Skip to content

Futuro do trabalho

Por que você deveria aplicar o lifewide learning

Por Redação   | 

O lifewide learning é uma abordagem educacional que defende que existem outros lugares além da universidade para adquirir conhecimentos e desenvolver habilidades.

É uma perspectiva que eu, você, todos nós deveríamos aplicar em nosso dia a dia. Seja no ambiente online ou físico, toda experiência que temos em casa, no trabalho, na faculdade, na roda de conversa com os amigos é uma oportunidade de aprendizagem.

E não estamos falando apenas de conhecimentos técnicos, mas de habilidades socioemocionais importantíssimas para se adaptar ao futuro do trabalho.

Continue a leitura para entender o que significa o lifewide learning e como colocá-lo em prática. 

Acelere sua carreira com os cursos da Pós PUCPR Digital!

O que é lifewide learning

Lifewide learning é o aprendizado em diferentes espaços e contextos, de forma simultânea. É uma experiência de aprendizagem que vai além da educação formal, ao ser adquirida em casa, no trabalho, nas relações interpessoais, no consumo de conteúdo nas redes sociais, na leitura do artigo deste blog...

Esse tipo de aprendizado ocorre ao longo da vida de toda pessoa, em qualquer momento cotidiano, independentemente da idade e das circunstâncias. Assim, a perspectiva do lifewide learning contribui para a aquisição constante de novos conhecimentos e ao desenvolvimento de habilidades socioemocionais e técnicas.

Para isso, é necessário enxergar as experiências de vida como oportunidades de aprendizagem e de desenvolvimento, seja ele pessoal ou profissional. 


Diferença entre lifewide learning e lifelong learning

Enquanto o lifelong learning se refere ao aprendizado intencional ao longo da vida, o lifewide learning é o aprendizado simultâneo em diferentes lugares e contextos.

Repare que o primeiro conceito foca no tempo e o segundo, no espaço.

Outras diferenças importantes entre os termos são a intencionalidade e o ensino formal. O lifelong learning implica na busca proativa por novos conhecimentos em ambientes formais de educação. É o caso de cursos de pós-graduação e treinamentos corporativos.

Já o aprendizado no lifewide learning pode acontecer de forma intencional ou não, em espaços de educação informal.

O lifewide learning e o lifelong learning não se anulam. São abordagens complementares que demandam uma maior autoconsciência do indivíduo, ao mesmo tempo que o colocam como protagonista no processo de aprendizagem.

>>> Leia também: Como anda sua trabalhabilidade?

Como praticar o lifewide learning

Um método para colocar em prática o conceito de lifewide learning é o CEP+R, desenvolvido por Alex Bretas e Conrado Schlochauer (este professor convidado da Pós PUCPR Digital).

CEP+R é a sigla para:

  • Conteúdos: cursos, livros, palestras, vídeos e demais materiais disponíveis online e offline. É preciso fazer uma curadoria antes para selecionar conteúdos confiáveis e de qualidade.
  • Experiências: testes para verificar se o conteúdo foi realmente aprendido.
  • Pessoas: também são fontes de conhecimento, seja para indicar conteúdos ou ensinar algo.
  • Redes: grupos de pessoas que podem fornecer experiências e novas fontes de conhecimento.

É um método que potencializa a capacidade de aprender, ao indicar caminhos que facilitam o aprendizado de qualquer assunto, em qualquer hora e lugar.

A imagem abaixo ilustra essa ideia: 

lifewide-learning-metodo-cep-r

Você já tinha ouvido falar no lifewide learning? Esperamos que essa perspectiva te ajude a identificar novas oportunidades de aprendizagem! 

Sobre o autor

Redação

Redação

Conteúdo para você se preparar para o pós. Vamos criar o futuro juntos?

Assine nossa newsletter e fique por dentro do nosso conteúdo.