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Não é segredo que o crescimento de um negócio depende do envolvimento das equipes de todos os setores, da contabilidade ao marketing, do atendimento ao cliente à diretoria. Mas pesquisa recente da consultoria Gallup mostra um cenário preocupante.
85% dos colaboradores não estão engajados de fato com o seu trabalho. A pesquisa foi realizada em 2019 e ouviu mais de 1,8 milhão de profissionais em 230 organizações de 73 países.
Assustador, não é mesmo? É neste contexto que cada vez mais organizações têm buscado soluções para aumentar o engajamento dentro das empresas. Quem souber orientar executivos a aumentarem o envolvimento dos colaboradores será um profissional requisitado no mercado de trabalho.
A estratégia de engajamento que tem se mostrado mais eficiente é a gamificação, por isso a especialização na área tem sido cada vez mais buscada por profissionais de RH, marketing e demais gestores. Neste artigo, você pode se aprofundar no conceito de gamificação e entender em detalhes como ela promove o engajamento.
Mas como colocar em prática a lógica dos jogos em uma empresa? Se esta é a sua dúvida depois de perceber a alta demanda da gamificação no meio corporativo, leia este artigo até o final. Aqui você encontrará um passo a passo de como implantar a gamificação em uma empresa. Vamos lá?
O engajamento espontâneo está no centro do conceito de gamificação. O gosto pela dinâmica dos jogos, que envolve passar de nível, evoluir personagens e resolver desafios, revela que todo ser humano é movido pela conquista e superação.
Uma empresa que gamifica seus processos engaja os colaboradores e colhe benefícios a médio e longo prazo. Mas você sabe o que significa engajamento de verdade? Descubra neste artigo.
Conheça alguns benefícios da gamificação nas empresas:
Organizações como Gerdau, Santander e Microsoft incluíram a gamificação em seus processos e colheram bons resultados, em especial no estímulo à criatividade da equipe. Conheça mais 4 exemplos de gamificação empresarial de sucesso.
Alguns jogos convencionais inspiram projetos de gamificação, como o quiz e o clássico detetive. As etapas e ferramentasque serão utilizadas variam de acordo com o objetivo, o tamanho e o segmento de cada empresa, mas, de uma forma geral, é preciso seguir 8 passos:
Os desafios pelos quais a empresa está passando, bem como o contexto de cada um dos departamentos, são o ponto inicial de uma estratégia de gamificação. Quando começar a elaborá-la, responda estas perguntas:
A missão que os colaboradores precisam cumprir deve ser clara e objetiva, assim como as regras que precisam ser seguidas. Ela também precisa ser mensurável, por isso não estabeleça objetivos genéricos.
Cada colaborador tem um perfil e uma história de vida diferentes, o que precisa ser levado em conta no projeto de gamificação. De maneira geral, existem 4 tipos de jogadores:
Definida a missão e mapeado o perfil dos jogadores, é hora de montar o funcionamento do jogo. Quais serão os objetivos de cada etapa? Quais serão as regras? E os resultados esperados de cada uma das ações?
Ainda, cada atividade precisa ter uma duração definida, assim como o número de conquistas e a frequência de interação entre os jogadores.
Os testes da versão final do jogo são uma parte importante da gamificação, já que eles dirão se é hora ou não de convidar os colaboradores a participarem das atividades.
Faça testes com grupos pequenos e receba o feedback deles. Assim você poderá fazer os ajustes necessários antes de finalizar o projeto de gamificação e envolver toda a empresa.
Lembra que falamos que as regras de um jogo precisam ser claras e objetivas? Você precisa deixar claro para a equipe que as normas precisam ser cumpridas até o cumprimento do objetivo.
Para que todo o time entenda como é o processo gamificado, realize simulações do jogo que será realizado. Aproveite os canais de comunicação interna da empresa para divulgar as regras e mostre-se à disposição para tirar todas as dúvidas.
Coloque a estratégia de gamificação em prática e monitore o nível de engajamento dos participantes. Quantas pessoas estão participando das atividades? E quantas estão alcançando os objetivos e passando de fase? Estes são indicadores importantes para saber se mais ajustes são necessários na mecânica do jogo.
O passo final do projeto de gamificação vai depender da definição de metas mensuráveis, como explicamos acima. Preste atenção se houve um engajamento significativo da equipe, o tempo que os colaboradores dedicaram ao jogo e qual o retorno do tempo investido no projeto.
Depois de descobrir este passo a passo, está pensando em se especializar para atender a demanda do mercado por engajamento? O curso Psicologia Organizacional, Gestão de Equipes e Bem-Estar da Pós PUCPR Digital é para você.
Por okleina
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