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Carreira

De gestor a estrategista: o papel do Chief Marketing Officer (CMO) nas organizações

Por Redação   | 

O Chief Marketing Officer (CMO) é responsável pelas estratégias de marketing necessárias para uma empresa alcançar seus objetivos de negócio. 

Esse profissional tem uma vasta experiência no mundo corporativo e um conhecimento abrangente sobre a área de marketing como um todo, sendo bem remunerado por isso. 

Saiba mais sobre as atribuições do cargo de CMO a seguir: 

O que faz um Chief Marketing Officer (CMO) 
Diferença entre CMO e gerente de marketing 
Diferença entre CMO e CBO 
Quanto ganha um CMO no Brasil 
Habilidades exigidas de um Chief Marketing Officer 
O que é preciso para se tornar Chief Marketing Officer de uma organização?

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O que faz um Chief Marketing Officer (CMO) 

O Chief Marketing Officer (CMO) é o executivo responsável por desenvolver e implementar as estratégias de marketing necessárias para uma empresa crescer de forma sustentável, sem que a marca perca a identidade original. O CMO responde diretamente ao CEO. 

Ele lidera os times de marketing, incluindo profissionais como publicitários, relações públicas, designers, gerentes de produto e analistas de conteúdo, mídia, inbound marketing e SEO. Além disso, o CMO supervisiona a mensagem da marca, coordena o lançamento de produtos, orienta pesquisas de mercado e toma decisões baseadas em dados.  

Outros nomes usados para se referir ao cargo de Chief Marketing Officer são Diretor de Marketing e Global Marketing Officer. 

Diferença entre CMO e gerente de marketing 

A diferença entre um CMO e um gerente de marketing está no nível de responsabilidade e na amplitude do papel. 

Enquanto o CMO é um executivo sênior encarregado de liderar toda a equipe de marketing e definir a estratégia global, o gerente de marketing é responsável por tarefas específicas de marketing e pela implementação dos planos delineados pelo CMO. 

 

Diferença entre CMO e CBO 

Há companhias que têm um Chief Brand Officer (CBO) entre os cargos C-Level. Esse executivo é responsável por definir, fortalecer e proteger a marca da empresa, construindo assim uma relação de confiança com consumidores, fornecedores e colaboradores. 

O CBO deve garantir que os valores, a identidade visual e a mensagem da marca sejam respeitados não só nas ações de marketing, mas em todas as iniciativas dos departamentos da empresa. 

Você consegue perceber a diferença entre os dois cargos?

Enquanto o CBO atua como um guardião da marca, o CMO foca em estratégias de marketing mais ampla, tendo uma maior gama de responsabilidades.

>>> Leia também: Do consumo ao coração: o que define uma love brand?

Quanto ganha um CMO no Brasil 

Um CMO ganha R$ 19.272,08, em média, no Brasil, sendo o teto salarial de R$ 59.425,81, de acordo com o site Salário.com.br

A remuneração varia de acordo com a experiência do profissional, o porte da empresa e a região do país em que atua. 

Habilidades exigidas de um Chief Marketing Officer 

Ao ocupar o cargo de CMO, espera-se que o profissional tenha uma série de hard skills, as habilidades técnicas, e soft skills, as habilidades socioemocionais. 

As principais habilidades técnicas que um CMO deve dominar para orientar os times de marketing são: 

  • Marketing digital e redes sociais 
  • Mídia paga online e offline 
  • Desenvolvimento de sites 
  • CRM e automação de marketing 
  • Ferramentas de análise de dados 
  • Gestão de projetos 
  • Branding 
  • Inteligência de mercado 
  • Gestão de orçamento 

Já as habilidades socioemocionais exigidas são: 

  • Liderança 
  • Pensamento estratégico e analítico 
  • Comunicação 
  • Inteligência emocional 
  • Empatia 
  • Resolução de conflitos

Lembrando que as soft skills também podem ser desenvolvidas. Não são habilidades inatas nem algo que a pessoa adquire automaticamente ao ser promovida. 

>>> Leia também: Como se tornar um especialista em marketing digital

O que é preciso para se tornar Chief Marketing Officer de uma organização?

Profissionais que ocupam o cargo de CMO geralmente têm uma vasta experiência em marketing, tendo ocupado diferentes postos na área ao longo dos anos para adquirir conhecimento em marketing digital, gestão de marcas e inteligência de mercado. É esperado que candidatos a CMO já tenham ocupado um cargo de gestão, com supervisão direta de 7 a 10 pessoas. 

A experiência deve ser combinada com uma formação sólida. Além de uma graduação nas áreas de Marketing, Administração ou campos relacionados, a grande maioria dos CMOs tem ao menos uma pós-graduação no currículo. 

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