Skip to content

Negócios e Gestão

7 exemplos de storytelling para se inspirar

Por Mariana Moraes   | 

Storytelling é uma das técnicas mais usadas no universo do marketing para tornar um conteúdo atrativo. Ela consiste na arte de contar histórias por meio de estratégias usadas por roteiristas e escritores. 

Atualmente, empresas e agências de publicidade e marketing do mundo todo utilizam o storytelling para criar campanhas e anúncios impactantes. 

Por meio desse conjunto de técnicas de contação de história, essas organizações transmitem mensagens de forma efetiva, criando uma conexão profunda entre uma marca e seu potencial cliente. 

Neste artigo, reunimos exemplos de storytelling para você conhecer e se inspirar. A lista foi elaborada a partir dos cases de storytelling premiados no Festival de Criatividade de Cannes e no The One Show.

O Festival de Criatividade de Cannes foi criado em 1953. Atualmente, ele é o mais importante prêmio de publicidade mundial. O The One Show também é uma premiação prestigiada no mundo da publicidade, design e marketing digital. 

Confira a seguir os 7 exemplos de storytelling que se destacaram nessas premiações:

Aqui você vai conferir:
1. Árvore Refugiada (2022) 
2. Salla 2032 (2022) 
3. The Unfiltered History Tour (2021) 
4. The Lost Class (2022) 
5. Year in Search 2021 (2022) 
6. The Schocking Percentage (2022) 
7. Alone With Me (2021) 

Inscreva-se no curso Comunicação Digital, Branding e Storytelling da Pós PUCPR Digital.

1. Árvore Refugiada (2022) 

Criada pela agência Africa para o escritório brasileiro da ONG Climate Reality, o curta-metragem Árvore Refugiada chama a atenção para a devastação das florestas no Brasil. 

A produção mostra um jatobá de seis metros que viaja da Amazônia à Brasília para pedir asilo à embaixada da Noruega. 

 

2. Salla 2032 (2022) 

O case Salla 2032 foi também produzido pela agência Africa, mas para a empresa House of Lapland. O trabalho promove a inusitada candidatura da cidade de Salla, na Finlândia, como sede dos Jogos de Verão de 2032. 

O objetivo da produção é chamar a atenção para a região, que tem sofrido com as consequências de um clima cada vez mais imprevisível.


>>> Leia mais: Como se tornar um especialista em marketing digital

3. The Unfiltered History Tour (2021) 

The Unfiltered History Tour foi um trabalho realizado pela agência Dentsu Índia para a Vice Media.

A campanha usa realidade aumentada, filtros de Instagram e áudios imersivos para fazer correções históricas em peças presentes no British Museum, obtidas pela Grã-Bretanha de forma ilegal. 

A ação reconta a história de 10 obras a partir dos próprios povos de que foram retiradas.


4. The Lost Class (2022) 

The Lost Class foi um case realizado em conjunto por diversas agências.

A campanha busca chamar atenção para a violência armada nos Estados Unidos, trazendo um discurso anti-armas. 

Para isso, a produção realizou uma cerimônia de formatura simbólica para a “The Lost Class” (Classe Perdida) — são os 3.044 alunos que teriam se formado em 2022 se não tivessem sido mortos por uma arma de fogo. 

No case, dois conhecidos defensores de armas foram convidados a fazer o discurso de formatura para as 3.044 cadeiras vazias que representavam esses alunos perdidos, o que transforma os defensores pró-armas em porta-vozes anti-armas.

 

 



>>> Leia mais: 7 dicas para um profissional de marketing digital ter um currículo inesquecível

5. Year in Search 2021 (2022) 

Todos os anos, o Google lança um filme “Year in Search” – uma retrospectiva abrangente do ano através das lentes da pesquisa Google. 

Os últimos tempos trouxeram uma série de eventos globais que deixaram o mundo em modo de sobrevivência. Assim, em 2021, o mundo todo buscou “como curar” mais do que nunca no mecanismo de busca do Google. 

