“TDAH não é o resultado de uma criação ruim, escolas fracas ou outros fatores sociais, é um transtorno de neurodesenvolvimento. Em resumo, pais não causam TDAH. E há várias coisas que eles podem fazer para lidar com o transtorno de modo que este não prejudique a vida da criança em diferentes domínios.”
Russell Barkley, em entrevista de 2020 para a Guilford Press
Referência internacional em Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Russell Barkley pesquisou por mais de 40 anos esse distúrbio que afeta entre 5% a 8% da população mundial. Seu trabalho não só contribuiu para acabar com mitos, mas para ajudar pessoas com TDAH a lidarem com o transtorno e terem qualidade de vida.
E ele compartilha todo o seu conhecimento no curso TEA, TDAH e Inclusão: Saúde, Família e Sociedade da Pós PUCPR Digital. Continue a leitura para conhecer a trajetória de Barkley e como ele define o TDAH.
Quem é Russell Barkley
Russell Barkley é um renomado psicólogo clínico e autor que se especializou no estudo e tratamento do TDAH em crianças e adultos. Também é reconhecido pela teoria de que o TDAH é um transtorno de função executiva e de autorregulação.
Ele começou sua carreira clínica em 1977, no Meical College of Wisconsin e no Milwaukee Children's Hospital, após obter seu mestrado e doutorado em psicologia na Bowling Green State University.
Durante quase quarenta anos foi professor e diretor de alas de neuropsicologia de hospitais universitários nos Estados Unidos, como a University of Massachusetts Medical School, a State University of New York Upstate Medical University e a Medical University of South Carolina. Se aposentou em 2021, após lecionar na Virginia Commonwealth University School of Medicine.
Em 2002, Barkley liderou a primeira Declaração de Consenso Internacional sobre TDAH, documento que reuniu evidências científicas e as assinaturas de psicólogos, psiquiatras e pesquisadores para derrubar o mito de que o transtorno não existia.
Ao longo da carreira, ministrou mais de 800 palestras em 30 países diferentes para disseminar informações baseadas em evidências sobre o TDAH. Recentemente, foi apontado pela plataforma educacional norte-americana Research.com como o 37º pesquisador em psicologia mais influente dos EUA e 65º do mundo, considerando o número de artigos científicos citados.
Atualmente, mantém um canal no YouTube, onde analisa estudos recentes sobre TDAH.
Livros de Russell Barkley
Russell Barkley escreveu 14 livros:
- Treating ADHD in Children and Adolescents: What Every Clinician Needs to Know (2022)
- 12 Principles for Raising a Child with ADHD (2020)
- When an Adult You Love Has ADHD: Professional Advice for Parents, Partners, and Siblings (2016)
- Managing ADHD in School: The Best Evidence-Based Methods for Teachers (2016)
- Defiant Children: A Clinician's Manual for Assessment and Parent Training (2013)
- Executive Functions: What They Are, How They Work, and Why They Evolved (2012)
- Your Defiant Child: Eight Steps to Better Behavior (2011)
- Taking Charge of Adult ADHD (2010)
- ADHD and the Nature of Self-Control (2005)
- ADHD in Adults: What the Science Says (2007)
- Your Defiant Teen: 10 Steps to Resolve Conflict and Rebuild Your Relationship (2008)
- Treatment of Childhood Disorders (2006)
- Child Psychopathology (1996)
- Attention-Deficit Hyperactivity Disorder: A Handbook for Diagnosis and Treatment (1991)
Em português, é possível encontrar esses livros de Barkley:
- Tratando TDAH em Crianças e Adolescentes: O que Todo Clínico Deve Saber (Artmed, 2024)
- Vencendo o TDAH Adulto (Artmed, 2023)
- Seu Adolescente Desafiador: 10 Passos para Resolver Conflitos e Reconstruir seu Relacionamento (Artmed, 2015)
- Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade: TDAH - Guia Completo para Pais, Professores e Profissionais da Saúde (Grupo A, 2002)
Além dos livros, Barkley é autor de seis escalas de diagnóstico relacionadas ao TDAH, função executiva e declínio cognitivo:
- Barkley Sluggish Cognitive Tempo Scale – Children and Adolescents (BSCTS-CA) (2018)
- Barkley Deficits in Executive Functioning Scale - Children and Adolescents (BDEFS-CA) (2012)
- Barkley Deficits in Executive Functioning Scale (BDEFS) (2011)
- Barkley Functional Impairment Scale - Children and Adolescents (BFIS-CA) (2011)
- Barkley Functional Impairment Scale (BFIS) (2011)
- Barkley Adult ADHD Rating Scale-IV (BAARS-IV) (2011)
O que é TDAH, segundo Russell Barkley
Para Russell Barkley, o TDAH é um transtorno caracterizado por déficits graves no desenvolvimento e no uso das funções executivas, que são um conjunto de habilidades que permite ao indivíduo executar ações orientadas a um objetivo. Elas são um mecanismo de controle cognitivo que coordena o comportamento humano de forma adaptativa, ajudando as pessoas a se adequarem às novas exigências do ambiente.
Na definição de TDAH de Barkley, o déficit no desenvolvimento e no uso das funções executivas se dá principalmente nas atividades do dia a dia. Isso explicaria problemas comuns enfrentados por quem tem o transtorno, como gerenciamento de tempo, autodomínio, memória, auto-organização, automotivação e autorregulação das emoções.
O TDAH afetaria potencialmente as funções executivas em graus variados, o que, para Barkley, deveria guiar o diagnóstico e o tratamento. Este inclui serviços clínicos, educacionais e ocupacionais que auxiliem quem tem o transtorno a ser funcional ao longo da vida.
Por isso, o psicólogo americano defende que o TDAH deve ser rebatizado como Transtorno de Déficit do Funcionamento Executivo (TDFE) ou como Transtorno de Déficit da Autorregulação (TDAR).
Essa interpretação sobre o transtorno é chamada de Teoria do Funcionamento Executivo-Autorregulação (FE-AR) por Barkley.
Aprenda com Russell Barkley sobre TDAH e inclusão
O que você leu até aqui sobre TDAH é apenas uma amostra do que pode aprender com Russell Barkley.
Barkley é um dos professores convidados do curso TEA, TDAH e Inclusão: Saúde, Família e Sociedade da Pós PUCPR Digital. Em aulas 100% online, ele vai ensinar sobre TDAH e estratégias de intervenção.
No curso, Russell Barkley está acompanhado por outros grandes nomes, como:
- Temple Grandin, psicóloga e renomada autora sobre TEA
- Carlos Gadia, neurologista pediátrico especializado em TEA
- Fatima de Kwant, jornalista e ativista do autismo
- Yuval Noah Harari, historiador e autor dos best-sellers "Sapiens", "Homo Deus" e "21 Lições para o Século 21"
- Clóvis de Barros Filho, jornalista, consultor da UNESCO e autor do best-seller "A Vida que Vale a Pena ser Vivida"
Acesse o guia do curso para detalhes sobre como funcionam as aulas e atividades avaliativas, ementas das disciplinas, carga horária e preços e condições de pagamento.
Deixe seus dados abaixo: