de uma visão mais estratégica dos negócios. Ele não só aprende os fundamentos de BI, como também é ensinado a fazer a limpeza e a organização dessas informações. E o mais importante: aprende a aplicá-las.

Perpassando pelo processo de análise de dados, o curso permite que o aluno entenda a diferenciação de cada etapa, sendo as principais:

1. Descritiva: momento em que o profissional consegue entender qual é o problema, ou seja, identifica o que realmente está acontecendo.
  2. Diagnóstico: é quando o profissional entende os motivos do problema e consegue identificar porque algo ocorreu.
  3. Preditiva: nessa etapa o analista faz uma previsão sobre processos e resultados, ele apresenta as probabilidades de que algo aconteça.
  4. Prescritiva: neste momento é definido o que deve ser feito e quais os caminhos mais indicados para o alcance de determinado resultado.

Por meio desse conhecimento, o profissional passa a ter mais facilidade na realização de planejamentos e na definição de objetivos. O curso de Big Data também facilita uma aproximação do aluno com conceitos que envolvem a Internet das Coisas (iOT) e as aplicações do Analytics. Se ainda tem dúvidas sobre como o Big Data pode ser usado de maneira prática nas empresas, confira este artigo.

Quais são os seus principais benefícios?

Pós-graduações, cursos e especializações são importantes para que o profissional se mantenha atualizado em relação ao mercado de trabalho e, claro, tenha mais conhecimento sobre a área em que atua.

Agora, com as facilidades do cenário digital, o estudo se tornou mais acessível e flexível. Por isso, quem deseja fazer um curso de Big Data deve se atentar aos diversos benefícios que ele pode trazer, certo? Abaixo, elencamos os 5 principais:

1. Ajuda a conseguir uma boa remuneração: Naturalmente, a busca por melhorias na carreira envolve a análise do salário, afinal este é um fator decisivo para muitos profissionais. A área do Big Data é bem oportuna nesse sentido e a remuneração média é de R$7.000,00.
  2. Fortalece o currículo: A competitividade está cada vez mais alta e ter um curso como o de Big Data pode influenciar a decisão dos recrutadores.
  3. Aprimora o networking: Ter uma rede de contatos pode ajudar na descoberta de novos processos, empresas e oportunidades. Com o curso, o aluno conhece outros profissionais da área e fica mais interado sobre o mercado.
  4. Facilita a tomada de decisão: Decisões devem ser assumidas a todo momento nas empresas e uma especialização ajuda que o profissional tenha mais autoridade sobre os processos e, consequentemente, mais segurança nas suas escolhas.
  5. Aumenta as chances de promoção: O curso de Big Data pode trazer melhorias na carreira de quem já atua no mercado, especialmente aos que desejam assumir cargos de gestão.

Como se preparar para o mercado de trabalho?

Como você pode perceber, a área do Big Data é bastante ampla e está em constante desenvolvimento. Em reflexo, o setor corporativo busca por profissionais com perfil crítico e multidisciplinar, mas que também tenham conhecimento técnico. Por isso é importante saber como comprovar habilidades técnicas em Big Data, principalmente se você estiver procurando novas oportunidades de trabalho.

Portanto, a preparação para este mercado envolve planejamento e entendimento sobre as atividades. Além disso, é importante se manter atualizado sobre o surgimento de novos processos. Se você deseja focar sua carreira na análise de dados, não se esqueça de que um curso de Big Data pode ser um grande diferencial.

Para continuar informado sobre mercado de trabalho, leia nosso conteúdo sobre as vantagens da pós-graduação.