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Carreira

Qual a diferença entre soft skills, hards skills e superior skills?

Por Olívia Baldissera   | 

Se você tivesse que fazer o recrutamento para uma grande empresa, seja de qual área for, em quais características dos candidatos você prestaria atenção? Para mais de 5 mil profissionais de RH entrevistados pelo LinkedIn, seriam as soft skills.

Quatro em cada cinco dos recrutadores acreditam que as soft skills são um dos fatores de sucesso de um negócio. E 92% dos entrevistados disseram que as soft skills são tão importantes ou mais do que as hard skills.

Não é de se estranhar a preocupação de quem faz a seleção de talentos em empresas. Os dois tipos de habilidade são imprescindíveis em todos os níveis hierárquicos de uma organização, do menor aprendiz ao CEO. Outra aliada do sucesso profissional são as superior skills, que inspiram as pessoas a colocarem as ideias em prática.

Todas elas, inclusive, são consideradas habilidades indispensáveis para o futuro do trabalho e para as novas profissões que irão surgir já no final desta década.

Mas qual a diferença entre soft skills, hard skills e superior skills? Descubra neste artigo!

O que são soft skills?

As soft skills são habilidades sociocomportamentais baseadas na interação humana. Em outras palavras, é a capacidade de um indivíduo lidar de forma positiva com fatores emocionais.

Seja no trabalho remoto ou presencial, elas são essenciais para garantir o melhor desempenho individual e coletivo dos times de uma organização. São as soft skills que permitem aos membros de uma equipe serem inovadores, criativos e resilientes.

Um exemplo é a inteligência emocional, capacidade do indivíduo de entender e controlar as próprias emoções. E é possível desenvolver esta soft skill no ambiente de trabalho.

Conheça outras soft skills bastante procuradas pelas empresas, segundo o relatório "O Futuro do Trabalho 2020" do Fórum Econômico Mundial:

  1. Pensamento analítico e inovação
  2. Aprendizagem ativa e estratégias de aprendizado
  3. Resolução de problemas
  4. Pensamento crítico
  5. Criatividade
  6. Liderança
  7. Resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade
  8. Raciocínio lógico
  9. Ser orientado a servir o cliente (foco no cliente)
  10. Persuasão e negociação.

E as hard skills?

As hard skills nada mais são do que habilidades técnicas que podem ser mensuradas, como o domínio de um software, o conhecimento na operação de máquinas e saber se comunicar em uma língua estrangeira.

Elas podem ser desenvolvidas em cursos técnicos e treinamentos, na sala de aula e na prática profissional. Geralmente, são as que ganham mais destaque nos currículos, mas não são um indicativo de que o profissional conseguirá se adaptar à cultura da empresa.

Durante a pandemia, os cursos online se tornarão uma ótima opção para aprender novas hard skills. E eles oferecem ainda mais benefícios para sua carreira, olha só!

Por fim, as superior skills

As superior skills são habilidades que conectam o hard e o soft por meio da espiritualidade, inspiração e propósito. Aprimorar-se como profissional e indivíduo envolve aproveitar os momentos e sentimentos e formar novas virtudes, que resultarão em novas competências. É preciso buscar referências, estímulos e influências externas nas artes, na música, na filosofia, na literatura e nos demais campos da cultura.

Depois de descobrir a diferença entre soft skills, hard skills e superior skills, qual você pensa em desenvolver primeiro?

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Sobre o autor

Olívia Baldissera

Olívia Baldissera

Jornalista e historiadora. É analista de conteúdo da Pós PUCPR Digital.

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