Jogos digitais e gamificação empresarial: a profissão do futuro?

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

22 de março de 2021

Acompanhe

    Uma foto em preto e branco de uma mesa com um laptop, tablet, celular e notebook.

    Cada vez mais as empresas estão utilizando a gamificação como uma forma de levar o engajamento presente nos jogos para situações e desafios do mundo corporativo. E, para isso, precisam contar com profissionais com esse tipo de expertise e preparados para o desenvolvimento dessas estratégias.

    Vamos te contar neste post do nosso blog o que é a gamificação, porque essa é uma ação valorizada pelas empresas e como essa área é promissora aos profissionais que procuram por uma especialização relacionada aos jogos digitais e gamificação empresarial.

    O que é gamificação empresarial?

    O termo “gamificação” é proveniente do inglês “gamification”. Como você pode imaginar, esse tipo de estratégia tem como base o uso de características provenientes dos games. Saiba mais sobre o conceito de gamificação e como ela aumenta o engajamento de colaboradores e clientes.

    Portanto, a gamificação utiliza mecanismos como desafios, pontuações, regras, premiações, fases, recompensas e tudo o que você pode relacionar ao universo dos jogos, porém aplicada em outros contextos, como a educação e, é claro, o mundo empresarial.

    Na websérie BUSINESS MATRIX , você encontra mais detalhes sobre a gamificação e como a dinâmica dos games pode aprimorar áreas de negócio.

    Como os jogos digitais podem ser utilizados nas empresas?

    Na área da educação, a gamificação se mostrou um excelente recurso para o aprendizado e estímulo de alunos , nas mais diferentes faixas etárias.

    Isso chamou atenção das empresas, principalmente porque o comportamento humano pode ser impulsionado e, até certo modo, modificado dentro do universo dos jogos. Por que então, não levar esse tipo de lógica para situações, desafios e relações interpessoais no mercado de trabalho?

    Os games não são apenas um recurso de distração ou um momento de entretenimento. Eles envolvem a criação de estratégias, estimulam a colaboração, facilitam o aprendizado, reforçam a concentração e a persistência, trabalham a consciência de que o resultado está atrelado ao esforço… Se você parar para pensar, isso está muito alinhado ao que as empresas esperam dos seus profissionais, certo?

    É por isso que a gamificação tem sido usada como recurso por um número expressivo de empresas nos momentos de recrutamento, treinamento e qualificação dos seus profissionais.

    Por que essas áreas são tão promissoras?

    O profissional do futuro já utiliza a gamificação e os jogos digitais como fator de diferenciação e se destaca no mercado de trabalho hoje. Grandes empresas, multinacionais e empresas de tecnologia são as mais exponenciais em uso desse tipo de estratégia e algumas já contam com departamentos completos voltados para essas necessidades.

    Portanto, se você quer impulsionar sua carreira e tem facilidade com a área de jogos, que tal pensar na possibilidade de especialização em jogos digitais e gamificação empresarial? Essa é uma tendência muito forte, mas ainda faltam profissionais qualificados e, principalmente, que combinem o conhecimento técnico com o entendimento dos desafios do mundo corporativo.

    Um laptop está sobre uma superfície roxa ao lado de uma placa que diz aprendizagem ao longo da vida.

    Por Redação

    Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

    A purple and pink poster that says curadoria de conteudo exclusivos sobre saúde mental

     

    Assine a News da Pós para ficar por dentro das novidades


    Receba conteúdos sobre:


    • tendências de mercado
    • formas de escalar sua carreira
    • cursos para se manter competitivo.


    Quero receber

    Conteúdo Relacionado

    Um anúncio de um livro intitulado entrevista motivacional