Skip to content

Saúde Mental e Neurociência

Temple Grandin, a psicóloga e pecuarista que quebrou estereótipos sobre o autismo

Por Olívia Baldissera   | 

“O mundo vai precisar que todos os diferentes tipos de mentes trabalhem juntos. Temos que desenvolver todas essas mentes.” 

Temple Gardin, em TED Talk de 2010

Apesar de ter mais de uma década, essa fala de Temple Gardin ecoa até hoje entre a comunidade do autismo. A professora da Universidade do Estado do Colorado, ela própria autista, é uma das maiores porta-vozes dos direitos das pessoas neurodivergentes. 

Ela escreveu livros sobre o tema, que alcançaram o topo da lista dos mais vendidos do The New York Times nos últimos anos, e dá palestras sobre inclusão em todo o mundo. E ela compartilha toda a sua experiência na causa como professora convidada do curso TEA, TDAH e Inclusão: Saúde, Família e Sociedade da Pós PUCPR Digital.

Conheça a trajetória dessa mulher inspiradora!

Nova call to action

Quem é Temple Grandin  

Mary Temple Grandin nasceu em 1947, em Boston, nos Estados Unidos. Ela foi diagnosticada com Síndrome de Asperger (hoje um termo em desuso na comunidade médica especializada em transtorno do espectro autista) na infância, ao começar a falar apenas aos 3 anos e meio de idade. 

À época, os médicos aconselharam que Grandin fosse internada em uma instituição psiquiátrica, ideia que foi prontamente descartada por sua mãe, que insistiu que a filha tivesse uma educação formal. 

Na escola, Grandin não tinha um bom desempenho nas disciplinas de exatas, como álgebra e física, mas se destacava nas aulas de artes e em outras que envolviam trabalhos manuais. 

Um professor percebeu o potencial da menina ao notar que ela pensava de uma forma diferente da maioria das pessoas. Em vez de pensar em uma linguagem verbal, ela raciocinava a partir de uma linguagem visual. 

Quando pediam que Temple imaginasse uma igreja, por exemplo, ela pensava em uma série de igrejas específicas, em vez de uma única imagem que representasse essas construções. 

Entender que a aluna pensava em imagens foi fundamental para o professor a incentivar a experimentar outras atividades e escolher uma carreira. 

Em 1970, Temple Grandin se graduou em psicologia na então Franklin Pierce College, em New Hampshire. Cinco anos depois ela concluiu um mestrado na Universidade do Estado do Arizona e, em 1989, um doutorado na Universidade de Illinois, ambos em ciência dos animais. 

Desde 1990 ela é professora da Universidade do Estado do Colorado, onde ensina comportamento do gado e design de instalações pecuárias. Também atua como consultora na indústria de abate, fornecendo informações sobre bem-estar animal. 

Em 2018 ela se tornou membro da Associação Americana para o Avanço da Ciência e, em 2020, foi nomeada uma das 10 melhores professoras universitárias do ano pela CEO Magazine. 

Além do trabalho com os animais, Temple Grandin se tornou referência internacional na inclusão de pessoas que estão dentro do espectro autista. Ela escreveu livros e deu palestras sobre o assunto, como a participação em um TED Talks em 2010: 

 

Um filme sobre sua vida foi lançado no mesmo ano. Protagonizado por Claire Daines e produzido pela HBO, o filme ganhou 7 estatuetas do Emmy, maior premiação da televisão mundial, e um Globo de Ouro. 

 

Livros de Temple Grandin  

Temple Grandin é coautora de 11 livros sobre autismo. Além de compartilhar as experiências de vida da professora americana, as obras trazem informações médicas atualizadas sobre TEA para ajudar pais e adultos diagnosticados com o transtorno a lidarem com os desafios do dia a dia. 

Confira os títulos: 

  • Different Kinds of Minds: A Guide to Your Brain (2023) 
  • Visual Thinking: The Hidden Gifts of People Who Think in Pictures, Patterns and Abstractions (2022) 
  • Navigating Autism: 9 Mindsets For Helping Kids on the Spectrum (2021) 
  • The Outdoor Scientist: The Wonder of Observing the Natural World (2021) 
  • Calling All Minds: How to Think and Create like an Inventor (2018) 
  • The Loving Push: How Parents and Professionals can help Spectrum Kids become Successful Adults (2016) 
  • Temple Talks ... About Autism and the Older Child (2016) 
  • Temple Talks ... About Autism and Sensory Issues (2015) 
  • The Autistic Brain: Helping Different Kinds of Minds Succeed (2014) 
  • Different ... Not Less: Inspiring Stories of Achievement and Successful Employment from Adults with Autism (2012) 
  • The Way I See It (2008) 
  • Unwritten Rules of Social Relationships: Decoding Social Mysteries Through the Unique Perspectives of Autism (2005) 
  • Developing Talents: Careers for Individuals with Asperger’s Syndrome and High-functioning Autism (2004) 
  • Autism and Education: What Parents and Teachers Need to Know (2003) 
  • Thinking in Pictures: My Life with Autism (1995) 
  • Emergence: Labeled Autistic (1986) 

