Skip to content

Tecnologia

As lições de Marcelo Leite sobre IA, Data Lake e Data Mining

Por Olívia Baldissera   | 
"Estude estatística e tecnologia, além de entender as diferentes formas de aplicá-la. A teoria atrás dos modelos estatísticos, como treiná-los e como aplicá-los, muitas vezes é mais importante que a tecnologia em si."

Marcelo Leite, especialista de dados e Inteligência Artificial (IA) da Microsoft

Esta é a dica de Marcelo Leite para profissionais da tecnologia que sonham em se especializar em IA, compartilhada em artigo no LinkedIn. Ele atua há 16 anos no design de soluções para empresas de todos os tamanhos, com foco no desenvolvimento do negócio e na experiência do cliente.

Para dividir o conhecimento que adquiriu ao longo dos anos, Leite promove cursos e palestras, além de manter um canal no YouTube, o Dicas de Dados.

Neste artigo, você confere as principais ideias de três artigos de Marcelo Leite publicados no Pulse do LinkedIn. Os conceitos são essenciais para todo profissional de TI que busca novas skills.

Acelere sua carreira com os cursos da Pós PUCPR Digital!

Quem é Marcelo Leite, especialista de dados e IA da Microsoft

Marcelo Leite é empreendedor, professor e especialista de dados e inteligência artificial da Microsoft, a maior empresa de software do mundo. Está na Big Tech há quatro anos, período em que desenvolveu soluções de dados e prestou consultoria para clientes do setor financeiro, telecomunicações e varejo.

Iniciou a carreira em 2005 e passou por consultorias e fabricantes de tecnologia. O trabalho desenvolvido com seu time foi reconhecido em duas premiações, o Microsoft Partner of the Year, em 2012, e FY20 LATAM CHAMPION AWARD, em 2020.

Tem formação em tecnologia pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC); MBA de gestão de projetos pela FIAP; especializações pelas instituições Singularity University, ESPM e Kellog; e certificações técnicas em arquitetura, dados e outras vertentes de tecnologia.

Veja a seguir o que Marcelo Leite tem a ensinar sobre Inteligência Artificial, Data Lake e Data Mining.

A Inteligência Artificial não é uma coisa nova

Desde a década de 1950, a IA é objeto de pesquisas e testes no mundo todo. Mas só nos últimos anos ela passou a fazer parte do dia a dia das pessoas, com a evolução dos computadores e o surgimento da nuvem.

Você usa a IA o tempo todo no seu smartphone, seja para traduzir algo no Google Translator ou para chamar um Uber. A tecnologia também salva a vida de pessoas, quando, por exemplo, é aplicada em exames de detecção de câncer.

Boas práticas de Data Lake

Esta dica vale para cientistas de dados, desenvolvedores e arquitetos de software. Um data lake é um repositório de todos os tipos de dados gerados pela empresa. Eles são armazenados em estado bruto, ou seja, sem passar por processamento nem análise.

Para Marcelo Leite, não existe uma fórmula mágica para organizar as informações no data lake, mas ele recomenda uma série de boas práticas para facilitar o processo. Um exemplo é segmentar o lake em zonas, como ele detalha nesta publicação no LinkedIn.

É preciso conhecer as diferentes técnicas de data mining

No planejamento de todo projeto, é necessário conhecer as técnicas Data Clustering, Data Pattern Mining e Anomaly Detection de mineração de dados. A primeira permite o agrupamento automático de dados a partir do grau de semelhança entre eles; a segunda busca padrões estatisticamente relevantes entre os dados; e a terceira itens suspeitos, que destoam entre a maioria dos dados coletados. Mais detalhes sobre as técnicas você confere no artigo completo de Marcelo Leite.

Outras skills que você pode aprender com Marcelo Leite

Reparou em quantos conceitos você aprendeu até aqui? E seu conhecimento pode se aprimorar ainda mais tendo Marcelo Leite como professor. Ele faz parte do corpo docente do curso Arquitetura de Software, Ciência de Dados e Cybersecurity da Pós PUCPR Digital.

Todas as aulas são em primeira pessoa e 100% online, com uma metodologia exclusiva que permite você interagir ao vivo com o professor.

Inscreva-se na pós-graduação em Arquitetura de Software da Pós PUCPR Digital

Sobre o autor

Olívia Baldissera

Olívia Baldissera

Jornalista e historiadora. É analista de conteúdo da Pós PUCPR Digital.

Assine nossa newsletter e fique por dentro do nosso conteúdo.