24/09/2021 07:00:00

Por que um curso de gestão de projetos tornará você um profissional disputado no mercado

Um curso de gestão de projetos no currículo ajudará você a aproveitar as oportunidades de uma das áreas mais bem remuneradas do mercado

Toda empresa precisa ter um gestor de projetos no time, independentemente do setor. É ele quem irá colocar as equipes envolvidas em um projeto na mesma página e, assim, ajudar a organização a entregar um serviço ou produto de valor para o cliente.

Apesar de ter um papel fundamental, o mercado não tem à disposição mão de obra qualificada na área, no Brasil e no mundo. A Project Management Institute estima que a falta de especialistas em gestão de projetos pode resultar em perdas de até US$ 345,5 bilhões no Produto Interno Bruto (PIB) mundial até 2030. Na América Latina, o prejuízo pode chegar a US$ 5,4 bilhões.

Como aproveitar essa demanda para alavancar sua carreira? O curso de gestão de projetos é o primeiro passo. Com ele você aprenderá os principais frameworks e desenvolverá as habilidades necessárias para atuar na área.

✉️ Receba de graça uma seleção semanal de artigos sobre negócios, tecnologia e carreira. É só preencher o formulário abaixo:

Se ainda estiver em dúvida, separamos mais 3 motivos para você incluir um curso de gestão de projetos no currículo. Antes, vamos falar um pouco sobre as responsabilidades do gestor de projetos. Caso você já conheça a área, clique aqui para pular direto para a lista.

O que é gestão de projetos

A gestão de projetos é uma área da administração que reúne técnicas, conhecimentos, habilidades e recursos com o objetivo de executar um projeto. Segundo o Project Management Body of Knowledge (PMBOK), um projeto é um esforço temporário realizado por um grupo de pessoas para criar um produto ou serviço.

Todo projeto precisa de planejamento, execução e controle para se concretizar. Ele precisa ter um objetivo claro e viável, ser único e ter bem estabelecidos os limites de recursos humanos e financeiros.

A gestão de projetos entra em cena para garantir que o produto ou serviço seja satisfatório para a e empresa e para o cliente final.

Geralmente, a gestão de projetos é dividida em dez áreas:

  1. Integração
  2. Escopo
  3. Custos
  4. Qualidade
  5. Aquisições
  6. Recursos Humanos
  7. Comunicações
  8. Risco
  9. Tempo
  10. Partes Interessadas

Elas devem ser integradas para realizar o planejamento, monitoramento e controle do projeto.

O que faz um gerente de projetos

O gerente de projetos é o responsável por gerenciar todas as etapas de um projeto e garantir que seja executado dentro do prazo e orçamento estabelecidos.

O que é preciso para ser um gerente de projetos

Não existe uma formação específica, mas é importante fazer um curso de gestão de projetos, de preferência uma especialização, para conhecer as principais técnicas e modelos de trabalho. Entre elas estão as metodologias ágeis, que oferecem maior rapidez na inspeção, adaptação, correção e entrega de produtos e serviços.

Também é necessário desenvolver algumas soft skills, ou habilidades sociocomportamentais, necessárias para ocupar esse e demais cargos de gestão. As habilidades que um gerente de projetos precisa ter são:

  • Comunicação
  • Liderança
  • Organização
  • Disciplina
  • Gestão de conflitos
  • Capacidade de lidar com crises
  • Objetividade
  • Proatividade
  • Visão holística do projeto
  • Resiliência
  • Empatia

Saiba mais sobre o impacto da liderança no desempenho da equipe neste artigo.

3 motivos para apostar no curso de gestão de projetos para alavancar sua carreira

1. Demanda por especialistas em gestão de projetos na casa dos milhões

De acordo com o Talent Gap Report do PMI, a economia global precisará de 25 milhões de profissionais especializados em projetos até 2030. Para fechar essa lacuna, o mercado precisará receber todos os anos pelo menos 2,3 milhões de pessoas aptar para atuar na área.

A alta demanda se reflete no número de vagas. O relatório do PMI prevê um aumento no número de cargos que exigem habilidades de gestão de projetos em países de economia emergente, com grande destaque para a China e países do Sul Asiático. O primeiro país deve abrir mais de 1 milhão de vagas por ano até 2030, enquanto a Ásia Meridional deve criar 504 mil postos de trabalho. Na América Latina, estima-se que sejam abertas 119.412 vagas anualmente até a próxima década.

