

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit
Acompanhe
A economia da China combina forte mercado interno, liderança industrial e tecnológica e alto papel do Estado. O crescimento está mais moderado do que na década passada, com foco em inovação, consumo doméstico, transição energética e redução de riscos financeiros.
Pela combinação de investimentos maciços em infraestrutura e P&D, escala produtiva, integração às cadeias globais, urbanização acelerada e políticas industriais ativas que priorizam setores estratégicos (manufatura avançada, IA, energia limpa).
Manufatura, tecnologia, serviços e agricultura. O país é líder em eletrônicos, telecomunicações, e-commerce, inteligência artificial e continua forte na produção agrícola.
Desde as reformas de 1978, o país investiu em Zonas Econômicas Especiais, infraestrutura e mão de obra em grande escala. Esse conjunto atraiu indústrias internacionais e transformou a China em principal exportadora de manufaturados.
Provocou queda temporária na produção em 2020, mas o país se recuperou rapidamente graças a estímulos fiscais, políticas de contenção e aceleração da digitalização econômica.
Adota um modelo híbrido: economia socialista de mercado.
Porque reúne tamanho de mercado, base industrial completa, reservas cambiais elevadas, influência tecnológica e diplomática, além de relevância em comércio, finanças e cadeias de suprimentos — fatores que projetam poder econômico e geopolítico.
Desaceleração estrutural do crescimento, envelhecimento populacional, endividamento de governos locais e empresas, desequilíbrios no setor imobiliário, desigualdade regional e pressões externas (disputas tecnológicas e comerciais), além de desafios ambientais.
Afeta preços de commodities, cadeias de suprimentos, fluxos de investimento e relações comerciais globais. Decisões de Pequim podem impactar diretamente mercados de energia, tecnologia e consumo em vários países.
💡Quer saber mais sobre a economia da China? Confira as fontes consultadas para a elaboração deste artigo:
Por Redação
Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!
Assine a News da Pós para ficar por dentro das novidades
Receba conteúdos sobre:
Formulário enviado com sucesso!