12/04/2021 11:00:00

Como incluir cursos EaD no currículo para se destacar no mercado

Cursos EaD ajudam seu currículo a se destacar em processos seletivos. E o melhor: você pode conciliar os estudos com sua vida profissional e pessoal!

Se você fez algum curso EaD nos últimos anos, você seguiu uma tendência que só cresce no Ensino Superior. O número de matrículas em uma pós-graduação online cresceu 124% entre 2016 e 2018, segundo levantamento do Instituto Semesp de 2019.

Com a pandemia, o interesse por especializações EaD também aumentou, de acordo com a análise de dados de pesquisa do Google feita pela consultoria Expertise Educação. Só nos dez primeiros dias de maio de 2020, por exemplo, o número de buscas por cursos de pós a distância aumentou 483% em relação à média dos últimos cinco anos.

Imagino que, quando você começou seu curso à distância, deve ter batido aquela dúvida se existe diferença entre o certificado de uma pós presencial e de uma online.

Pode relaxar, eles têm a mesma validade. As duas modalidades são reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), que fiscaliza todas as instituições de Ensino Superior para garantir a qualidade dos cursos.

Ou seja: ao concluir sua pós-graduação online, você deve inclui-la no seu currículo para conquistar as melhores vagas e os maiores salários dentro da sua área de atuação. O título de especialista também é válido para concursos públicos e demais processos seletivos.

Você só tem a ganhar com o EaD!

Os cursos EaD podem turbinar sua carreira!

Nós já escrevemos aqui sobre as vantagens que os cursos online trazem para a sua carreira – e que você pode fazer uma pós-graduação inteira sem sair de casa em instituições de ensino superior de prestígio. Saiba mais em nosso Guia Definitivo da Pós-Graduação Online.

Os cursos EaD trazem vários benefícios para a sua carreira e o seu currículo. O principal deles é na remuneração, de acordo com a 54ª edição da Pesquisa Salarial da Catho Educação. Os dados revelam que uma pós-graduação pode aumentar o salário de cargos de analista em até 118%.

Em cargos de coordenação, a especialização pode significar um aumento de até 53,7% no salário. Já executivos em cargos de diretoria que possuam pós ou MBA veem os ganhos aumentarem em até 47,2%.

Os outros benefícios não são medidos em reais, mas em qualidade de vida. Olha só o que você ganha ao fazer um curso ou pós-graduação online:

  1. Aulas com professores e profissionais renomados de outras cidades e até países, que você não teria a oportunidade de conhecer em um curso presencial;
  2. Mais opções de disciplinas e instituições de ensino, pois os cursos EaD e especializações online acabam com o impeditivo da localização. É a chance de estudar na universidade que você sempre sonhou!
  3. Flexibilidade de horários, para conciliar o estudo com a vida profissional e pessoal;
  4. Acesso ilimitado ao conteúdo das aulas, que fica disponível no site da instituição de ensino para você acessar onde e quando quiser;
  5. Autonomia para organizar sua rotina de estudos;
  6. Economia no tempo de deslocamento;
  7. Ampliação de networking, não apenas com professores internacionais, mas também com colegas de outras localidades.

Como incluir cursos EaD no currículo?

Curtiu os benefícios? Depois de tanta dedicação para concluir a pós-graduação, chegou a hora de incluir o curso EaD no currículo!

Como a especialização online tem o mesmo valor que uma presencial, você não precisa mencionar no currículo que as aulas foram feitas à distância. Basta colocar o nome do curso, a instituição, o ano de conclusão e a carga horária.

Lembre-se de que os recrutados receberem vários e-mails em um processo seletivo e já sabem como identificar as credenciais dos candidatos já nas primeiras linhas do currículo. É preciso ser objetivo.

Resuma sua trajetória profissional em uma página. No campo de empregos anteriores, coloque o nome da empresa, o cargo e o período trabalhado. Se o seu currículo não for passar de uma página, é importante destacar as atividades realizadas e como contribuíram para os objetivos da empresa.

Não ter uma pós-graduação geralmente é um critério de exclusão em processos seletivos com muitos candidatos, por isso coloque seu curso EaD no topo do currículo, no campo de formação educacional.

O ideal é organizar a lista de cursos realizados dos mais recentes para os mais antigos, assim você mostra aos recrutadores que é um profissional que está sempre se atualizando.

Como escolher a melhor pós-graduação para sua carreira?

Agora que você já sabe que os cursos EaD turbinam seu currículo, é hora de escolher o que e onde estudar. Aproveite a modalidade online para conhecer Instituições de Ensino Superior (IES) renomadas, que vão agregar valor à sua carreira.

Uma delas é a PUCPR, considerada a melhor universidade privada do Paraná e uma das melhores do Brasil segundo o Times Higher Education 2019. E você pode começar sua pós-graduação online nesta instituição agora mesmo, com a Pós PUCPR Digital.

Faça sua matrícula agora mesmo

sobre o autor

Olívia Baldissera

Jornalista, historiadora e analista de conteúdo da Pós PUCPR Digital.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Próximo conteúdo

7 dicas para um profissional de marketing digital ter um currículo inesquecível

Cursos EaD ajudam seu currículo a se destacar em processos seletivos. E o melhor: você pode conciliar os estudos com sua vida profissional e pessoal!

Tempo de leitura

3 min