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Você sabe o que é Big Data? As inovações disruptivas influenciam diretamente no comportamento social e na perspectiva sobre o mercado. Internet, redes sociais, celulares, compras online, streaming… já não é novidade que vivemos em uma época de constante produção e consumo de informações.
Mas, como e por que a análise desses dados é tão valiosa?
O Big Data surge para ajudar na resposta! Não apenas quando se pensa em consumo, mas também quando se fala em gestão de empresas ou análise preditiva. O fato é que essa técnica está cada vez mais desenvolvida e acessível, influenciando diversas operações e setores, dentre elas: o Marketing.
Neste artigo, você irá ver:
- O que é Big Data?
1.1 Os 7 Vs do Big Data- Como o Big Data funciona?
- O que fazer com tantos dados
- As principais ferramentas de Big Data
- Qual a diferença entre Big Data e BI (Business Intelligence)?
- O que é Small Data?
- Quais são as boas práticas que um analista de dados deve adotar?
- Como aliar o Big Data e o Marketing em prol dos negócios?
- O que é preciso para trabalhar com Big Data
Boa leitura!
De maneira geral, o Big Data é a junção e análise estratégica de um grande volume de dados. O diferencial nesse processo é justamente o de transformar os dados em informações úteis e valiosas, que possam ajudar as organizações a melhorarem seus processos.
A Netflix, uma das maiores plataformas de streaming do mundo, é um exemplo muito interessante da aplicabilidade dessa técnica. Investindo em Big Data, a empresa conseguiu identificar quais séries teriam mais aceitação do público (como House of Cards, The Crown e Strangers Things) e como as campanhas publicitárias deveriam ser direcionadas.
Outro exemplo interessante é a United Parcel Service (UPS), considerada uma das maiores empresas de logística e distribuição do mercado global. Por meio do Big Data , conseguiram analisar veículos e operações, cortando gastos desnecessários. Como resultado tiveram uma economia de U$ 8 milhões em combustível.
A implementação da coleta e análise de dados envolve uma série de fatores. Os 7 Vs do Big Data são são:
Caso você queira se aprofundar mais neste universo dos dados, neste artigo nós explicamos a diferença entre Big Data, Data Science e Data Analytics.
Sem os cuidados necessários, os dados acabam virando um amontoado de informações dispersas. Insights preciosos só vem com a integração, gerenciamento e análise do Big Data:
Confira no primeiro episódio da websérie Business Matrix da Pós PUCPR Digital como o Big Data e outras tecnologias podem levar suas estratégias a outro nível!
O Big Data é um ótimo recurso para os mais diferentes setores de uma empresa. Olha tudo o que pode ser feito com estas informações valiosas:
Com o grande volume de dados gerados todos os dias, multiplicaram-se as ferramentas de Big Data no mercado. Elas facilitam a extração, análise e visualização das informações.
O Google Analytics é a mais usada, mas existem outras que precisam ser conhecidas pelos cientistas de dados e profissionais de marketing. As principais ferramentas de Big Data são:
O Big Data é diferente do BI (Business Intelligence) nos objetivos, embora os dois conceitos sejam complementares.
O BI é um sistema automatizado de importação de fluxo de dados de todos os portes, com o intuito de oferecer informações que orientem a tomada de decisão. Nesse sentido, o BI ajuda a decifrar o grande volume de dados coletados pelo Big Data.
Em outras palavras, o objetivo do BI é coletar, organizar e disponibilizar os dados já estruturados para criar modelos preditivos.
Já o objetivo do Big Data é processar os dados para fazer correlações, sem necessariamente determinar as razões que conectam uma informação À outra.
Empresas que planejam implementar o Big Data precisam contar com uma equipe que já tenha experiência com BI.
O Small Data é uma estratégia de obtenção de dados personalizados. Ele se baseia em uma análise qualitativa das informações, e não quantitativa como o Big Data. O objetivo é filtrar as informações que, de fato, levem a um relacionamento mais significativo com o cliente ou prospects.
Na prática, o analista de inteligência de mercado faz uma pesquisa de campo e entra em contato direto com os consumidores. Dessa forma, ele entenderá de fato qual é a realidade, a cultura e os anseios do público-alvo.
Isso não quer dizer que o Big Data e o Small Data sejam antagônicos. Eles são estratégias de marketing que se complementam, podendo ser usadas no planejamento da expansão da marca ou na contenção de crises, por exemplo.
O termo "Small Data" foi cunhado em um livro de mesmo nome de Martin Lindstrom, referência internacional em neuromarketing. O autor delineou o conceito a partir de suas experiências como consultor de marcas como LEGO, Swiss Airlines e Maersk.
Lindstrom explica que, para a análise qualitativa dos dados ser bem sucedida, é preciso seguir a metodologia dos 7 Cs do Small Data:
Ao trabalhar com Big Data, é preciso ficar atento às boas práticas para criar uma base de dados eficiente para o negócio:
Se você ainda ficou com alguma dúvida, veja como comprovar habilidades técnicas em Big Data neste artigo.
A competitividade corporativa e os consumidores mais exigentes são dois aspectos a serem sempre lembrados. E quando pensamos em Marketing Digital então, em que as mudanças são cada vez mais rápidas, é basicamente impossível não se atentar à tais questões. Para acompanhar tudo isso, os profissionais precisam se manter atualizados – e este é só um dos 5 motivos de se fazer um curso de Big Data.
O Big Data é, portanto, um grande aliado do Marketing e pode ser um diferencial em vários processos, sejam eles internos ou externos, de Inbound ou Outbound. Quando se pensa na análise de mercado, por exemplo, a técnica ajuda na previsibilidade do comportamento de consumo e na criação de estratégias de impacto.
Ele também influencia na personalização da experiência de compra, em especial se prestarmos atenção também no Small Data. Com as informações fornecidas na análise de dados, fica mais fácil entender: qual é a necessidade do cliente, qual é a abordagem correta e em que momento ela deve ser feita.
Além disso, podemos elencar outros benefícios, como:
Imagine, poder testar uma campanha publicitária virtualmente ou evitar falhas de produção de textos. Tais possibilidades já existem e reforçam a aceitação da ideia de que o Big Data está e deve continuar em alta nas corporações.
Não existe uma formação específica para trabalhar com Big Data. Mas o profissional que deseja se especializar na área deve ter as seguintes habilidades técnicas e comportamentais:
O profissional de marketing que deseja trabalhar com Big Data precisa se adaptar constantemente às novas tecnologias e demandas de mercado. O mesmo vale para cientistas de dados e profissionais de tecnologia que desejam se especializar na área e buscam por novas oportunidades.
Pensando nessa necessidade, a Pós PUCPR Digital desenvolveu o curso Big Data e Marketing Intelligence . Na especialização, você aprofundará seus conhecimentos em Data Analytics, Machine Learning, Arquitetura de Dados, UX Design, LGPD e muito mais.
Por bgiroldo
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