29/04/2021 07:00:00

As 11 soft skills mais desejadas pelas empresas

Descubra as soft skills mais desejadas que você precisa desenvolver até 2025, segundo relatório sobre o futuro do trabalho do Fórum Econômico Mundial.

Você já deve ter ouvido a expressão “futuro do trabalho”. Parece algo tão distante, não é mesmo? Não é bem assim.

O relatório O Futuro do Trabalho 2020 do Fórum Econômico Mundial concluiu que estas demandas já são realidade. Pelo menos 55,4% das empresas consultadas na pesquisa enfrentam uma escassez de profissionais com habilidades específicas.

E elas não estão falando de qualificações técnicas, como conhecer um determinado software ou saber operar um equipamento. Faltam no mercado de trabalho profissionais com habilidades comportamentais bem desenvolvidas, as soft skills.

Será através delas que organizações do mundo inteiro conseguirão prosseguir com o processo de transformação digital e implementar novas tecnologias no negócio.

Mas quais são estas soft skills tão desejadas pelas empresas? Continue a leitura!

O que são soft skills?

As soft skills são habilidades sociocomportamentais baseadas na interação humana. Em outras palavras, é a capacidade de um indivíduo lidar de forma positiva com fatores emocionais.

Ao contrário das hard skills, as habilidades não são adquiridas em cursos convencionais. O desenvolvimento das soft skills envolve um processo contínuo de autoconhecimento e reflexão sobre as próprias atitudes em relação aos outros e a situações de estresse.

Saiba a diferença entre as soft skills, hard skills e superior skills.

As 11 soft skills mais desejadas pelas empresas

Segundo o relatório "O Futuro do Trabalho 2020" do Fórum Econômico Mundial, as 11 soft skills mais desejadas pelas empresas até 2025 são:

  1. Pensamento analítico e inovação
  2. Aprendizagem ativa e estratégias de aprendizado
  3. Resolução de problemas
  4. Pensamento crítico
  5. Criatividade
  6. Liderança
  7. Resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade
  8. Raciocínio lógico
  9. Inteligência emocional
  10. Ser orientado a servir o cliente (foco no cliente)
  11. Persuasão e negociação

Todas estas soft skills são indispensáveis para se adaptar às novas profissões que surgirão até 2030. Conheça as 21 carreiras do futuro e as profissões que devem deixar de existir.

Como desenvolver estas habilidades?

Como escrevemos acima, o desenvolvimento das soft skills mais desejadas pelas empresas é um processo, não é algo que acontecerá da noite pro dia.

O primeiro passo é mudar a percepção sobre o aprendizado. Ele precisa ser encarado como um valor, uma atividade prazerosa, e não como uma obrigação.

Em seguida, é preciso buscar orientação. Já existem cursos voltados ao desenvolvimento das soft skills e módulos inteiros sobre habilidades comportamentais em programas de pós-graduação em instituições de Ensino Superior de prestígio.

Será neste ambiente que você encontrará um guia para se aprimorar e aplicar as soft skills no seu dia a dia profissional.


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sobre o autor

Olívia Baldissera

Analista de conteúdo da Pós PUCPR Digital. Jornalista e historiadora apaixonada pelo estudo.

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