Tendo esse insight como ponto de partida, a agência Google Brand Studio criou um filme que ilustra a cura pelas lentes específicas de 2021 – desde seus momentos mais sombrios aos mais triunfantes, com tópicos que passam pelas perdas, vacinas contra a Covid-19, saúde mental, resiliência, comunidade, família e, finalmente, esperança. 

Desde o seu lançamento global no Youtube, o filme obteve mais de 237 milhões de visualizações.


6. The Shocking Percentage (2022) 

The Shocking Percentage é uma campanha criada pela agência MRM.

A produção busca demonstrar como a imprensa ocidental muitas vezes negligencia histórias positivas do Oriente Médio, alimentando o racismo e a insegurança relacionados à região. 

Para isso, a agência, em parceria com o veículo de comunicação The National, montou uma plataforma de escuta global. 

Essa plataforma analisou dados de notícias em tempo real, apontando exatamente quantas coberturas de histórias positivas do Oriente Médio estavam recebendo. 

Usando um dispositivo visual simples, a iniciativa apresentou dados ao vivo para mostrar exatamente o quanto de uma história positiva você estava vendo ou não. Em seguida, é possível acessar também a história completa. 

A campanha atingiu mais de 16 milhões de pessoas, mostrando-lhes um outro lado do Oriente Médio.

The-Shocking-Percentage

>>> Leia mais: O que significa engajamento e por que ele é essencial nas organizações

7. Alone With Me (2021) 

Com a ajuda da nova tecnologia de inteligência artificial, o Spotify ofereceu aos fãs uma maneira altamente personalizada de experimentar o aclamado álbum After Hours de The Weeknd. 

A experiência Alone With Me apresenta uma versão realista de The Weeknd, permitindo um bate-papo individual com os fãs.

Ao entrar no site, o alter ego de The Weeknd aparece na tela. Ele começa abordando cada fã pelo nome e, com base nos dados de audição, compartilha como eles transmitiram sua música ao longo dos anos. 

Depois disso, a experiência de IA se transforma em uma sessão de escuta íntima do álbum After Hours, que fica apenas entre o indivíduo e The Weeknd. 


E aí, gostou de conhecer os exemplos de storytelling?

O storytelling reúne uma série de técnicas de construção de histórias que podem ser aplicadas em diversas áreas. Já pensou em se aprofundar nesse assunto?

Se você é profissional da área da comunicação, marketing ou administração, dominar essa habilidade pode fazer toda a diferença na sua carreira.

Aqui na Pós PUCPR Digital, temos um curso que trabalha essa habilidade, é a especialização em Comunicação Digital, Branding e Storytelling

É um curso que explora os métodos e ferramentas de comunicação aplicados a redes sociais, dispositivos móveis e outras formas de comunicação digital.

Com essa formação, você vai estar atualizado e conectado com as tendências deste mercado, aplicando técnicas e conceitos de branding e storytelling.

Confira o programa completo desta pós-graduação:

  • KPI's Estratégicos em Marketing
  • Marketing Digital e Community Management
  • Futurologia: Tendências para o Século 22
  • Gestão da Comunicação em Mídias Digitais
  • Ética: Inteligência Moral na Era Digital
  • Admirável Futuro Novo
  • Fundamentos de Ciência de Dados e Big Data
  • Jornada do Cliente
  • Planejamento Estratégico em Comunicação
  • Storytelling: Histórias que Vendem
  • Criação de Conteúdo Digital
  • Inbound Marketing: SEO e Copywriting
  • Neurociência Aplicada a Negócios
  • O Estilo Startup de Revolucionar os Negócios
  • Gestão de Marca: Branding
  • Gestão da Comunicação em Mídias Digitais

Para mais informações, preencha o formulário a seguir e baixe o guia do curso de Comunicação Digital, Branding e Storytelling:

 

Sobre o autor

Mariana Moraes

Mariana Moraes

Jornalista formada pela UFRGS e redatora da Pós PUCPR Digital.

Assine nossa newsletter e fique por dentro do nosso conteúdo.