11/05/2021 11:54:02

McDonald’s e mãe do Fiuk: um case de memes no marketing

Inspire-se com o case do McDonald’s “Mãe do Fiuk?” e descubra como memes podem trazer resultados impressionantes em ações de marketing.

Quem é a mãe do Fiuk? Não, não é a Glória Pires. Esta pergunta virou meme ao longo do Big Brother Brasil 2021, que teve o filho do cantor Fábio Júnior entre os finalistas. A atriz global até teve que vir a público explicar que não tinha relação com o brother, de uma maneira super divertida – e que, veja só, também viralizou e rendeu vários memes.

Seguindo a mesma linha de campanhas anteriores, o McDonald’s não perdeu a oportunidade de usar o meme da mãe do Fiuk no Dia das Mães deste ano. Cristina Kartalian estrelou o filme realizado pela DPZ&T, em que ela deveria adivinhar qual a méquizice favorita do filho.

As “méquizices” são a forma como cada consumidor se delicia com os alimentos da rede, conceito que marcou a primeira campanha institucional da marca de 2021. Ao final do vídeo, temos certeza de que Cristina Kartalian é a mãe do Fiuk por acertar a méquizice do filho: McFritas na Casquinha.

 

O vídeo foi veiculado a partir do dia 7 de maio nas redes sociais da marca, em publicações orgânicas e impulsionadas. Os números que a campanha do McDonald’s com a mãe do Fiuk alcançou em 5 dias são impressionantes:

  • Twitter: +4,6 milhões de views
  • Facebook: +2,5 milhões de views
  • YouTube: +2,9 milhões de views
  • Instagram: 140.246 views

Dessa forma, o McDonald’s encerrou em grande estilo a série de referências que vinha fazendo ao BBB 21. Além da campanha "Mãe do Fiuk?", a marca fez outras ações ligadas à casa mais vigiada do Brasil.

Os memes nas campanhas do McDonald’s

Faz alguns anos que o McDonald’s aposta em memes como o da mãe do Fiuk em suas campanhas, mas podemos considerar um grande marco desta estratégia o Festival do Cheddar, lançado em julho de 2018. A campanha trouxe um conjunto de memes brasileiros clássicos, como “Luíza que está no Canadá”, “Nissim Ourfali”, “Taca-le pau, Marcos” e a família do “Para a Nossa Alegria”.

A campanha foi desenvolvida pela DM9 e alcançou mais de 41 milhões de pessoas, em diferentes plataformas. O uso dos memes foi uma forma certeira de estimular o engajamento e a interação do público com a marca, especialmente os mais jovens que consomem e compartilham conteúdo online o dia inteiro.



Campanhas do McDonald’s como a “Mãe do Fiuk?” e do Festival do Cheddar são uma forma de fortalecer o vínculo emocional com os consumidores da marca, que também viram o nome carinhoso Méqui ser adotado nos restaurantes da rede e criações de combos especiais para a família durante a pandemia.

O responsável por liderar o time que apostou nos memes para conversar com o público é João Branco, CMO do McDonald’s.

A mudança proposta por João Branco, CMO do McDonald’s

João Branco se apresenta como “um marketeiro obcecado em satisfazer os consumidores, apaixonado por números e boas ideias” no LinkedIn. Para ele, a satisfação do consumidor deve estar no centro de toda ação de marketing, por ser o caminho mais eficiente de fidelização.

A tecnologia se tornou essencial para alcançar este objetivo. Segundo o CMO do McDonald's, as novas tecnologias permitiram oferecer ao cliente a melhor oferta na hora certa, por meio do big data.

Ficou curioso para conhecer a trajetória deste profissional? Confira os insights poderosos que você pode aprender com João Branco, CMO do McDonald’s, e professor do curso de Big Data e Marketing Intelligence da Pós PUCPR Digital.

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sobre o autor

Olívia Baldissera

Jornalista, historiadora e analista de conteúdo da Pós PUCPR Digital.

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