15/04/2021 09:10:46

Futuro do trabalho: as profissões que deixarão de existir (e as que irão surgir)

Futuro do trabalho: como se preparar agora para um trabalho que talvez ainda nem exista? Descubra agora mesmo e dê um novo rumo para sua carreira!

O que você faria se a profissão que você exerce hoje não existisse mais amanhã?

Este dilema é mais comum do que você imagina. A transformação digital no mercado de trabalho foi acelerada com a pandemia da Covid-19, o que impactou não apenas o dia a dia das empresas, mas também a carreira dos colaboradores.

É preciso estar pronto para enfrentar o imprevisível. Por isso a Pós PUCPR Digital preparou o EPUC exclusivo Futuro do trabalho: quais são as previsões e como elas impactam a sua carreira?, para ajudá-lo a se preparar para uma função que talvez ainda não exista.

Preencha o formulário abaixo e receba o EPUC agora mesmo:

A preparação para o futuro do trabalho é um processo e, antes de iniciá-lo, você precisa estar bem informado. Neste artigo, você verá:

  1. O futuro do trabalho e a pandemia
  2. Profissões que vão deixar de existir...
  3. … E as profissões do futuro que irão surgir
  4. Necessidade de requalificação para o trabalho do futuro

Vamos lá?

O futuro do trabalho e a pandemia

A pandemia acelerou a implantação das novas tecnologias no mercado de trabalho. Segundo a consultora peruana Patricia Merino, que escreveu o livro "O futuro do trabalho" (2020) em co-autoria com Patricia Cánepa, a pandemia adiantou a transformação digital nas empresas em cinco anos.

Algo que foi desmistificado neste período foi a ideia de que o trabalho remoto não funciona. O home office tornou as pessoas mais produtivas e veio para ficar.

Agora, o desafio para quem trabalha de casa é equilibrar o tempo dedicado à vida profissional e à pessoal. Você encontra algumas dicas de como fazer isso neste artigo.

Quem está buscando oportunidades deve se preparar para trabalhar de casa, assim como participar de processos seletivos online. Manter o perfil do LinkedIn atualizado se tornou ainda mais importante com o isolamento social.

E não basta evidenciar suas habilidades técnicas, é necessário mostrar que você domina as habilidades comportamentais necessárias para trabalhar em equipe – mesmo que de longe.

A pandemia e a digitalização do trabalho também evidenciaram a importância de cuidar da saúde mental e manter uma vida equilibrada. Neste artigo, ensinamos como manter a saúde mental durante a pandemia.

Profissões que vão deixar de existir...

A transformação digital também implica no desaparecimento de profissões, por meio da automatização das funções. Um estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) mostra as dez profissões com a maior probabilidade de serem automatizadas no Brasil com a Indústria 4.0:

  • Assistente administrativo
  • Auxiliar de escritório
  • Vendedor de comércio varejista
  • Faxineiro
  • Motorista de caminhão
  • Alimentador de linha de produção
  • Operador de caixa
  • Professor de nível médio e ensino fundamental
  • Vigilante
  • Servente de obras

...E as profissões do futuro que vão surgir

Assim como haverá as que deixarão de existir, novas profissões irão aparecer para atender as demandas de um mundo cada vez mais tecnológico e com a expectativa de vida cada vez mais alta. O Center for the Future of Work, da Cognizant Technology Solutions, elaborou uma lista com as 21 profissões do futuro, que devem aparecer até 2028:

