Acompanhe
O Chief Marketing Officer (CMO) é responsável pelas estratégias de marketing necessárias para uma empresa alcançar seus objetivos de negócio.
Esse profissional tem uma vasta experiência no mundo corporativo e um conhecimento abrangente sobre a área de marketing como um todo, sendo bem remunerado por isso.
O Chief Marketing Officer (CMO) é o executivo responsável por desenvolver e implementar as estratégias de marketing necessárias para uma empresa crescer de forma sustentável, sem que a marca perca a identidade original. O CMO responde diretamente ao CEO.
Ele lidera os times de marketing, incluindo profissionais como publicitários, relações públicas, designers, gerentes de produto e analistas de conteúdo, mídia, inbound marketing e SEO. Além disso, o CMO supervisiona a mensagem da marca, coordena o lançamento de produtos, orienta pesquisas de mercado e toma decisões baseadas em dados.
Outros nomes usados para se referir ao cargo de Chief Marketing Officer são Diretor de Marketing e Global Marketing Officer.
A diferença entre um CMO e um gerente de marketing está no nível de responsabilidade e na amplitude do papel.
Enquanto o CMO é um executivo sênior encarregado de liderar toda a equipe de marketing e definir a estratégia global, o gerente de marketing é responsável por tarefas específicas de marketing e pela implementação dos planos delineados pelo CMO.
Há companhias que têm um Chief Brand Officer (CBO) entre os cargos C-Level. Esse executivo é responsável por definir, fortalecer e proteger a marca da empresa, construindo assim uma relação de confiança com consumidores, fornecedores e colaboradores.
O CBO deve garantir que os valores, a identidade visual e a mensagem da marca sejam respeitados não só nas ações de marketing, mas em todas as iniciativas dos departamentos da empresa.
Você consegue perceber a diferença entre os dois cargos ?
Enquanto o CBO atua como um guardião da marca, o CMO foca em estratégias de marketing mais ampla, tendo uma maior gama de responsabilidades.
>>> Leia também: Do consumo ao coração: o que define uma love brand?
Um CMO ganha R$ 19.272,08, em média, no Brasil, sendo o teto salarial de R$ 59.425,81, de acordo com o site Salário.com.br.
A remuneração varia de acordo com a experiência do profissional, o porte da empresa e a região do país em que atua.
Ao ocupar o cargo de CMO, espera-se que o profissional tenha uma série de hard skills , as habilidades técnicas, e soft skills, as habilidades socioemocionais.
As principais habilidades técnicas que um CMO deve dominar para orientar os times de marketing são:
Já as habilidades socioemocionais exigidas são:
Lembrando que as soft skills também podem ser desenvolvidas. Não são habilidades inatas nem algo que a pessoa adquire automaticamente ao ser promovida.
Profissionais que ocupam o cargo de CMO geralmente têm uma vasta experiência em marketing, tendo ocupado diferentes postos na área ao longo dos anos para adquirir conhecimento em marketing digital, gestão de marcas e inteligência de mercado. É esperado que candidatos a CMO já tenham ocupado um cargo de gestão, com supervisão direta de 7 a 10 pessoas.
A experiência deve ser combinada com uma formação sólida. Além de uma graduação nas áreas de Marketing, Administração ou campos relacionados, a grande maioria dos CMOs tem ao menos uma pós-graduação no currículo.
Com a Pós PUCPR Digital , você se especializa e adquire a certificação necessária para ocupar o posto de CMO. Conheça nossos cursos de pós-graduação que vão te ajudar a se preparar para o cargo:
>>> Análise de Dados para Tomada de Decisões
>>> Big Data e Marketing Intelligence
>>> Comunicação Digital, Branding e Storytelling
>>> Future Thinking: Sociedade, Tecnologia e Mercado
>>> Liderança Ágil: Pessoas, Projetos e Inovação
>>> Liderança e Transformação Digital na Era da IA
>>> Marketing: Estratégias e Negócios Digitais e Experiência do Cliente
Não sabe qual dos cursos combina mais com você? Faça o teste abaixo e descubra!
Por Redação Pós PUCPR Digital
Gostou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo ou compartilhe com seus amigos!
Assine a News da Pós para ficar por dentro das novidades
Receba conteúdos sobre:
Formulário enviado com sucesso!