Social commerce no Brasil: o que esperar para os próximos anos?

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

25 de janeiro de 2023

Acompanhe

    O social commerce é uma tendência cada vez mais relevante no cenário do comércio eletrônico do Brasil. 

    Afinal, as redes sociais têm proporcionado uma nova forma de fazer negócios , tornando a compra mais conveniente e rápida para os consumidores e aumentando as vendas de diversas marcas.

    Neste artigo, explicamos o que é e como anda o social commerce brasileiro , trazendo um panorama atual e o que se pode esperar dessa estratégia para os próximos anos. 

    Confira e fique por dentro dessa tendência de mercado!

    Aqui vamos abordar:

    Social commerce é uma forma de comércio eletrônico que utiliza as redes sociais para vender produtos ou serviços. Isso inclui a venda direta através das plataformas, bem como a promoção de produtos através de conteúdo gerado pelo usuário ou influenciadores digitais. 

    A ideia do social commerce é aproveitar a força das redes sociais para aumentar a conscientização e a confiança dos consumidores nos produtos, tornando a compra mais conveniente e simples.

    O social commerce, enquanto estratégia, começou a surgir a partir do final dos anos 2000, com o crescimento das redes sociais, como o Facebook e o Twitter. Nesse período, as empresas começaram a utilizar essas plataformas para promover seus produtos e serviços.

    Uma das primeiras plataformas de social commerce foi o " Facebook Marketplace ", que foi lançado em 2007, permitindo que os usuários vendessem e comprassem produtos entre si. Um pouco depois, em 2011, o Pinterest também lançou seus "Pinned Buyable", permitindo que os usuários comprassem produtos diretamente através da plataforma.

    A partir disso, com o crescimento das redes sociais e a popularidade dos dispositivos móveis, o social commerce continuou a evoluir e a se desenvolver. 

    Hoje, as marcas usam uma variedade de técnicas e estratégias de social commerce, como influenciadores, conteúdo gerado pelo usuário e compras diretas na plataforma, para aumentar as vendas e a relevância de uma marca.

    >>> Leia mais: O que significa engajamento e por que ele é essencial nas organizações

    Quais são as principais estratégias de social commerce

    Existem muitas estratégias diferentes que as empresas podem usar para implementar o social commerce, as principais são:

    Essas são apenas algumas das muitas estratégias de social commerce que as empresas podem usar. 

    >>> Leia mais: 8 técnicas de storytelling que vão encantar o seu público

    O estado atual do social commerce no Brasil 

    Os dados mostram que o comércio eletrônico no Brasil tem crescido significativamente nos últimos anos, e o social commerce tem desempenhado um papel importante nesse crescimento. 

    Sendo assim, algumas informações que vale destacamos para compreender o cenário do social commerce no Brasil são:

    O que esperar do social commerce no Brasil para os próximos anos 

    A expectativa é que o social commerce continue a crescer no Brasil nos próximos anos. Nesse sentido, algumas tendências e desenvolvimentos que podemos esperar são:

    Domine o social commerce e outras estratégias de comunicação digital

    Conseguiu entender mais sobre social commerce?

    Conhecer e compreender as técnicas que fazem parte dessa estratégia é essencial para profissionais de marketing, comunicação e administração. E sabe como você ampliar ainda mais seus conhecimentos nesse assunto? Fazendo uma pós-graduação.

    Aqui na Pós PUCPR Digital, temos um curso que trabalha essa e outras estratégias de comunicação digital. É a especialização em Comunicação Digital, Branding e Storytelling

    Esse curso explora os métodos e ferramentas de comunicação aplicados a redes sociais, dispositivos móveis e outras formas de comunicação virtual.

    Com essa formação, você vai estar atualizado e conectado com as tendências deste mercado, aplicando técnicas e conceitos de branding e storytelling.

    Confira o programa completo desta pós-graduação:

    Para mais informações, preencha o formulário a seguir e baixe o guia do curso de Comunicação Digital, Branding e Storytelling:

    Por Redação

    Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

     

    Assine a News da Pós para ficar por dentro das novidades


    Receba conteúdos sobre:


    • tendências de mercado
    • formas de escalar sua carreira
    • cursos para se manter competitivo.


    Quero receber

    Conteúdo Relacionado