Em português, é possível encontrar os seguintes livros: 

  • Mistérios de uma Mente Autista (Clube de Autores, 2022) 
  • O Cérebro Autista: Pensando Através do Espectro (Record, 2015) 
  • Uma Menina Estranha: Uma Autobiografia de uma Autista (Companhia das Letras, 1999) 

As contribuições de Temple Grandin para a comunidade do autismo  

Nos Estados Unidos, Temple Grandin foi uma das primeiras pessoas adultas com TEA a falar publicamente sobre como é ser autista. Isso aconteceu em meados da década de 1980, quando foi convidada a falar em uma conferência da Autism Society of America (ASA) – evento que, até então, tinha como palestrantes profissionais da saúde e pais de crianças dentro do espectro autista. 

Desde então, Grandin se tornou uma porta-voz da comunidade, defendendo a importância do diagnóstico e intervenções precoces, além do treinamento de professores para lidarem com a neurodiversidade. Recentemente, fez duras críticas ao sistema educacional americano, que não estaria preparado para acolher crianças neuroatípicas, em entrevistas para o The New York Times e The Guardian.

Ela deu entrevistas para programas de televisão de destaque dos Estados Unidos, como 20/20, 48 Hours, CNN Larry King Live, PrimeTime Live, 60 Minutes e The Today Show. Seus livros estão entre os mais vendidos do The New York Times. Em 2010, Temple Grandin foi eleita uma das 100 pessoas mais influentes do mundo pela TIME Magazine. 

A importância de Temple Grandin para o bem-estar animal  

Temple Grandin revolucionou o manejo de gado bovino nos Estados Unidos e na Europa, projetando abatedouros que possibilitam um tratamento mais humanizado aos animais. Ela também foi uma das primeiras cientistas a descrever a sensibilidade dos animais em relação a distrações visuais, como sombras e correntes. 

Na década de 1970, Grandin projetou uma planta que incluía zonas de repouso com um padrão de espinha e um corredor central. Esses espaços serviam para acalmar o gado depois do transporte em caminhões. Também foram incluídas passagens de acesso mais largas e com paredes mais altas, seguindo um formato curvo, o que facilitava o trânsito do gado sem distrações.   

A ideia era criar um ambiente em que o gado pudesse reproduzir seu comportamento natural e, assim, se sentir mais tranquilo.  

Por isso, além do projeto do curral curvo, usado até hoje na indústria pecuária, Temple Grandin orienta que todos os barulhos sejam controlados nos espaços em que os bois são alojados. O choque para o manejo deve ser abandonado e as pessoas que lidam com os animais devem estar descansadas para trabalhar, para terem mais paciência ao lidarem com os animais.

Para ajudar os criadores e a indústria a darem um tratamento humanizado ao gado, Grandin também desenvolveu um sistema de pontuação para medir o bem-estar animal em abatedouros.  

Aprenda com Temple Grandin sobre TEA e inclusão

A trajetória de Temple Grandin é inspiradora, não é mesmo? 

E você pode aprender ainda mais com ela no curso TEA, TDAH e Inclusão: Saúde, Família e Sociedade da Pós PUCPR Digital. Grandin é uma das professoras convidadas para falar sobre o transtorno do espectro autista e a valorização da neurodiversidade. As aulas são 100% online.

No curso, Temple Grandin está acompanhada por outros grandes nomes, como: 

  • Russell Barkley, psicólogo e referência internacional em TDAH 
  • Carlos Gadia, neurologista pediátrico especializado em TEA 
  • Fatima de Kwant, jornalista e ativista do autismo 
  • Yuval Noah Harari, historiador e autor dos best-sellers "Sapiens", "Homo Deus" e "21 Lições para o Século 21"
  • Clóvis de Barros Filho, jornalista, consultor da UNESCO e autor do best-seller "A Vida que Vale a Pena ser Vivida"

PUCPR_Pos-2403Lanç_TEA_TDAH_Pag_Curso-Guia_Mockup

Acesse o guia do curso  para detalhes sobre como funcionam as aulas e atividades avaliativas, ementas das disciplinas, carga horária e preços e condições de pagamento.

Deixe seus dados abaixo:

 

 

Sobre o autor

Olívia Baldissera

Olívia Baldissera

Jornalista e historiadora, é apaixonada por pesquisa, planejamento e conteúdo. Contribui para o blog da Pós PUCPR Digital desde 2021.

Assine nossa newsletter e fique por dentro do nosso conteúdo.