Futuro do trabalho: as profissões que deixarão de existir (e as que irão surgir)
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit
15 de abril de 2021
Acompanhe
O que você faria se a profissão que você exerce hoje não existisse mais amanhã?
Este dilema é mais comum do que você imagina. A transformação digital no mercado de trabalho foi acelerada com a pandemia da Covid-19, o que impactou não apenas o dia a dia das empresas, mas também a carreira dos colaboradores.
É preciso estar pronto para enfrentar o imprevisível. Por isso a Pós PUCPR Digital
preparou o EPUC exclusivo Futuro do trabalho: quais são as previsões e como elas impactam a sua carreira?
, para ajudá-lo a se preparar para uma função que talvez ainda não exista.
Preencha o formulário abaixo e receba o EPUC agora mesmo:
A preparação para o futuro do trabalho é um processo e, antes de iniciá-lo, você precisa estar bem informado. Neste artigo, você verá:
Quem está buscando oportunidades deve se preparar para trabalhar de casa, assim como participar de processos seletivos online. Manter o perfil do LinkedIn atualizado se tornou ainda mais importante com o isolamento social.
E não basta evidenciar suas habilidades técnicas, é necessário mostrar que você domina as habilidades comportamentais necessárias para trabalhar em equipe – mesmo que de longe.
A transformação digital também implica no desaparecimento de profissões, por meio da automatização das funções. Um estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
mostra as dez profissões com a maior probabilidade de serem automatizadas no Brasil com a Indústria 4.0:
...E as profissões do futuro que vão surgir
Assim como haverá as que deixarão de existir, novas profissões irão aparecer para atender as demandas de um mundo cada vez mais tecnológico e com a expectativa de vida cada vez mais alta. O Center for the Future of Work, da Cognizant Technology Solutions, elaborou uma lista com as 21 profissões do futuro, que devem aparecer até 2028
:
Necessidade de requalificação para o trabalho do futuro
A lista de profissões do futuro é impressionante, não é? Estar preparado para exercer estas e outras funções é um dos desafios do futuro do trabalho. O assunto foi discutido no Fórum Econômico Mundial em 2021, a partir das conclusões de uma pesquisa realizada em parceria com a consultoria PwC.
O levantamento mostra a importância de investir no aprendizado de novas habilidades: se as empresas e o setor público se unirem na requalificação em larga escala da mão de obra, mais de 5,3 milhões de empregos seriam criados até 2030. O Produto Interno Bruto (PIB) global ganharia US$ 6,5 trilhões neste período.
Entre as habilidades apontadas em Davos como necessárias para o futuro do trabalho
estão a criatividade, a liderança, o pensamento analítico e a inteligência emocional. Os profissionais também precisam aprimorar habilidades digitais para atender as demandas de um mercado de trabalho mais informatizado.