Skip to content

Carreira

Como o mindfulness aumenta a produtividade no trabalho

Por Olívia Baldissera   | 

Às vezes você sente dificuldade em focar em uma única tarefa, em especial no trabalho? Isso é compreensível, pois somos bombardeados a todo momento com notificações, mensagens e invites para reuniões.

Quem é gestor também já deve ter observado que sua equipe passa pelos mesmos problemas. Todo mundo quer ser mais produtivo para entregar os resultados que a empresa espera, porém a hiperconectividade da vida moderna se tornou um obstáculo.

Sabia que é possível superá-lo e ainda aumentar a produtividade dos colaboradores em até 40%? Tudo isso graças ao mindfulness (“atenção plena”, em português), que tem sido adotado em organizações no Brasil e no mundo.

A prática ainda aumenta a satisfação no trabalho e melhora o foco nas atividades em 48%. A conclusão é de uma empresa da lista Fortune 200 que incluiu treinamentos de mindfulness na rotina dos colaboradores.

Estes números foram alcançados a partir dos benefícios do exercício da atenção plena no dia a dia da organização. A seguir, você descobrirá como o mindfulness contribui para a produtividade no trabalho.

Acelere sua carreira com os cursos da Pós PUCPR Digital!


Os benefícios do mindfulness

Segundo Rodrigo Siqueira, doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e professor da Pós PUCPR Digital, os principais benefícios do Mindfulness estão relacionados à nossa atenção:

  • Estabilidade: o mindfulness ajuda a nossa mente a não divagar no momento presente. Ou seja, desenvolvemos a capacidade de permanecer atentos por mais tempo;
  • Controle: exercícios de atenção plenta ajudam a direcionar a atenção de forma adequada em meio a demandas recorrentes, como notificações do WhatsApp e e-mails não lidos;
  • Eficiência: estudo publicado em 2012 na revista científica NeuroImage mostra que praticantes de mindfulness otimizam o uso de áreas do cérebro ligadas à atenção. Ou seja, a capacidade de concentração em uma tarefa se torna mais eficiente.

Reparou que a neurociência explica como o mindfulness afeta o nosso cérebro?

Antes de prosseguirmos na explicação de como o mindfulness aumenta a produtividade, é necessário frisar que a atenção plena não é sinônimo de meditação. Ela é um estado mental de atenção no momento presente.

A meditação é um conjunto de estratégias de regulação emocional e atencional, que tem como objetivo o bem-estar e o equilíbrio mental. Você pode se aprofundar no conceito e na história do mindfulness neste artigo.

Como o mindfulness aumenta a produtividade

O aumento da produtividade é uma consequência do aprimoramento da capacidade de atenção plena no momento presente.

A prática é recomendada para líderes e colaboradores de todos os setores de uma organização, independentemente do porte. Ela pode ser incorporada no dia a dia de uma forma simples.

Sentado na sua própria cadeira de trabalho, faça uma pequena pausa nas atividades. Feche os olhos e preste atenção no que está sentindo no momento, o contato do corpo com a cadeira, os sons ao redor...

Ao mesmo tempo, respire profundamente, sinta o ar entrando e saindo dos seus pulmões. Depois de uma ou duas inspirações profundas, abra os olhos. Você estará pronto para a retomar a atividade com mais foco.

O ideal é que a empresa ofereça ao time treinamentos orientados por profissionais especializados em mindfulness. Com o apoio de especialistas, a equipe de RH pode montar um programa dentro da organização.

Para criar o programa de mindfulness, sugerimos estes 4 passos:

  1. Explique o que é mindfulness e os benefícios da prática aos colaboradores nos canais de comunicação interna, como o e-mail e a página do LinkedIn. Deixe bem claro que não se trata de uma prática religiosa, mas de um saber científico que promove a saúde mental.
  2. Organize aulas e eventos sobre o tema para mostrar aos colaboradores as vantagens da atenção plena. Durante o isolamento social, as aulas podem ser virtuais em plataformas como Google Meet, Zoom e Microsoft Teams.
  3. Ofereça apoio para os colaboradores que quiserem ir além e iniciar um treinamento completo em mindfulness.
  4. Incentive que a equipe reserve 20 minutos do dia para praticar a atenção plena, em diferentes ambientes do escritório. Se o time trabalhar em home office, oriente-os a escolher um cômodo da casa para exercitar o mindfulness.

Quem pode orientar o mindfulness no trabalho?

A empresa deve buscar um profissional especializado em mindfulness para orientar o time de RH e ministrar as aulas para a equipe. Um especialista saberá quais técnicas ensinar de acordo com as necessidades dos colaboradores.

A escolha de quem orientará os exercícios deve se basear na certificação e qualificação do profissional. Para um instrutor de mindfulness ser considerado qualificado, é preciso realizar uma pós-graduação na área em uma instituição de ensino reconhecida.

A pós-graduação em mindfulness permite a realização de programas, condução de práticas e aplicação da teoria da forma correta. Geralmente, a especialização é procurada por profissionais de saúde e de RH, psicólogos e educadores.

Inscreva-se na pós-graduação em Neurociência da Pós PUCPR Digital

Sobre o autor

Olívia Baldissera

Olívia Baldissera

Jornalista e historiadora. É analista de conteúdo da Pós PUCPR Digital.

Assine nossa newsletter e fique por dentro do nosso conteúdo.