Skip to content

Tecnologia

Jogos digitais e gamificação empresarial: a profissão do futuro?

Por Bruna Giroldo   | 

Cada vez mais as empresas estão utilizando a gamificação como uma forma de levar o engajamento presente nos jogos para situações e desafios do mundo corporativo. E, para isso, precisam contar com profissionais com esse tipo de expertise e preparados para o desenvolvimento dessas estratégias.

Vamos te contar neste post do nosso blog o que é a gamificação, porque essa é uma ação valorizada pelas empresas e como essa área é promissora aos profissionais que procuram por uma especialização relacionada aos jogos digitais e gamificação empresarial.

O que é gamificação empresarial?

O termo “gamificação” é proveniente do inglês “gamification”. Como você pode imaginar, esse tipo de estratégia tem como base o uso de características provenientes dos games. Saiba mais sobre o conceito de gamificação e como ela aumenta o engajamento de colaboradores e clientes.

Portanto, a gamificação utiliza mecanismos como desafios, pontuações, regras, premiações, fases, recompensas e tudo o que você pode relacionar ao universo dos jogos, porém aplicada em outros contextos, como a educação e, é claro, o mundo empresarial.

Na websérie BUSINESS MATRIX, você encontra mais detalhes sobre a gamificação e como a dinâmica dos games pode aprimorar áreas de negócio.

Como os jogos digitais podem ser utilizados nas empresas?

Na área da educação, a gamificação se mostrou um excelente recurso para o aprendizado e estímulo de alunos, nas mais diferentes faixas etárias.

Isso chamou atenção das empresas, principalmente porque o comportamento humano pode ser impulsionado e, até certo modo, modificado dentro do universo dos jogos. Por que então, não levar esse tipo de lógica para situações, desafios e relações interpessoais no mercado de trabalho?

Os games não são apenas um recurso de distração ou um momento de entretenimento. Eles envolvem a criação de estratégias, estimulam a colaboração, facilitam o aprendizado, reforçam a concentração e a persistência, trabalham a consciência de que o resultado está atrelado ao esforço… Se você parar para pensar, isso está muito alinhado ao que as empresas esperam dos seus profissionais, certo?

É por isso que a gamificação tem sido usada como recurso por um número expressivo de empresas nos momentos de recrutamento, treinamento e qualificação dos seus profissionais.

Por que essas áreas são tão promissoras?

O profissional do futuro já utiliza a gamificação e os jogos digitais como fator de diferenciação e se destaca no mercado de trabalho hoje. Grandes empresas, multinacionais e empresas de tecnologia são as mais exponenciais em uso desse tipo de estratégia e algumas já contam com departamentos completos voltados para essas necessidades.

Portanto, se você quer impulsionar sua carreira e tem facilidade com a área de jogos, que tal pensar na possibilidade de especialização em jogos digitais e gamificação empresarial? Essa é uma tendência muito forte, mas ainda faltam profissionais qualificados e, principalmente, que combinem o conhecimento técnico com o entendimento dos desafios do mundo corporativo.

Acelere sua carreira com os cursos da Pós PUCPR Digital!

Sobre o autor

Bruna Giroldo

Bruna Giroldo

Analista de marketing de conteúdo da Pós PUCPR Digital. Escritora e entusiasta da educação digital e do futuro do trabalho.

Assine nossa newsletter e fique por dentro do nosso conteúdo.