Inscreva-se
imagem
PUCPR Logo

Qual o perfil do profissional de saúde mais desejado no mercado?

bgiroldo • 16 de novembro de 2020

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Acompanhe

    Os desafios diários enfrentados por quem é profissional da saúde vão muito além das portas dos hospitais e clínicas. O processo se inicia antes, em que se é exigida uma preparação emocional e técnica diante da seriedade que envolve o trabalho em lidar com vidas.

    O fato é que, assim como em diversos setores sociais, a área da saúde está em constante desenvolvimento e sofre forte influência das transformações digitais. Como reflexo, vemos um crescimento potencial da área, com o surgimento gradual de novas oportunidades.

    Por isso, diante de tantas mudanças e possibilidades, é normal ter dúvidas sobre como ter sucesso e se tornar um profissional de destaque. Mas, algumas perguntas são essenciais e devem sempre ser feitas:

    O que as empresas procuram em um profissional de saúde?

    As empresas e instituições de saúde não só buscam, mas necessitam de profissionais capacitados, que tenham especialização, postura ética e saibam se comunicar e agir de maneira efetiva.

    Para além da prática humanizada, é importante que o profissional se interesse por atualizações e entenda que o constante desenvolvimento é necessário em muitos sentidos, tanto para a manutenção das atividades, quanto para o crescimento pessoal.

    E para quem já atua na área, não é novidade que o atendimento ao paciente envolve diversas etapas e perpassa por situações que podem ser bem delicadas. Portanto, as empresas também buscam por profissionais que possuem estabilidade emocional e consigam assumir ações preventivas e proativas.

    Quais são as características que todos esses profissionais têm em comum?

    O profissional de saúde com destaque é aquele que possui segurança e conhecimento sobre os processos. Normalmente trabalha bem em grupo e consegue se adaptar aos diferentes fluxos e serviços.

    Além disso, costumam apresentar:

    • Paciência
    • Descrição
    • Empatia
    • Respeito
    • Boa comunicação
    • Flexibilidade

    Em outra perspectiva, é válido lembrar que as hard skills (ou seja, as qualificações e capacitações) são quesitos fundamentais.

    Cursos, palestras, especializações e treinamentos: tudo isso conta muito no currículo e ajuda a aumentar a autoridade desses profissionais. Em consequência, as oportunidades também são mais variadas e melhores, permitindo que tenham autonomia sobre a carreira.

    Como a tecnologia pode facilitar a formação do profissional de saúde?

    O avanço tecnológico trouxe inúmeras mudanças para a saúde e vai continuar influenciando o mercado de trabalho. Veja só: hoje temos pacientes mais contextualizados sobre seus casos, serviços automatizados e a emissão simplificada de documentos (como prontuários e receitas).

    E esses são apenas alguns exemplos da importância da Saúde 4.0. 

    Você provavelmente já agendou uma consulta pelo computador ou teve acesso à exames online, certo? Parece simples, mas a digitalização desses serviços otimiza bastante os processos das instituições, que precisam lidar com grandes números de dados e informações.

    Portanto, os profissionais que procuram por destaque no mercado de trabalho precisam se atentar ao universo tecnológico. Aqueles que têm interesse por inovações já saem na frente e conseguem se adaptar mais facilmente às demandas das instituições.

    Entenda o que é Saúde 4.0 e qual a sua importância

    Para complementar essa reflexão, é válido reforçarmos o conceito de Saúde 4.0. Ele está diretamente relacionado com a tecnologia, já que é por meio dos seus recursos que se encontram novas soluções, voltadas para o bem estar das pessoas.

    Softwares, dispositivos, iOT, Big Data: são muitas as possibilidades em que a tecnologia aprimora os serviços da saúde, tornando-os mais efetivos.

    A inteligência artificial , por exemplo, é uma grande aliada dos médicos no diagnóstico de doenças pediátricas. E a telemedicina se tornou um ponto chave para a continuidade dos atendimentos neste momento de pandemia, causada pelo Covid-19.

    É inegável que a tecnologia é uma aliada da saúde e que o conhecimento nesta área pode fazer com que o profissional de saúde seja ainda melhor. Por isso, o estudo e a especialização é sempre um caminho indicado!

    A Pós PUCPR Digital desenvolveu o curso  Saúde 4.0: Gestão, Tecnologia e Inovação. Se você tem interesse em aprofundar seus conhecimentos sobre tema e entender como funcionam as organizações exponenciais e a gestão digital, esta é a pós-graduação para você.

    Por bgiroldo

    Gostou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo ou compartilhe com seus amigos!

     

    Assine a News da Pós para ficar por dentro das novidades


    Receba conteúdos sobre:


    • tendências de mercado
    • formas de escalar sua carreira
    • cursos para se manter competitivo.


    Quero receber

    Conteúdo Relacionado

    Share by: