Acompanhe
O que você faria se a profissão que você exerce hoje não existisse mais amanhã?
Este dilema é mais comum do que você imagina. A transformação digital no mercado de trabalho foi acelerada com a pandemia da Covid-19, o que impactou não apenas o dia a dia das empresas, mas também a carreira dos colaboradores.
É preciso estar pronto para enfrentar o imprevisível. Por isso a Pós PUCPR Digital preparou o EPUC exclusivo Futuro do trabalho: quais são as previsões e como elas impactam a sua carreira? , para ajudá-lo a se preparar para uma função que talvez ainda não exista.
Preencha o formulário abaixo e receba o EPUC agora mesmo:
A preparação para o futuro do trabalho é um processo e, antes de iniciá-lo, você precisa estar bem informado. Neste artigo, você verá:
Vamos lá?
A pandemia acelerou a implantação das novas tecnologias no mercado de trabalho. Segundo a consultora peruana Patricia Merino, que escreveu o livro "O futuro do trabalho" (2020) em co-autoria com Patricia Cánepa, a pandemia adiantou a transformação digital nas empresas em cinco anos.
Algo que foi desmistificado neste período foi a ideia de que o trabalho remoto não funciona. O home office tornou as pessoas mais produtivas e veio para ficar.
Agora, o desafio para quem trabalha de casa é equilibrar o tempo dedicado à vida profissional e à pessoal. Você encontra algumas dicas de como fazer isso neste artigo.
Quem está buscando oportunidades deve se preparar para trabalhar de casa, assim como participar de processos seletivos online. Manter o perfil do LinkedIn atualizado se tornou ainda mais importante com o isolamento social.
E não basta evidenciar suas habilidades técnicas, é necessário mostrar que você domina as habilidades comportamentais necessárias para trabalhar em equipe – mesmo que de longe.
A pandemia e a digitalização do trabalho também evidenciaram a importância de cuidar da saúde mental e manter uma vida equilibrada. Neste artigo, ensinamos como manter a saúde mental durante a pandemia.
A transformação digital também implica no desaparecimento de profissões, por meio da automatização das funções. Um estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) mostra as dez profissões com a maior probabilidade de serem automatizadas no Brasil com a Indústria 4.0:
Assim como haverá as que deixarão de existir, novas profissões irão aparecer para atender as demandas de um mundo cada vez mais tecnológico e com a expectativa de vida cada vez mais alta. O Center for the Future of Work, da Cognizant Technology Solutions, elaborou uma lista com as 21 profissões do futuro, que devem aparecer até 2028 :
A lista de profissões do futuro é impressionante, não é? Estar preparado para exercer estas e outras funções é um dos desafios do futuro do trabalho. O assunto foi discutido no Fórum Econômico Mundial em 2021, a partir das conclusões de uma pesquisa realizada em parceria com a consultoria PwC.
O levantamento mostra a importância de investir no aprendizado de novas habilidades: se as empresas e o setor público se unirem na requalificação em larga escala da mão de obra, mais de 5,3 milhões de empregos seriam criados até 2030. O Produto Interno Bruto (PIB) global ganharia US$ 6,5 trilhões neste período.
Entre as habilidades apontadas em Davos como necessárias para o futuro do trabalho estão a criatividade, a liderança, o pensamento analítico e a inteligência emocional. Os profissionais também precisam aprimorar habilidades digitais para atender as demandas de um mercado de trabalho mais informatizado.
Além da adaptação às profissões do futuro, os benefícios da requalificação já são sentidos no presente por quem busca se especializar e aprender novas habilidades:
Por okleina
Gostou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo ou compartilhe com seus amigos!
Assine a News da Pós para ficar por dentro das novidades
Receba conteúdos sobre:
Formulário enviado com sucesso!