  1. Detetive de dados: analisa e tira insights a partir do Big Data.
  2. Facilitador de TI: explora tendências e cria plataformas para usuários construírem os próprios ambientes colaborativbos.
  3. Oficial de ética de sourcing: garante que os gastos da empresa atendem os padrões éticos dos acionistas.
  4. Gestor de desenvolvimento de negócios de inteligência artificial: projeta e implementa soluções de IA para acelerar vendas e negócios.
  5. Mestre de edge computing: garante a segurança do ambiente de edge computing, onde o processamento dos dados acontece.
  6. Walker/Talker: profissional especializado em fazer companhia para idosos em ambientes virtuais.
  7. Conselheiro de compromisso de saúde: atende remotamente usuários que usam pulseiras inteligentes para monitorar a saúde física.
  8. Técnico de saúde assistida por inteligência artificial: auxilia pacientes na telemedicina, além de fazer exames, diagnósticos e administrar tratamentos.
  9. Analista de cybercidade: monitora e analisa o fluxo de dados de uma cidade inteligente.
  10. Diretor de portfólio genômico: elabora estratégias para produtos biotecnológicos.
  11. Gerente de equipe humanos-máquinas: aprimora o relacionamento entre os trabalhadores e as máquinas, que no futuro do trabalho integram uma equipe híbrida.
  12. Coach de bem-estar financeiro: realiza orientações individuais para clientes que desejam aprimorar as finanças pessoais.
  13. Alfaiate digital: por meio de uma cabine especial, o profissional tira de forma precisa as medidas de clientes. Desenvolve peças de roupa personalizadas e adequadas ao biotipo de cada pessoa.
  14. Chief Trust Officer: constrói um bom relacionamento com o mercado financeiro e fiscaliza a transparência no uso de criptomoedas.
  15. Analista de quantum machine learning: especialistas em machine learning, computação quântica e data science podem apostar nesta profissão. Ela envolve pesquisa e desenvolvimento de soluções para aperfeiçoar algoritmos e sistemas.
  16. Guia de loja virtual: a atividade é remota e se baseia em realidade aumentada. O profissional atende o cliente instantaneamente e de forma personalizada.
  17. Corretor de dados pessoais: atua na bolsa de dados nacionais e internacionais para garantir a maior rentabilidade na venda das informações pessoais de um cliente.
  18. Curador de memórias pessoais: por meio da realidade virtual, reconstroi experiências passadas de clientes que perderam suas memórias.
  19. Construtor de jornadas de realidade aumentada: o profissional se envolve em todas as etapas da jornada de realidade aumentada, do projeto à execução.
  20. Controlador de estradas: responsável pela gestão do espaço de carros e drones autônomos. Monitora o espaço aéreo e as estradas por meio de plataformas automatizadas.
  21. Oficial de diversidade genética: promove dentro das empresas um espaço de inclusão genética.

Saiba mais detalhes sobre estas 21 carreiras do futuro mais promissoras.

Necessidade de requalificação para o trabalho do futuro

A lista de profissões do futuro é impressionante, não é? Estar preparado para exercer estas e outras funções é um dos desafios do futuro do trabalho. O assunto foi discutido no Fórum Econômico Mundial em 2021, a partir das conclusões de uma pesquisa realizada em parceria com a consultoria PwC.

O levantamento mostra a importância de investir no aprendizado de novas habilidades: se as empresas e o setor público se unirem na requalificação em larga escala da mão de obra, mais de 5,3 milhões de empregos seriam criados até 2030. O Produto Interno Bruto (PIB) global ganharia US$ 6,5 trilhões neste período.

Entre as habilidades apontadas em Davos como necessárias para o futuro do trabalho estão a criatividade, a liderança, o pensamento analítico e a inteligência emocional. Os profissionais também precisam aprimorar habilidades digitais para atender as demandas de um mercado de trabalho mais informatizado.

Além da adaptação às profissões do futuro, os benefícios da requalificação já são sentidos no presente por quem busca se especializar e aprender novas habilidades:

  • Reconhecimento dentro da empresa, pois mostra ao gestor que você está disposto a se aprimorar e contribuir com o crescimento do negócio.
  • Melhoria na remuneração de até 53,7% em cargos de coordenação, segundo levantamento da Catho Educação de 2018. Para cargos de analista, a pós pode aumentar o salário em até 118%.
  • Criação de um networking com profissionais referência em sua área de atuação.

sobre o autor

Olívia Baldissera

Jornalista, historiadora e analista de conteúdo da Pós PUCPR Digital.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Próximo conteúdo

O que é gestão de emoções e como aplicá-la no dia a dia

Futuro do trabalho: como se preparar agora para um trabalho que talvez ainda nem exista? Descubra agora mesmo e dê um novo rumo para sua carreira!

Tempo de leitura

4 min