Negócios e Gestão

Conheça 5 atitudes inovadoras de gamificação na educação

Os jogos, principalmente os digitais, estão presentes na vida das novas gerações desde cedo. Você já pensou em como trazer esse universo para a sala de aula?

É isso a que se propõe a gamificação na educação.

Confira, neste artigo, o conteúdo completo sobre esse poderoso aliado ao processo de aprendizagem!

A gamificação é o termo proveniente do inglês gamification e é aplicado para falar sobre a técnica de trazer as dinâmicas dos jogos para outros contextos. Saiba mais sobre o conceito de gamificação e por que ele estimula o engajamento.

Na educação, o sistema de recompensas já é utilizado há muito tempo, com o incentivo à aprendizagem por meio de notas e de recompensas. Será que o uso da gamificação em sala de aula precisa parar por aí?

A gamificação pode ser aplicada nas escolas de forma inovadora, principalmente com o auxílio da tecnologia. Vejamos como isso é possível!

Uso de videogames

Nada melhor para aplicar as dinâmicas de gamificação do que o próprio game. Os alunos podem ter o aprendizado facilitado e a motivação estimulada ao trabalhar com os videogames.

Para isso, busque por jogos que têm conexão com o que está sendo ensinado para apostar na inovação em sala de aula.

Uso de jogos de tabuleiro

Nem só dos jogos virtuais se favorece a gamificação na educação. Resgatar os jogos de tabuleiro pode ser uma forma de trazer uma atividade fora da rotina das crianças.

Você pode adaptar jogos prontos para ensinar ou criar jogos de tabuleiro em escala real, envolvendo os alunos, inclusive nessa etapa.

Criação de torneios e campeonatos

Além das atividades pontuais, os professores e educadores podem criar torneios e campeonatos com prazo mais longo. A competição deve ser adequada à idade dos alunos e pode ser feita entre equipes ou até mesmo entre salas.

Use ferramentas como: medalhas, distintivos, adesivos e faixas para premiar os alunos que tiverem melhor desempenho. Além disso, atribua responsabilidades para eles e estimule a contribuição com o resto da equipe, com atividades em que os primeiros lugares precisem ajudar os demais alunos.

Uso de realidade aumentada

Nem todos os alunos já tiveram contato com algum estímulo de realidade aumentada. Por isso, essa pode ser uma ferramenta incrível para prender a atenção tanto de crianças quanto de adolescentes.

A realidade aumentada é muito interessante para atividades de simulação ou de imersão em épocas e locais de forma realística e estimulante.

Lições de casa recreativas

A lição de casa é um momento cansativo e desestimulante para alguns alunos. Então, levar ideias diferentes para essa atividade com certeza vai criar um ambiente muito mais prazeroso.

De quebra, incluir a gamificação na tarefa de casa vai ajudar a fixar a matéria e a facilitar o aprendizado dos alunos. Explore ideias como problemas de lógica, missões, caça ao tesouro, atividades em grupo etc.