O PMI calcula que o número de postos de trabalho relacionados à gestão de projetos representará 3,2% do total de vagas de emprego do mundo em 2030.

2. A gestão de projetos está entre as cinco prioridades das lideranças corporativas

Outra pesquisa do PMI concluiu que a gestão de projetos foi uma das cinco prioridades das lideranças corporativas em 2021, ano marcado pela pandemia e crise econômica. Entende-se o motivo: um bom gerenciamento garante economia de recursos e a criação de produtos com valor agregado para o cliente.

Indústrias que investem em gestão de projetos veem os lucros crescerem, como aponta o Talent Gap Report do PMI. O PIB total dessas indústrias deve aumentar de US$ 24,7 trilhões em 2019 para US$ 34,5 trilhões em 2030.

Os setores que devem se tornar mais orientados a projetos (project oriented organizations, em inglês) nos próximos dez anos são:

  • Manufatura e construção
  • Tecnologia, informação e comunicação
  • Finanças e seguros
  • Empresas fornecedoras de água e energia.

Você saberia reconhecer uma organização exponencial? Descubra.

3. Um curso de gestão de projetos pode levar a maiores salários

A edição de 2020 do Earning Power: Project Management Salary Survey, realizado pelo PMI, mostrou que a especialização em gestão de projetos promete ótimos salários. Participaram da pesquisa mais de 32 mil gerentes de projetos de 42 países, incluindo o Brasil.

Pelo menos 72% dos entrevistados viram seus salários aumentarem nos doze meses antes de completarem o questionário. Um quarto deles tiveram aumentos de 5%, em média. Ainda, profissionais que têm o certificado Project Management Professional (PMP)® recebem 22% a mais do que os que não têm a certificação.

Os salários médios apontados nos principais portais de vagas do Brasil também são animadores. Segundo a Catho, um gerente de projetos ganha R$ 7.894,33, em média. Já na Glassdoor o valor é de R$ 10 mi, enquanto no Vagas.com.br é de R$ 9.026,00.

Pensando em aproveitar as oportunidades na área? O curso de Gestão de Projetos, Jornada do Cliente e Metodologias Ágeis da Pós PUCPR Digital é para você! As aulas são 100% online e em primeira pessoa, com uma metodologia de ensino exclusiva.

Converse com um de nossos consultores e garanta sua vaga para a próxima turma!

Quero fazer a pós em Gestão de Projetos

Quem pode fazer um curso de gestão de projetos

Como não é exigida uma formação específica, basta ter um diploma de ensino superior para fazer um curso de gestão de projetos. Profissionais de tecnologia, engenharia, marketing e administração são os que mais procuram este tipo de pós-graduação.

O curso de gestão de projetos também é indicado para quem já realiza algum tipo de gerenciamento de forma informal ou quer começar uma carreira na área. Lembrando que o gerente de projetos pode atuar em organizações tradicionais ou ágeis, de pequeno porte a multinacionais.

O que se aprende no curso de gestão de projetos

Em um curso de gestão de projetos, são abordados temas relacionados a gestão e negócios, como metodologias ágeis, design thinking e liderança.

No curso de Gestão de Projetos, Jornada do Cliente e Metodologias Ágeis da Pós PUCPR Digital você irá aprender:

  • Ética: inteligência moral na era digital
  • Admirável Futuro Novo
  • Gestão Contemporânea de Projetos
  • Governança ágil de projetos, programas e portfólios
  • Lean startup
  • Planejamento e controle de projetos
  • Cultura ágil e lean thinking
  • Análise de viabilidade em ambientes preditivos e adaptativos
  • Project Management Office
  • Scrum, Kanban e Scrumbam
  • Jornada do cliente
  • Design sprint
  • Liderança ágil
  • Plataformas e ferramentas colaborativas para gerenciamento de projetos
  • Ciência de dados aplicada ao gerenciamento de projetos

sobre o autor

Olívia Baldissera

Jornalista, historiadora e analista de conteúdo da Pós PUCPR Digital.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Próximo conteúdo

7 dicas para um profissional de marketing digital ter um currículo inesquecível

Um curso de gestão de projetos no currículo ajudará você a aproveitar as oportunidades de uma das áreas mais bem remuneradas do mercado

Tempo de leitura

4 min